Predefinição Discussão:Legenda de linhas de caminho-de-ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Apeadeiro ou paragem (Portugal)[editar código-fonte]

  • Alterei a legenda para "Apeadeiro ou paragem", porque, embora esta última classificação já tenha caído em desuso, existem alguns esquemas aonde o símbolo está a ser utilizado para paragens, que foram desactivadas antes de chegarem a ser promovidas a apeadeiros. Considero que, neste caso, não é necessário ter um novo símbolo, porque a diferença entre estas duas classificações nunca era grande - ambas representavam interfaces de reduzida importância. Se alguém estiver contra esta alteração, ou detiver alguma sugestão ou crítica a fazer, por favor coloquem-na aqui. Obrigado desde já. Wink.png -- António Valente discussão 05h42min de 24 de junho de 2011 (UTC)

Por falar nisso: Vejam estes ícones que permitem indicar o lado da via onde está o abrigo da paregem/apeadeiro. --Tuvalkin (discussão) 13h10min de 24 de junho de 2011 (UTC)

  • Humm... não gosto. Um apeadeiro não é só um abrigo, costuma ser um conjunto de edifícios que, inúmeras vezes, se espalham por ambos os lados da via. Além disso, demasiada especificação nos esquemas nem sempre é desejável... Isto pode, no máximo, ser útil quando se coloca o pequeno esquema dentro dos artigos dos apeadeiros. -- António Valente discussão 23h20min de 24 de junho de 2011 (UTC)
Pensei nisto por que nestes dois mapas (Predefinição:MapaCP85 e Predefinição:MapaCP85) e noutros mais antigos, aparece indicado o “lado” de cada estação e apeadeiro; nas cartas militares é também indicado de que lado da via fica o edifício (quadrado preto) e a plataforma (quadrado branco), quando há. Se há informação disponível e consistente, se à classificação oficial corresponde uma tipologia do edificado, se a própria classificação oficial é relevante… então poderemos pensar em documentá-la, e se sim, há ícones para fazê-lo. --Tuvalkin (discussão) 00h30min de 25 de junho de 2011 (UTC)
  • Não vás por aí... os mapas militares têm algumas gares no lado errado da via. Tongue.png -- António Valente discussão 00h47min de 25 de junho de 2011 (UTC)