Predefinição Discussão:Prêmio Jabuti de Literatura - Contos, crônicas e novelas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Conforme regulamento do Prêmio Jabuti:

III – Da Comissão Curadora, Da Composição do Júri e Do Sistema de Votação

11. Na segunda fase, os jurados avaliarão e atribuirão notas a todas as obras finalistas na primeira fase. As três obras que receberem a maior pontuação serão consideradas como vencedoras do Prêmio Jabuti 2013 em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugar.

IV– Da Premiação

1. A obra vencedora em primeiro lugar de cada categoria (de 1 a 27) receberá, além do troféu Jabuti, um prêmio no valor bruto de R$ 3.500,00 (três mil reais e quinhentos reais), sendo deduzidos os encargos legais. No caso de obras em coautoria, o prêmio em dinheiro será dividido em partes iguais.

Me parece que embora todos sejam considerados vencedores, apenas o primeiro de cada categoria recebe o prêmio, assim como amídia noticia somente o primeiro colocado.Rodrigolopes (discussão) 01h39min de 4 de janeiro de 2014 (UTC)

  • Errado. A única diferença é que o primeiro recebe o dinheiro. O troféu é recebido por todos. Basta ver que está escrito "(...)receberá, além do troféu Jabuti, um prêmio(...)". Ou seja, o troféu é recebido por todos (por isso o "além", para identificar a única coisa diferente: o dinheiro). Afinal, o próprio artigo diz que todas são consideradas vencedoras. Lucio Luiz (discussão) 03h53min de 4 de janeiro de 2014 (UTC)
  • Complementando: A título de informação, o link da notícia traz uma notícia do Estadão, referente a 2011, ano no qual excepcionalmente só houve um vencedor por categoria. Pode conferir no link http://www.premiojabuti.com.br/edicoes-anteriores (do site oficial do evento) que nos demais anos (com exceção dos muito antigos) são três vencedores por categoria. Se o site oficial diz isso, creio que seja a informação oficial, afinal. Lucio Luiz (discussão) 03h59min de 4 de janeiro de 2014 (UTC)

Novas predefinições???[editar código-fonte]

Verificando o site do prêmio Jabuti, a partir do ano de 2018, começaram a premiar Contos e Crônicas em categorias separadas. Seria o caso de criar duas novas predefinições com os ganhadores a partir do ano de 2018? ♦ L. Inafuko (discussão) 17h04min de 7 de janeiro de 2020 (UTC)

Eu estava organizando isso aos poucos (estou meio enrolado ajustando outros prêmios antes de poder me concentrar totalmente no Jabuti), então se você quiser já adiantar essas predefinições, fique à vontade. Também há uma opção "provisória", que seria especificar os vencedores de Conto e Crônica nessa predefinição já existente (colocando a categoria entre parênteses após o nome do vencedor, por exemplo) até que tenhamos um volume mais substancial de vencedores em cada categoria separada para termos predefinições independentes, mas fica a seu critério. Lucio Luiz (discussão) 20h53min de 7 de janeiro de 2020 (UTC)
Oi Lucio, identifiquei que em 1998, a categoria perdeu o "Novelas" do título, mas não sei se convém separar isso numa nova predefinição, pois talvez fique um pouco confuso tantas divisões. Por isso, optei por fazer a opção "provisória", como você sugeriu, pra poder refletir com calma o que é melhor a ser feito. ♦ L. Inafuko (discussão) 12h35min de 8 de janeiro de 2020 (UTC)