Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas em seu conteúdo. Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes fiáveis e independentes.

O presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte é o comandante supremo das forças armadas da República Popular Democrática da Coreia, constituindo-se como o mais importante e poderoso cargo do governo da Coreia do Norte. De acordo com a lei, o presidente é a "mais alta autoridade administrativa", tendo o cargo sido confirmado a 5 de setembro de 1998 como o "mais alto cargo do Estado". A Assembleia Popular Suprema elege o presidente da Comissão para um período de cinco anos. A eleição ocorre imediatamente a seguir à eleição de uma nova Assembleia Popular.

O primeiro presidente foi Kim Jong-il, eleito inicialmente a 9 de abril de 1993, numa eleição em que concorreu sem oposição. Foi subsequentemente reeleito em 1998, 2003 e 2009.

Autoridade e posição legal e constitucional[editar | editar código-fonte]

Existe um debate sobre se o "mais alto cargo do Estado" deverá ser considerado como equivalente a chefe de Estado. Kim Il-sung, o falecido líder da Coreia do Norte, foi declarado Presidente eterno da República, mas aparentemente o cargo é mais uma faceta do seu extenso culto de personalidade. O presidente do Presídio da Assembleia Popular Suprema, que trata das funções diplomáticas normais de um chefe de Estado, é também por vezes considerado o chefe de Estado. As estipulações constitucionais norte-coreanas são por vezes pouco claras para observadores exteriores, sendo difícil avaliar a posição oficial do presidente da Comissão de Defesa Nacional. Contudo, o presidente é legal e na prática o membro mais poderoso do governo da Coreia do Norte.

Presidente da Comissão de Defesa Nacional[editar | editar código-fonte]

Presidente da Comissão
de Defesa Nacional
Início do mandato Fim do mandato Partido
1 Kim Jong-il Kim Jong-il on August 24, 2011.jpg 9 de abril de 1993 17 de dezembro de 2011 Partido dos Trabalhadores da Coreia

Ver também[editar | editar código-fonte]