Presidente do Conselho de Ministros do Peru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Presidente do Conselho de Ministros do Peru
Designado por Pedro Pablo Kuczynski
Duração 4 anos
Criado em dezembro de 1856
Primeiro titular Juan Manuel del Mar Bernedo
Website www.pcm.gob.pe

O Presidente do Conselho de Ministros do Peru, informalmente chamado "Premier" ou "Primeiro-Ministro", dirige o Conselho de Ministros e é nomeado pelo Presidente (pendente de ratificação pelo Congresso como com todos os membros do Conselho).

O primeiro-ministro do Peru, no entanto, não é o chefe de governo, pois, no Peru, o presidente é o único chefe de governo. O Peru é um dos poucos países da América Latina (outros são Cuba e Haiti) onde existe atualmente o cargo de primeiro-ministro. A atual primeira-ministra é Mercedes Aráoz, nomeada pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski, que assumiu o cargo em 17 de setembro de 2017.

Reforma[editar | editar código-fonte]

Recentemente, o papel do primeiro-ministro tem sido debatido e se deve ser fortalecido. Essa ideia foi apoiada pelos ex-presidentes Alan García, Alejandro Toledo e Ollanta Humala. Essas reformas permitiriam que o primeiro-ministro se tornasse o chefe efetivo do governo, da mesma forma que ocorre em países como a França e a Rússia.

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.