Predefinição Discussão:Mitologia grega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tífon[editar código-fonte]

pelo que eu saiba (ou até onde vão meus conhecimentos), tífon não é um deus, mas sim uma besta mitologica. Como Cerberus ou Quimera.

--T2000 04:50, 2 Abril 2006 (UTC)

O Problema é que existem duas vertentes.... Numa delas, Tifão (não seria melhor manter o nome em português?) é irmão de Cerberus e Quimera, todos eles filhos de Gaia e Tartáro. E na outra, como me apresentaram estas bestas são na verdade suas filhas.


--T2000 20:01, 2 Abril 2006 (UTC)

É, fiz uma pesquisa grande... e não achei nada que confirma-se a ideia que eu fazia do Tifão. Portanto, estou errado e vc certo! Foi mal... he he!

--T2000 03:57, 5 Abril 2006 (UTC)

Glycon[editar código-fonte]

Não encontrei o nome correspondente em português. Se alguém souber, edite à vontade. Earphoria(msg) 01h23min de 20 de Março de 2008 (UTC)

Os Nomes[editar código-fonte]

Há uma coisa que acontece aqui no Wikipedia, que não acho muito correcto: os nomes dos Deuses Gregos, e romanos também, assim como de algumas personagens estão escritos com erros de acentuação. Não me refiro às diferenças entre português brasileiro e português europeu ou outro. Veja-se o exemplo de Hiperion (assim escrito sem acentos): aqui no Wikipedia aparece como Hipérion, enquanto que em todos os dicionários e enciclopédias que tive oportunidade de consultar se escreve Hiperíon, assim com acento no último i.

Para além disso ocorre outra coisa "aportuguesa-se" os nomes. Pegando novamente no exemplo de Hiperíon, ao abrir a página referente a esta divindade aparece Hiperião. O mesmo acontece com outros nomes. Isto dá a ideia que se trata de um outro personagem. Não me parece correcto. É o mesmo que mudar Dioniso para Dionísio. Perde-se um pouco "a magia" dos nomes.

Lugares sagrados para simplesmente Lugares[editar código-fonte]

Seria interessante modificarmos Lugares sagrados para simplesmente Lugares, assim colocaríamos em Lugares tanto os templos e cidades que estão ali na predefinição atual, como também outros locais na mitologia grega, tais quais: Hades (reino), Temíscera, Olimpo, Atlântida, Troia e posteriormente outros locais, essa me parece uma modificação razoavelmente grande e por isso queria consultar alguém antes de fazê-la, em fim, se ninguém me contatar em 10 minutos, considerarei um sinal positivo e farei a modificação. Henoque Göldi (discussão) 18h29min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Fontes para a ordem[editar código-fonte]

Ofensa e ataque gratuito em título de tópico removidoRafaAzevedo disc 22h40min de 24 de junho de 2010 (UTC)

Se o lógico é deixar em ordem alfabética, mas como o lógico não satisfaz, aguardamos a citação de UMA fonte que diga qual a "ordem" dos deuses... Conhecer (discussão) 22h32min de 24 de junho de 2010 (UTC)

Talvez seja o lógico para quem não entende nada do assunto, mas para quem tem um mínimo de conhecimento não listar Zeus como o primeiro dentre os deuses olímpicos é o fim da picada. RafaAzevedo disc 22h40min de 24 de junho de 2010 (UTC)
  • Atenção, leitor: o fim da picada é a primeira fonte da Maminha Sabedoria. Conhecer (discussão) 22h58min de 24 de junho de 2010 (UTC)
    • PS: Maminha é ofensa? E você, que mais de uma vez dizendo de mim que sou "histérico" - como chama a isto? Elogio? Ao menos Maminha soa familiar, soa... o que é, não? Conhecer (discussão) 23h00min de 24 de junho de 2010 (UTC)
  • Quando a ordem que um autor usar para falar de algo - como pretendido neste livro para iniciantes - servir de "fonte" para uma pretensa "ordem", eu até acreditaria que fosse possível termos algo digno de ser considerado; ocorre aqui uma situação sui generis: todas as divisões da predefinição estão em ordem alfabética (que, aqui, têm não crivos de "importância", mas controle, funcionalidade - facilitar o acesso aos nomes, etc.) - mas uma obedeceria a crivos "anafalbéticos"!...

Podemos, se mais editores concordarem, usar de crivos outros - mas o mesmo terá que servir para toda a predefinição. Já dizia meu mestre Thomas Bacelar... cuidado com o homem de um livro só! Conhecer (discussão) 08h19min de 11 de julho de 2010 (UTC)

Desproteger[editar código-fonte]

Acho que já está na hora de desproteger essa predefinição faz um bom tempo, pois falta colocar deuses na tabela tipo Priapo por exemplo, além de também precisar tirar algumas citações repetidas contidas nela ao qual poderiam ser substituidas. 168.194.12.86 (discussão) 06h32min de 9 de novembro de 2017 (UTC)

Ofíon[editar código-fonte]

Na predefinição em Inglês Ofíon é um (Template:Greek mythology (deities)) titã, mas na portuguesa é um deus primordial. Quem está correto? Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 21h47min de 3 de janeiro de 2018 (UTC)

Se a informação contida na primeira linha do artigo dessa divindade estiver correto, não pode ter sido um titã. Ele governou com sua esposa antes da ascensão de Crono e Reia, e o reinado dos titãs só começa com a chegada desses dois ao poder (antes disso ficaram presos no útero de Gaia sob ordens de Urano).--Rena (discussão) 21h53min de 3 de janeiro de 2018 (UTC)
Obrigado. Neste caso cabe perguntar no artigo em ingles, porque lá ele é um titã. Grato, Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 23h47min de 3 de janeiro de 2018 (UTC)

Deuses menores[editar código-fonte]

Eu percebi que Orfeu, um semi-deus, e nicteu, um mero mortal, estava na lista de deuses menores. eu já retirei os dois dali, porém, tem um personagem chamado Sabázio que nem é da mitologia grega e está na lista de outros imortais. alguém poderia tirar ele dali? Zinpai (discussão) 20h35min de 16 de janeiro de 2018 (UTC)

Pedido[editar código-fonte]

Poderiam colocar aqui caso queiram este artigo na predef, @Raimundo57br:@Luizpuodzius:@Yone Fernandes:? 187.163.255.188 (discussão) 20h12min de 28 de dezembro de 2018 (UTC)