Predefinição Discussão:Religiões afro-brasileiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Retirada de umbanda[editar código-fonte]

A umbanda não tem raízes africanas, nem é afro-brasileira, a umbanda nasceu no brasil com características. O sincretismo religioso no Brasil, ou seja, a mistura de concepções, fundamentos, preceitos, ritualísticas e divindades se processou num quádruplo aspecto: negro (Afro), índio, católico e espírita porque outros foram menos dominantes ou de modo superficial e restrito a certas áreas. Então não podemos dizer que a umbanda é de origem africana, nem tem raízes na africa. Onjackmsg 19h14min de 26 de setembro de 2014 (UTC)

Já disse em sua página de discussão que a Umbanda é considerada uma religião afro=brasileira em virtude de ter absorvido ritos e fundamentos do candomblé, se cultua Orixás é afro-brasileira também. JMGM (discussão) 20h04min de 26 de setembro de 2014 (UTC)
E aí Onjacktallcuca? Vai colocar de volta a Umbanda nesta predef ou vou precisar abrir outra discussão? Um abraço JMGM (discussão) 17h19min de 28 de setembro de 2014 (UTC)
Ola JMGM, na verdade pode fazer o que quiser, se voce acha que a umbanda é afro, quem sou eu para mudar seu ponto de vista. Mas você como candomblecista deveria saber bem a diferença entre uma religião afro-brasileira (candomblé) e uma religião brasileira (umbanda). Abraços. Onjackmsg 15h05min de 29 de setembro de 2014 (UTC)
Não sou eu que acho. Estou colocando fontes em vários artigos de umbanda e candomblé hoje, e já encontrei algumas que falam sobre isso. JMGM (discussão) 16h37min de 29 de setembro de 2014 (UTC)

Modificações propostas[editar código-fonte]

Resposta para a discussão da Esplanada [1] Symbol declined.svg Discordo das fusões propostas [2] das predefinições. A pretensão da usuária é fundir tipos diferentes de predefinições, a de Candomblé e Umbanda são verticais e a Predefinição:Religiões afro-americanas e a Predefinição:Religiões afro-brasileiras são horizontais. O objetivo é manter a Umbanda separada do candomblé e das outras religiões por diversos motivos de edição, tendo em vista a quantidade muito maior de umbandistas que editam que estavam misturando os conceitos do que é uma do que é outra. Mesmo estando separadas já tem tido muita confusão nas edições, imagine se colocar tudo junto e misturado. JMGM (discussão) 21h57min de 21 de fevereiro de 2018 (UTC)

Olá JMGM, na verdade, há duas questões a debater. Primeiro, a organização da predefinição, que atualmente é a seguinte:
Como, na minha opinião, há muitas informações um tanto descontextualizadas para leigos, proponho algumas alterações (além disso, não vejo problema em incluir a seção da umbanda, pois seu campo está bem delimitado com relação ao candomblé, não há confusão alguma):
Em segundo luigar, com relação às fusões, penso que deve-se evitar a redundância entre as predefinições. Assim:
* a Predefinição:Religiões afro-americanas poderia ser menos detalhada no tocante ao tema do candomblé;
* quanto à Predefinição:Candomblé e à Predefinição:Umbanda, os conceitos de ambas são apresentados na Predefinição:Religiões afro-brasileiras (com as modificações) de forma mais organizada, o que torna o uso delas desnecessário, até certo ponto. No entanto, como ficam no início dos artigos, e não no fim, talvez seja oportuno mantê-las também. O que pensa?
Obrigado pelas considerações, Zorahia (discussão) 22h49min de 22 de fevereiro de 2018 (UTC)

Olá Zorahia. Penso a princípio, que quanto mais separadas estiverem essas religiões, melhor será o controle interno dos artigos. Na verdade o objetivo inicial era esperar que os próprios yorubás, congos, angolas, igbos africanos escrevessem suas histórias e religiões em suas línguas, que seriam traduzidas obviamente para o inglês, francês ou alemão e em seguida traduzidas para o português, para que pudessem ser comparadas com toda a diáspora africana espalhada por diversos países. Algumas das religiões afro-brasileiras como Babaçuê, Umbanda, Pajelança, Toré, naturalmente brasileiras só estão nesse grupo por cultuarem os orixás típicos das religiões africanas, mas de forma diferente, sincretizada e abrasileiradas. Não fosse isso, estariam como religiões brasileiras genuínas. O mais importante são as diferenças e não as semelhanças por apropriação indébita de termos e preceitos. A Wikipédia está em construção desde a sua fundação e ainda vai demorar muitos anos para que seja considerada pronta para atender os consulentes. Ampliar os artigos talvez seja mais importante do que mexer em predefinições e categorias. Que acha? Abraços JMGM (discussão) 08h15min de 23 de fevereiro de 2018 (UTC)

A Template:Afro-American_Religions original realmente é bem menor que a existente na pt, se for o caso poderíamos retirar o detalhamento do candomblé, mas como definir o candomblé para os estrangeiros entenderem e traduzirem para seus idiomas o que entendemos como candomblé? Eles vão ter por base o que escrevermos aqui, a maioria nem sabia da existência do candomblé no Brasil, chamavam tudo de umbanda. JMGM (discussão) 08h35min de 23 de fevereiro de 2018 (UTC)
Esta é a página de discussão do artigo candomblé em inglês em 2004 [3] não fosse um editor explicar o artigo não existiria na enwiki. JMGM (discussão) 08h42min de 23 de fevereiro de 2018 (UTC)

Olá JMGM, vamos por partes:

  • 1. Com relação à inclusão ou não da umbanda na Predefinição:Religiões afro-brasileiras. Compreendo sua preocupação em evitar confusões, tendo lido algumas páginas de discussão de artigos do tema. Entendo que certas religiões afro-brasileiras (candomblé ketu, jeje) puderam preservar um pouco mais as tradições africanas, enquanto outras (candomblé bantu, umbanda, etc.) absorveram em maior grau elementos indígenas ou europeus. De qualquer forma, acho desnecessário que a predefinição seja de certo modo "purista", isto é, que admita apenas as primeiras, mesmo porque, em maior ou menor grau, ambos os grupos (as mais "puras" e as mais "abrasileiradas") possuem elementos brasileiros. Aliás, incluindo a seção de umbanda na predefinição, ficaria mais fácil, penso eu, de uma pessoa leiga entender as semelhanças e as diferenças entre os candomblés e a umbanda.
  • 2. Com relação à Predefinição:Religiões afro-americanas. Penso que poderíamos, de fato, retirar o detalhamento do candomblé (mas deixar as três grandes vertentes, bantu, jeje e ketu).
  • 3. Sobre como definir o candomblé para os estrangeiros entenderem e traduzirem para seus idiomas o que entendemos como candomblé. Penso que isso é questão de melhorar as referências usadas nos artigos de cada nação do candomblé, e também o da umbanda. Percebo que os artigos, em geral, usam referências pouco confiáveis (como trabalhos amadores, blogs), ou mesmo possuem longos trechos sem nenhuma referência), quando o ideal seria utilizar como fontes trabalhos acadêmicos, que existem em quantidade considerável (recentemente, adicionei nas bibliografias dos artigos alguns estudos acadêmicos, na esperança de que, no futuro, alguém os utilize como referência para os artigos). Zorahia (discussão) 19h15min de 5 de março de 2018 (UTC)

Olá Zorahia. Desculpe a demora em responder. A minha objeção em colocar a umbanda na predefinição de forma mais detalhada é que no sul o Batuque tem mais adeptos do que a umbanda, no norte e nordeste o Catimbó e a Jurema sagrada são mais comuns do que a umbanda, que é mais abundante no sudeste. Para colocar a umbanda, teriam que ser colocadas as outras também, por isso deixei somente as genuínas descendentes de africanos. Mas, fique a vontade para fazer as mudanças que propôs, não reverterei mais. Bom trabalho. JMGM (discussão) 12h04min de 14 de março de 2018 (UTC)

Boa tarde JMGM, então, eu acho que talvez seria interessante deixar a umbanda, de forma detalhada, na predefinição. Primeiro, porque ela poderia servir de exemplo, para comparação, entre as religiões menos e as mais abrasileiradas. Segundo, porque, aparentemente, dentre estas últimas, a umbanda, aparenta ser a mais estudada e documentada - de fato, os artigos na wiki sobre umbanda são relativamente mais detalhados do que as outras. O que você pensa? Zorahia (discussão) 20h41min de 15 de março de 2018 (UTC)
Zorahia faça como achar melhor, já não edito há muito tempo nessa área. Fique a vontade desde que não misture uma religião com outra. JMGM (discussão) 13h04min de 16 de março de 2018 (UTC)