Presidente de El Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Presidente de El Salvador
Coat of arms of El Salvador.svg
Escudo de El Salvador
Residência Casa Presidencial
Duração 5 anos
Criado em 1841
Primeiro titular Juan Lindo
Website http://www.presidencia.gob.sv/

O Presidente de El Salvador é o chefe de Estado e de Governo da República de El Salvador [1].

Em 1824, a Alcaldía Mayor de Sonsonate e a Intendencia de San Salvador se uniram formando o Estado de El Salvador, ligado aos Estados Unidos da América Central [2]. De acordo com a lei federal os governantes recebiam o título de chefe supremo até 1841, quando El Salvador declarou sua independência, sendo seus governantes denominados presidentes [2]. Posteriormente, são reconhecidas quatro etapas com características particulares: o período pós-federativo [2], a república cafeeira, os governos militares e os governos civis [3].

Disposições gerais[editar | editar código-fonte]

O Presidente de El Salvador deve ser salvadorenho de nascimento, de mãe e pai salvadorenhos; laico e com mais de 30 anos de idade. Não existe reeleição em períodos contínuos, e o mandato tem duração de 5 anos. O Presidente da República só pode ser eleito por meio de candidatura por um partido político [1].

O Presidente da República ocupa o cargo de Comandante Geral das Forças Armadas e sua renúncia só pode ser aceita pela Assembléia Legislativa. O Presidente da República exerce o papel de Chefe de Estado e de líder do governo [1].

Referências

  1. a b c Asamblea Legislativa de la República de El Salvador(1983). La Constitución de la República de El Salvador. Consultado eM 11 de dezembro de 2008.
  2. a b c Ministerio de Educación de la República de El Salvador (1994). Historia de El Salvador, tomo I. San Salvador: MINED.
  3. Ministerio de Educación de la República de El Salvador (1994). Historia de El Salvador, tomo II. San Salvador: MINED.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Asamblea Legislativa de la República de El Salvador (1983). La Constitución de la República de El Salvador. San Salvador: Asamblea Legislativa de la República de El Salvador.
  • Ministerio de Educación de la República de El Salvador (1994). Historia de El Salvador, tomo I. San Salvador: MINED.
  • Ministerio de Educación de la República de El Salvador (1994). Historia de El Salvador, tomo II. San Salvador: MINED.
  • Parkman, Patricia (2006). Insurrección no violenta en El Salvador. San Salvador: Biblioteca de Historia Salvadoreña. ISBN 99923-0-000-0.
  • Peña Kampy, Alberto (1972). El general Martínez. San Salvador: Ed. Ramírez. OCLC 2765704.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre El Salvador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.