Przemyśl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Premíslia)
Przemyśl
Przemyśl

Panorama da cidade (vista da parte norte)
Voivodia Subcarpácia
Área 46,17 km²
População (2019) 60 999[1][2] habitantes
Densidade 1338,7 hab/km²
Código telefônico (+48) 16
Matrículas de automóveis RP
Localização
Localização de Przemyśl na Polónia 49° 46' 56" N 22° 46' 28" E
Cidade da Polónia
Castelo em Przemyśl
Estação Ferroviária
Ponte sobre o Rio San

Przemyśl é um município da Polônia, na voivodia da Subcarpácia. Estende-se por uma área de 46,17 km², com 60 999 habitantes, segundo os censos de 2019, com uma densidade de 1338,7 hab/km².[1][2] É a mais antiga cidade da região Subcarpácia e uma das mais antigas cidades da Polónia situada na margem do rio San, a 14 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Przemyśl é chamada a “Porta de Bieszczady”, possui muitos monumentos tanto no interior da cidade como na sua vizinhança – o palácio em Krasiczyn, o jardim botânico em Bolestraszyce ou o santuário de Kalwaria Pacławska. Na cidade situam-se alguns museus, inclusive o mais antigo da região – o Museu Arquidiocesano (fundado em 1902) e o maior em Subcarpácia – o Museu Nacional da Terra de Przemyśl (fundado em 1910). Em Przemyśl encontra-se o maior número de edifícios antigos na voivodia de Subcarpácia, e a nível nacional é igualmente um dos mais ricos em património. É uma cidade multicultural onde vivem representantes de diversas nações (polacos, ucranianos, ciganos), crenças e ritos. Até à Segunda Guerra Mundial a cidade foi também habitada pelo povo judeu que, conforme o censo, em 1931 constituía 29,5 por cento da população e possuía 4 sinagogas.

História[editar | editar código-fonte]

Em resultado de vários anos de trabalhos arqueológicos, na cave da catedral católica foram descobertos os contornos duma rotunda românica– da igreja de São Nicolau fundada por Boleslau II, o Generoso, entre 1069 e 1086. Porém, nas camadas arqueológicas mais profundas foram descobertos os contornos duma igreja mais antiga, proveniente do século X, que pode provar a adesão desta povoação ao país de Mieszko I. São controversos também os fundamentos de uma construção descobertos na Colina do Castelo que, na opinião duma parte dos peritos, pode ser a chamada Cerkiew Wołodara – o testemunho da presença russa nesta povoação no século XII. Outros julgam que isto pode ser uma basílica de três naves da época de Boleslau I.

Em 1772, durante a primeira divisão da Polónia, Przemyśl e o território do sul da Pequena Polónia foi governado pela Casa de Habsburgo. A segunda metade do século XIX trouxe o desenvolvimento económico; o momento decisivo foi a construção do Caminho-de-ferro Galiciano de Carlos Luís da Áustria que unia Viena, Cracóvia e Lviv. A cidade estendeu-se para os terrenos situados além dos antigos muros urbanos. Tendo em conta a extensão e o significado, até ao fim do reinado austríaco Przemyśl era a terceira cidade na Galícia, depois de Lviv e Cracóvia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Przemyśl foi assediada duas vezes desempenhando a função da Fortaleza austro-húngara de Przemyśl. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi destruído 45 por cento da cidade, sobretudo o bairro judeu e os arredores.

Edifícios históricos[editar | editar código-fonte]

Castelos, palácios e solares[editar | editar código-fonte]

  • Castelo de Casimiro III da Polônia
  • Palácio Lubomirski
  • Palácio dos Bispos Católicos Orientais
  • Palácio dos Bispos Católico-romanos
  • Solar de Stanisław Orzechowski

Igrejas e mosteiros[editar | editar código-fonte]

Sinagogas[editar | editar código-fonte]

  • Sinagoga Nova
  • Sinagoga de Zasanie

Arquitectura militar[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Przemyśl (Subcarpácia) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 27 de fevereiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 27 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Przemyśl
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.