Presídio de São Fernando do Rio Içá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Presídio de São Fernando do rio Içá
Construção José I de Portugal (1763)
Aberto ao público Não

O Presídio de São Fernando do Rio Içá localiza-se acima da foz do rio Içá, afluente da margem esquerda do rio Solimões, atual município de Santo Antônio do Içá, no estado do Amazonas, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

SOUZA (1885) menciona que um presídio (estabelecimento militar de colonização) teria sido fundado um pouco acima da foz do rio Içá em 1763, por determinação do governador e Capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Fernão da Costa de Ataíde Teive Sousa Coutinho (1763-1772), fronteiro ao Presídio de San Joaquin, erguido por forças espanholas. Com o nome de Presídio de São Fernando do rio Içá, dele só existia a tradição (op. cit., p. 62; GARRIDO, 1940:15).

Esta fortificação encontra-se referida pelo estudioso e viajante alemão Johann Baptiste von Spix ("Viagem pelo Brasil 1817-1820"), testemunha indireta da dinâmica portuguesa naquela região fronteiriça:

"A 24 de dezembro [de 1819] alcancei o quartel militar do rio Içá, que nasce a noroeste, na Cordilheira [dos Andes], onde é chamado [de rio] Putumayo, e verte as suas águas pretas pelo lado setentrional, no [rio] Solimões. (...) O [rio] Içá era outrora ocupado pelos espanhóis até à sua foz. Atualmente, porém, com o avanço dos portugueses, a ocupação militar desse rio retrocedeu trinta léguas."

BARRETTO (1958) relaciona este estabelecimento simplesmente como Presídio do Içá (op. cit., p. 72).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]