Pretty Little Liars (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pretty Little Liars
Pequenas Mentirosas (PT)
Maldosas (BR)
Pretty Little Liars (série de televisão)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama
Mistério
Suspense
Duração 41–45 minutos
Estado Finalizada
Criador(es) I. Marlene King
Baseado em Pretty Little Liars, de Sara Shepard
Elenco
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 7
Episódios 160 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es)
  • Lisa Cochran-Neilan
  • Maya Goldsmith
  • Carol Dunn Trussell
  • Bryan M. Holdman
  • Hynndie Wali
Produtor(es) executivo(s)
  • I. Marlene King
  • Charlie Craig
  • Oliver Goldstick
  • Joseph Dougherty
  • Leslie Morgenstein
  • Bob Levy
Cinematografia
  • Dana Gonzales
  • Larry Reibman
  • Buzz Feitshans IV
  • Geoffrey Haley
Câmera Red Two; Câmera única
Tema de abertura "Secret" por The Pierces
Composto por Michael Suby
Empresa(s) produtora(s)
Localização Los Angeles, Califórnia
Vancouver, Colúmbia Britânica (piloto)
Exibição
Emissora original Freeform
Biggs
Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Transmissão original 8 de junho de 2010 (2010-06-08) – 27 de junho de 2017 (2017-06-27)
Cronologia
Pretty Little Liars: The Perfectionists
Programas relacionados Pretty Dirty Secrets
Ravenswood
Tatlı Küçük Yalancılar (Refilmagem)
Pretty Little Liars: Original Sin

Pretty Little Liars (bra: Maldosas; prt: Pequenas Mentirosas) é uma série de televisão norte-americana baseada na popular série literária de mesmo nome escrita por Sara Shepard. A série segue a vida de cinco melhores amigas cuja amizade se desfez após o desaparecimento de sua líder Alison. Um ano depois, as amigas afastadas Spencer, Hanna, Aria e Emily se reencontram e começam a receber mensagens de uma figura misteriosa chamada "A", que ameaça expor seus segredos mais profundos. A série apresenta um grande elenco protagonista, liderado por Troian Bellisario como Spencer Hastings, Lucy Hale como Aria Montgomery, Ashley Benson como Hanna Marin, Shay Mitchell como Emily Fields, Sasha Pieterse como Alison DiLaurentis e Janel Parrish como Mona Vanderwaal.

Ganhou por 5 vezes consecutivas o Prêmio Teen Choice de Melhor Série de TV – Drama. Estreou em 8 de junho de 2010 no canal Freeform.[nota 1] Após um pedido inicial de 10 episódios, a ABC Family encomendou 12 episódios adicionais em 28 de junho de 2010. O sucesso de audiência dos primeiros 10 episódios levou a série literária a se estender além dos oito livros iniciais.[1] Desde sua estreia, a série recebeu críticas mistas dos críticos de televisão, mas manteve-se um sucesso relativo para a Freeform, conquistando um grande fandom. Em 29 de agosto de 2016, foi oficialmente anunciado o término da série após o fim da sétima temporada.[2] As filmagens da série foram finalizadas em 26 de outubro de 2016.[3]

O último episódio da série foi exibido no dia 27 de junho de 2017, transmitido pela emissora Freeform. O final da série foi visto por cerca de 1,41 milhão de telespectadores. Teve a segunda maior classificação de qualquer série de TV a cabo que foi ao ar naquela noite, mas recebeu uma recepção morna tanto da crítica quanto do público.[4] No dia 21 de dezembro de 2020, a série saiu do catálogo do serviço de streaming, Netflix.[5][6] A saída da série está relacionada com a chegada do serviço de streaming da Warner Bros. TV, o HBO Max, cujo lançamento ocorreu em 29 de junho de 2021.[7][8]

É a primeira série da franquia Pretty Little Liars, com ela tendo dois spin-offs: Ravenswood e Pretty Little Liars: The Perfectionists, ambos cancelados após uma temporada.[9][10] Em setembro de 2020, o HBO Max deu um pedido de série intitulado Pretty Little Liars: Original Sin, outro spin-off que se concentrará em um novo elenco de personagens em um cenário diferente.[11]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Rosewood é uma pequena, tranquila e bela cidade na Pensilvânia. De tão tranquila e intocada, nunca se adivinharia que detém tantos segredos. Havia um ano, a popular Alison DiLaurentis desaparecera, deixando todos acreditarem que fora vítima de um assassinato. Depois desse grande caos na cidade, a amizade entre suas quatro inseparáveis amigas nunca mais foi a mesma. Quando o suposto corpo de Alison é encontrado, o destino une Aria, Emily, Hanna e Spencer novamente. Mas o caos se instala na vida das quatro garotas quando elas começam a receber mensagens de texto de alguém que se auto-intitula "-A", ameaçando-as de contar todos os seus segredos - segredos que só Alison poderia saber.

2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Com o corpo de Ian desaparecido e toda a cidade de Rosewood questionando o que exatamente aconteceu na noite anterior, Aria, Emily, Hanna e Spencer têm muito que explicar. Mas como a polícia e seus pais não tem certeza em que acreditar, os pais das meninas colocam-nas em uma terapeuta, contra a sua vontade, para receberem a ajuda que precisam. Aria, Emily, Hanna e Spencer precisam uma das outras mais do que nunca. Enquanto isso, a identidade de "-A" está bastante próxima de ser descoberta.

3ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Um verão se passou desde que Aria, Emily, Hanna e Spencer descobriram sobre Mona ser "-A", a grande atormentadora do capuz que fez de suas vidas um inferno desde a volta de Aria á cidade, quando elas voltaram a ser amigas íntimas. Com o terror aparentemente acabado e um suposto assassino, Garrett Reynolds, agora atrás das grades, a cidade de Rosewood se cura lentamente. Cada uma das quatro meninas passavam o verão de diferentes maneiras. O que elas não sabem é que as mensagens anônimas de "-A" retornam e, como Mona está internada, outra pessoa está no comando. Cabe ás meninas descobrir a identidade de "-A".

4ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Com "-A" à espreita nas sombras e a verdade sobre Alison mais perto do que nunca, terminar o ensino médio nunca foi tão perigoso, então as mentirosas ficam mais ousadas em seu trabalho de detetive - e nas histórias que elas contam para encobrir seus segredos! O suspense continua a aumentar e relacionamentos são colocados em risco enquanto as meninas tentam descobrir se sua amiga está, na verdade, viva ou morta - e se ela está viva, será que Alison está apenas zombando delas ou buscando por ajuda?

5ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Continua momentos após os momentos épicos do final da quarta temporada, onde Aria, Alison, Emily, Hanna e Spencer acabam de ter o seu mais recente encontro com "-A", que atira em Ezra e escapa. Mesmo aliviadas com o bem estar de Alison e Ezra, a farsa é revelada: Alison está viva e de volta à Rosewood, e todo mundo é afetado por seu retorno — mas se perguntam se ela é a mesma Alison depois da fuga. A descoberta de dois novos corpos traz mais perguntas à superfície - e mais terríveis ameaças de "-A". O ex de Hanna, Caleb, retorna, porém está diferente. Além disso, como é que Mona se encaixa em tudo e o que é que Melissa está escondendo? Será que Ezra descobriu algumas informações que vão ajudar as meninas a finalmente desmascarar "-A"? Outros pontos da temporada também é sobre quem matou a Sra. DiLaurentis na final da temporada passada e finalmente, uma descoberta que pode mudar o rumo do jogo: a identidade da garota que está no túmulo de Alison.

6ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Continua imediatamente após o final da quinta temporada, com Aria, Emily, Hanna, Spencer e Mona presas do lado de fora da "Casa de Bonecas" – onde seu atormentador, Charles, tem mantido elas – sem ter para onde correr. Irritado com a tentativa de fuga, os jogos de Charles tomam um rumo mais louco e mais sombrio. Como as meninas lutam para sobreviver, Ezra, Caleb e Toby continuam a luta para encontrar as meninas com ou sem a ajuda da polícia de Rosewood. A história de Charles começa a se encaixar, e as mentirosas, eventualmente, resolvem o enigma e desmascaram Charles, finalmente, colocando um fim ao jogo de "-A", e todas as perguntas – Quem matou a mãe de Toby? Quem acertou Alison na cabeça com a pedra na noite em que desapareceu? Quem é Casaco Vermelho? Quem matou Bethany? Quem é a Viúva Negra? Porque "-A" vem atormentando as meninas todo esse tempo? – são respondidas. Mas isso não é o fim do mistério! A segunda metade da temporada salta cinco anos adiante com novos segredos, novas mentiras e um visual totalmente novo.

7ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Depois de anos sendo perseguidas e intimidadas pelo misterioso "-A" - primeiro, a "Original -A"; mais tarde pela "Grande -A"; E agora por seu mais novo atormentador "-A.D." - Aria, Spencer, Hanna, Emily e Alison estão desesperadas para terminar o jogo antes que ele acabe com elas e dar um fim nisso de uma vez por todas. Hanna está assustada depois de seu sequestro, Aria é assombrada pelo passado de Ezra, Spencer toma uma decisão impulsiva, a vida de Ali está por um fio, e Emily busca conforto em uma ex. Essa temporada cheia de voltas ao lar e reuniões é a mais fatal e mais romântica até agora. Os transtornos românticos envolvem "Ezria", "Spaleb", "Haleb" e "Emison", enquanto a lista de suspeitos para "Uber -A" está crescendo. Depois de terem cometido o maior erro de suas vidas, as mentirosas se juntam para descobrir respostas – incluindo quem matou Jessica e Charlotte DiLaurentis – na jornada para a pergunta final: quem, por Deus, é "-A.D."? Mentiras passadas e segredos sujos vêm à tona nos últimos episódios da série de suspense esmagador que transformou entretenimento, moda e fãs.

Atores e Personagens[editar | editar código-fonte]

Antecedentes e produção[editar | editar código-fonte]

Logotipo nos créditos de abertura usada desde o início da série.

Desenvolvido como uma série de televisão pela empresa Alloy Entertainment, a ideia foi apresentada como "Desperate Housewives para adolescentes". Alloy se reuniu com a autora da série de livros Sara Shepard.[12] A Warner Horizon e a Alloy estavam interessados em produzir a série de televisão há anos, que foi planejada para a The WB em 2005 com um escritor diferente, até que a rede de televisão foi encerrada no início de 2006 e restabelecida como The CW no final do mesmo ano.[13] O primeiro livro da série foi publicado pela HarperTeen em outubro de 2005. Em junho de 2008, Alloy notou que estava desenvolvendo um piloto da mesma série de televisão para a ABC Family, com os livros adaptados para a televisão.[14] Após o piloto filmado em Vancouver, a série se mudou para Los Angeles.[15][16]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

A ABC Family começou uma sessão de testes de elenco para o piloto de Pretty Little Liars em outubro de 2009. Lucy Hale foi escalada como Aria Montgomery na série, seguida por Troian Bellisario e Ian Harding como Spencer Hastings e Ezra Fitz, em novembro de 2009.[17] Em dezembro de 2009, o crítico Futon confirmou a escalação de Ashley Benson como Hanna Marin e Shay Mitchell como Emily Fields, bem como a adição de Laura Leighton como Ashley Marin, Nia Peeples como Pam Fields, Roark Critchlow como Tom Marin, e Bianca Lawson como Maya St. Germain.[18][19] Mitchell inicialmente fez o teste para o papel de Spencer e em seguida, tentou o de Emily.[20] O The Hollywood Reporter divulgou que Torrey DeVitto e Sasha Pieterse conseguiram seus papéis recorrentes no piloto. O site mais tarde, confirmou que Pieterse interpretaria Alison DiLaurentis e DeVitto interpretaria Melissa Hastings, também confirmaram Janel Parrish como Mona Vanderwaal.[21] Em 27 de janeiro de 2010, a ABC Family encomendou 10 episódios, para estrearem em junho de 2010. Em abril de 2010, o papel do pai de Aria, Byron Montgomery, foi dado para Chad Lowe,[22] e Holly Marie Combs foi escalada como a mãe de Aria, Ella Montgomery. Tammin Sursok foi escalada como Jenna Marshall.[23]

Em 7 de janeiro de 2011, Tilky Jones foi escalado como Logan Reed.[24] Em 08 de abril de 2011, Annabeth Gish foi escalada para o papel de Anne Sullivan, uma terapeuta que tenta descobrir os segredos das personagens principais.[25] Em 23 de maio de 2011, Andrea Parker foi confirmada como Jessica DiLaurentis, a mãe de Alison.[26] Em 29 de junho de 2011, foi anunciado que Natalie Hall estaria substituindo Natalie Floyd como a meia-irmã de Hanna, Kate Randall.[27] Chad Lowe, um dos personagens da série, dirigiu o décimo episódio da segunda temporada intitulado "Touched by an 'A'-ngel".[28] Em 30 de janeiro de 2012, O The Hollywood Reporter informou que Tyler Blackburn tinha sido promovido ao elenco principal da série para a terceira temporada.[29] Em março de 2012, Janel Parrish também foi promovida ao elenco principal para a terceira temporada.[30] No dia após a final da sexta temporada, 16 de março de 2016, foi anunciado que Andrea Parker foi promovida ao elenco principal para a sétima temporada.[31]

Promoção[editar | editar código-fonte]

Pretty Little Liars foi aclamada pelos espetaculares como um dos melhores shows do verão de 2010, graças à grande promoção feita pela ABC Family, incluindo "promos e posters picantes".[32] A ABC Family criou um aplicativo chamado "Pretty Little Premiere Party" para os fãs da série,[33] e candidatos foram selecionados para fazer parte de um "Secret Keeper Game", um jogo interativo para iPhones.[34] Em Los Angeles, a loja de departamentos Kitson transmitiu a série em um de seus holofotes ao vivo.[35]

Música[editar | editar código-fonte]

A música-tema escolhida para Pretty Little Liars foi "Secret", da banda The Pierces, que foi sugerida pela estrela da série, Ashley Benson.[36] O episódio piloto fez uso de músicas de artistas como The Fray, Ben's Brother, MoZella, Orelia e Colbie Caillat.[37] A série também contou com músicas da banda Passion Pit, Pink, Florence and the Machine, Selena Gomez & the Scene, OneRepublic e McFly. Em 14 de junho de 2011, "Jar of Hearts", de Christina Perri foi destaque no primeiro episódio da segunda temporada. A música "Follow Suit" de Trent Dabbs também tem sido destaque na série. No episódio "The Perfect Storm", Aria (Lucy Hale) canta um cover da música "Who Knows Where the Time Goes?" da banda inglesa Fairport Convention. A trilha sonora oficial foi lançado em 15 de fevereiro de 2011.[38]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

A série chegou a ser exibida pelo Boomerang (2011–2013), onde este costumava ser o canal oficial da série no Brasil.

A mudança ocorreu devido a um novo tipo de programação adotada pela emissora. Depois disso, em 2014, a série passou a ser exibida pelo canal Glitz*; que também passou pela mesma mudança do Boomerang. Em 2015, a série passou a ser exibida pelo canal de televisão paga, TNT Séries, a partir de 2015, que reprisou a quarta temporada antes da estrear a quinta temporada, e no ano seguinte a retirando de sua programação. As duas primeiras temporadas foram brevemente exibidas em televisão aberta pelo SBT, entre 2 de dezembro de 2013 até 21 de abril de 2014, mas apenas com a primeira temporada exibida completa.[39]

País Emissora Estreia Notas
 Estados Unidos
8 de junho de 2010
Emissora de origem
Filipinas
22 de novembro de 2010
Temporada 1-presente
Espanha
MTV Espanha
17 de janeiro de 2011
Temporada 1-presente
 Austrália
Fox8
17 de janeiro de 2011
Temporada 1-presente
 França
OSC Max
23 de janeiro de 2011
Temporada 1-presente
 Croácia
Doma TV
3 de fevereiro de 2011
Temporada 1-presente
 Reino Unido
 Irlanda
24 de março de 2011
Temporada 1-5
 Argentina
 Brasil
 Chile
 Colômbia
Costa Rica
Equador
 México
 Peru
30 de março de 2011
2 de outubro de 2012
7 de maio de 2015
Temporadas 1-3
Temporadas 2-4
Temporadas 4-5
Temporadas 6-7
Portugal Portugal
28 de abril de 2011
5 de julho de 2023[40]
Temporada 1-presente


Recepção[editar | editar código-fonte]

Desde a estreia da série, o programa manteve-se popular. A série foi recebida com comentários críticos inicialmente misturados, embora conforme a progressão da série ela ficou mais positiva. O Metacritic deu ao episódio piloto 54 de 100 pontos, com base em 14 opiniões críticas.[41] O New York Daily News deu a série uma crítica positiva, comentando que ele "faz romances de vampiros mais populares parecerem ter olhar anêmico", concluindo, "Pretty Little Liars pode ir em várias direções, incluindo clichês adolescentes mundanas. Ele tem também uma boa técnica em fazer-nos preocupamos com essas imperfeitas meninas bonitas".[42] Em 2016, um estudo do The New York Times sobre os 50 programas de TV com mais curtidas no Facebook, descobriu que a "popularidade do programa está inclinada para as mulheres mais do que qualquer outro programa nos dados — mais de 94% das 'curtidas' vêm de mulheres".[43]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A série ganhou o seu maior episódio classificado com 4,22 milhões de espectadores no total, ficando entre as 5 principais transmissões da ABC Family em espectadores adultos de 18 á 34 anos.[44] Os episódios mais vistos são a final da primeira temporada, com 3,64 milhões de telespectadores, e a estreia e final da segunda temporada, cada um produzindo cerca de 3,7 milhões de telespectadores.[45][46][47] O programa se destaca como a série de maior audiência na ABC Family, mantendo uma audiência estável de mais de 2,5 milhões, com posição atual como o único programa para produzir uma média de mais de 2 milhões de telespectadores.

Temporada Dia da semana Canal de exibição Estreia da temporada Final da temporada Audiência
(em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
Terças ás 20:00 (2010)
Segundas ás 20:00 (2011)
ABC Family
8 de Junho de 2010
2.47[48]
21 de Março de 2011
3.64[45] 2.87
Terças ás 20:00 (2011)
Quarta ás 20:00 2
Segundas ás 20:00 (2012)
14 de Junho de 2011
3.68[46]
19 de Março de 2012
3.69[47] 2.68
Terças ás 20:00
5 de Junho de 2012
2.93[49]
19 de Março de 2013
2.87[50] 2.59[51]
11 de Junho de 2013
2.97[52]
18 de Março de 2014
3.12[53] 2.53[54]
10 de Junho de 2014
2.72[55]
24 de Março de 2015
2.65[56] 2.01[57]
ABC Family (2015)
Freeform (2016)
2 de Junho de 2015
2.38[58]
15 de Março de 2016
1.19[59] 1.72[60]
Freeform
21 de Junho de 2016
1.43[61]
27 de Junho de 2017
1.41[62]

↑2 Data de exibição do primeiro especial de Halloween da série.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Indicados Resultado
2010
Teen Choice Awards 2010[63] Programa de TV do Verão Pretty Little Liars Venceu
Ator de TV do Verão Ian Harding Venceu
Atriz de TV do Verão Lucy Hale Venceu
2011 Grammy[64] A Melhor Série Dramática de 2010 Pretty Little Liars Venceu
People's Choice Awards 2011[65] Melhor Obsessão da TV Indicado
GLAAD Media Awards 2011[66] Série Dramática Extraordinária Indicado
Teen Choice Awards 2011[67] Programa de TV do Verão Venceu
Atriz de TV do Verão Lucy Hale Venceu
Troian Bellisario Indicado
Ator de TV do Verão Ian Harding Venceu
Keegan Allen Indicado
Banff Television Festival Melhor Série Contínua I. Marlene King, Lesli Linka Glatter e Lisa Cochran-Neilan Venceu
2012 People's Choice Awards 2012[68] Melhor Drama da TV a Cabo Pretty Little Liars Venceu
GLAAD Media Awards 2012[69] Série Dramática Extraordinária Indicado
Teen Choice Awards 2012[70] Programa Dramático da TV Venceu
Ator da TV Ian Harding Venceu
Atriz da TV Lucy Hale Venceu
Vilã da TV Janel Parrish Venceu
Atriz de TV de Verão Troian Bellisario Venceu
Do Something! Awards Programa da TV Pretty Little Liars Venceu
2013 People's Choice Awards 2013[71] Melhor Drama da TV a Cabo Pretty Little Liars Indicado
Melhores Fãs da TV Little Liars Indicado
Gracie Allen Awards[72] Performance Extraordinária por uma Estrela Feminina Lucy Hale Venceu
Teen Choice Awards 2013[73] Programa Dramático da TV Pretty Little Liars Venceu
Programa de TV do Verão Pretty Little Liars Venceu
Ator Dramático da TV Ian Harding Venceu
Atriz Dramática da TV Troian Bellisario Venceu
Vilã da TV Janel Parrish Venceu
Atriz de TV do Verão Lucy Hale Venceu
Ator de TV do Verão Keegan Allen Venceu
2014 People's Choice Awards 2014[74][75] Melhor Drama da TV a Cabo Pretty Little Liars Indicado
Melhor Atriz da TV a Cabo Lucy Hale Venceu
GLAAD Media Awards 2014[76] Série Dramática Extraordinária Pretty Little Liars Indicado
Saturn Awards 2014[77] Melhor Série da TV para Jovens Pretty Little Liars Indicado
Young Hollywood Awards 2014 Série da TV Mais Digna Pretty Little Liars Indicado
Teen Choice Awards 2014[78] Vilã da TV Janel Parrish Indicado
Atriz Revelação da TV Sasha Pieterse Venceu
Ator de TV do Verão Tyler Blackburn Venceu
Atriz de TV do Verão Ashley Benson Venceu
Shay Mitchell Indicado
Atriz Dramática da TV Lucy Hale Venceu
Troian Bellisario Indicado
Ator Dramático da TV Ian Harding Venceu
Keegan Allen Indicado
2015 People's Choice Awards 2015[79] Melhor Atriz da TV a Cabo Ashley Benson Indicado
Lucy Hale Indicado
Melhor Drama da TV a Cabo Pretty Little Liars Venceu
Saturn Awards 2015[80] Melhor Série da TV para Jovens Indicado
Teen Choice Awards 2015 Programa Dramático da TV Venceu
Ator Dramático da TV Keegan Allen Indicado
Ian Harding Venceu
Atriz Dramática da TV Lucy Hale Venceu
Shay Mitchell Indicado
Ator de TV do Verão Tyler Blackburn Venceu
Atriz de TV do Verão Troian Bellisario Indicado
Ashley Benson Venceu
Roubadora de Cena da TV Sasha Pieterse Indicado
Vilão da TV Vanessa Ray Venceu
2016 People's Choice Awards 2016[81] Melhor Drama da TV a Cabo Pretty Little Liars Venceu
Melhor Atriz da TV a Cabo Ashley Benson Indicado
Lucy Hale Indicado
Shay Mitchell Indicado
Teen Choice Awards 2016 Choice TV Show: Drama Pretty Little Liars Venceu
Choice TV Actor: Drama Keegan Allen Indicado
Tyler Blackburn Indicado
Ian Harding Venceu
Choice TV Actress: Drama Troian Bellisario Indicado
Ashley Benson Venceu
Choice TV: Villain Janel Parrish Venceu
Choice TV: Scene Stealer Sasha Pieterse Venceu
Choice TV: Chemistry Ashley Benson and Tyler Blackburn Venceu
Choice Summer TV Actress Lucy Hale Indicado
Shay Mitchell Indicado

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Ravenswood (2013-2014)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ravenswood

Ravenswood é uma série adolescente de suspense e mistério sobrenatural que se passa durante a quarta temporada da série original. Passada na cidade fictícia de Ravenswood, Pensilvânia, a série segue cinco estranhos cujas vidas se tornam entrelaçadas por uma maldição mortal que tem atormentado sua cidade por gerações. Eles têm que cavar no passado sombrio da cidade para resolver a misteriosa maldição. É estrelado por Nicole Gale Anderson, Tyler Blackburn, Steven Cabral, Brett Dier, Britne Oldford e Merritt Patterson.

Pretty Little Liars: The Perfectionists (2019)[editar | editar código-fonte]

Pretty Little Liars: The Perfectionists é uma série dramática de mistério e suspense policial, baseada no romance The Perfectionists de Sara Shepard, que serve como uma sequência da série original. Em uma cidade de Beacon Heights, Washington, onde tudo parece perfeito, desde sua faculdade de alto nível até seus residentes superdotados. Porém, o estresse de precisar ser perfeito leva ao primeiro assassinato da cidade. Sasha Pieterse e Janel Parrish retornaram para seus papéis como Alison DiLaurentis e Mona Vanderwaal. A série também é estrelada por Sofia Carson, Sydney Park, Eli Brown, Hayley Erin, Graeme Thomas King e Kelly Rutherford.[82]

Pretty Little Liars: Original Sin (2022)[editar | editar código-fonte]

Em 2 de setembro de 2020, foi anunciado que uma reinicialização da série estava em desenvolvimento na Warner Bros., com o criador de Riverdale, Roberto Aguirre-Sacasa, assumindo como showrunner de I. Marlene King. A série reboot irá apresentar novos personagens e novas histórias, ocupando um lugar em uma nova cidade onde os personagens principais pagarão pelos pecados de seus pais há quase 20 anos atrás.[83] Em 24 de setembro de 2020, a HBO Max fez o pedido da série spin-off e a nomeou de Pretty Little Liars: Original Sin (Pretty Little Liars: Pecado Original, em tradução livre), com a parceria de Aguirre-Sacasa com Lindsay Calhoon Bring para criar a série.[84] A série será composta por 10 episódios.[85] Em julho de 2021, Chandler Kinney, Maia Reficco e Bailee Madison foram escaladas para os papéis principais, acompanhadas por Zaria e Malia Pyles em agosto.[86][87][88] Em agosto de 2021, Alex Aiono, Mallory Bechtel e Eric Johnson se juntaram à série como regulares.[89]

Websérie[editar | editar código-fonte]

Pretty Dirty Secrets (2012)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pretty Dirty Secrets

Pretty Dirty Secrets é uma websérie, que acontece entre os eventos da terceira temporada dos episódios "The Lady Killer" e "This Is a Dark Ride". Situado na Rosewood Halloween Spooktacular Store, os visitantes de Rosewood se preparavam para o Halloween.[90]

Reunião[editar | editar código-fonte]

No dia 15 de maio de 2020, por meio de um aplicativo Looped, o autor da TV Guide, Damian Holbrook, transmitiu uma reunião virtual do elenco para o 10º aniversário da série e um esforço de arrecadação de fundos de caridade durante à pandemia de COVID-19, com a reunião de Pretty Little Liars apoiando o Feeding America. Todo o elenco original participou, com o evento dedicado aos afetados pela pandemia.[91] Além do elenco, Ian Harding, Tyler Blackburn e a criadora da série, I. Marlene King, também estão presentes.[92] Uma segunda reunião virtual estreou em 29 de maio de 2020, como parte do Wizard World Virtual Experiences, apresentado por Mike Gregorek. Esta edição inclui mais membros do elenco da série, incluindo as participações de Pieterse e Parrish. Enquanto eles discutem sobre os bastidores e momentos da série.[93]

Adaptações internacionais[editar | editar código-fonte]

País Título Emissora Data de lançamento
 Índia Best Friends Forever? Channel V India 3 de dezembro de 2012 — 25 de maio de 2013
 Turquia Tatlı Küçük Yalancılar Star TV 6 de julho de 2015 — 3 de outubro de 2015
 Indonésia Best Friends Forever Trans TV 7 de agosto – 27 de agosto de 2017
Pretty Little Liars Viu 22 de abril de 2020 – presente

Notas

  1. Conhecido como ABC Family até 2016.

Referências

  1. Jennifer Armstrong (8 de dezembro de 2010). «'Pretty Little Liars': Four new books on the way, starting in July». EW.com 
  2. Katiúscia Vianna (29 de agosto de 2016). «É oficial! Pretty Little Liars acabou após a sétima temporada». AdoroCinema 
  3. «That's a series wrap on production for Pretty Little Liars...». Instagram. 26 de outubro de 2016 
  4. Welch, Alex (28 de junho de 2017). «Tuesday cable ratings: 'Pretty Little Liars' series finale scores high». TV By The Numbers (em inglês). Cópia arquivada em 1 de julho de 2017 
  5. «Todas temporadas de Pretty Little Liars deixarão a Netflix em breve». Pipocas Club. 28 de setembro de 2020. Consultado em 21 de dezembro de 2020 
  6. «NETFLIX VAI TIRAR TODAS AS TEMPORADAS DE PRETTY LITTLE LIARS - SAIBA TUDO». Streamings Brasil. 5 de novembro de 2020. Consultado em 21 de dezembro de 2020 
  7. «É oficial: HBO Max chega a toda a América Latina em 2021». 180graus.com. Consultado em 7 de janeiro de 2021 
  8. Braga, Lucas (29 de junho de 2021). «HBO Max é lançado no Brasil com Friends, Harry Potter e mais; veja preços». Tecnoblog. Consultado em 31 de julho de 2021 
  9. Goldberg, Lesley (25 de setembro de 2017). «'Pretty Little Liars' Spinoff Starring Sasha Pieterse, Janel Parrish a Go at Freeform». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 24 de outubro de 2021 
  10. Petski, Denise (5 de fevereiro de 2019). «'Pretty Little Liars: The Perfectionists' Gets Premiere Date & First-Look Trailer». Deadline (em inglês). Consultado em 24 de outubro de 2021 
  11. Petski, Denise; Andreeva, Nellie (24 de setembro de 2020). «'Pretty Little Liars' "Horror-Tinged" Reboot From 'Riverdale' Creator Roberto Aguirre-Sacasa Gets Series Order At HBO Max – Watch The Teaser». Deadline (em inglês). Consultado em 24 de outubro de 2021 
  12. «Moving On Up: Pretty Little Liars» (em inglês). WebCitation. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  13. Andreeva, Nellie (19 de outubro de 2009). «ABC Family nears 'Little Liars' pickup». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 24 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2010 
  14. «ABC Family nears 'Little Liars' pickup» (em inglês). WebCitation. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  15. «Pretty Little Liars : Stars Share Secrets on the Set of Their New Show» (em inglês). E! Online. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  16. «Pretty Little Liars' actress shows Canuck roots» (em inglês). MSN Canadá. Consultado em 14 de janeiro de 2014 
  17. Andreeva, Nellie (11 de novembro de 2009). «ABC Family fills comedy, Liars roles». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 24 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2010 
  18. «ABC Family announces additional casting for its upcoming pilots» (PDF) (Nota de imprensa). ABC Family. 7 de dezembro de 2009. Consultado em 28 de janeiro de 2010. Cópia arquivada em 28 de janeiro de 2010 
  19. Andreeva, Nellie (7 de dezembro de 2009). «Laura Leighton joins 'Pretty Little Liars'». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 7 de dezembro de 2009. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2010 
  20. Ko, Nalea J. (6 de julho de 2011). «'Pretty Little Liars' Actress Shay Mitchell on Coming to America». Pacific Citizen. Consultado em 7 de janeiro de 2014 
  21. «Pretty Little Liars on TV!». Alloy Entertainment. 28 de janeiro de 2010. Consultado em 29 de janeiro de 2010. Cópia arquivada em 30 de maio de 2012 
  22. Andreeva, Nellie (1 de abril de 2010). «Chad Lowe joins ABC Family series». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 4 de abril de 2010 
  23. Ausiello, Michael (10 de abril de 2010). «Exclusive: Holly Marie Combs joins 'Pretty Little Liars'». Entertainment Weekly. Time Inc. Consultado em 15 de junho de 2010 
  24. Longman, Haley (13 de janeiro de 2011). «5 Things to Know About Pretty Little Liars Newbie Tilky Montgomery Jones». Teen.com. Alloy Media. Consultado em 18 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 27 de agosto de 2011 
  25. Wightman, Catriona (8 de abril de 2011). «Annabeth Gish joins 'Pretty Little Liars'». Digital Spy. Consultado em 8 de abril de 2011 
  26. Wightman, Catriona (23 de maio de 2011). «Andrea Parker joins 'Pretty Little Liars'». Digital Spy. Consultado em 23 de maio de 2011 
  27. Bonner, Mehera (29 de junho de 2011). «Natalie Hall Replaces Natalie Floyd as Hanna's Wicked Stepsister, Kate, on Pretty Little Liars». Wetpaint. Consultado em 7 de julho de 2011 
  28. «On The Set Of 'Pretty Little Liars' With Troian Bellisario: Is Ian Dead?». Access Hollywood. NBCUniversal. Consultado em 29 de julho de 2011 
  29. Goldberg, Lesley (30 de janeiro de 2012). «'Pretty Little Liars': Tyler Blackburn Promoted to Series Regular (Exclusive)». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 31 de janeiro de 2012 
  30. Ng, Philiana (19 de março de 2012). «'Pretty Little Liars': Janel Parrish Upped to Series Regular for Season 3». The Hollywood Reporter. Consultado em 20 de março de 2012 
  31. Swift, Andy (16 de março de 2016). «Pretty Little Liars Season 7 Welcomes Back Andrea Parker as Series Regular». TVLine. Consultado em 16 de março de 2016 
  32. Kar, Meena (9 de junho de 2010). «Pretty Little Liars Hits American TV Atlast!». Thaindian News. Consultado em 9 de junho de 2010 
  33. «Host a Pretty Little Party!». ABC Family. 24 de maio de 2010. Consultado em 9 de junho de 2010 
  34. Gemma (3 de junho de 2010). «Insider the Pretty Little Liars Secret Keeper Game». Wetpaint. Consultado em 10 de janeiro de 2012 
  35. «Pretty Little Liars @ Kitson». ABC Family. 8 de junho de 2010. Consultado em 9 de junho de 2010 
  36. Taub, Melinda (4 de agosto de 2010). «Ashley Benson Picked the Theme Song». Wetpaint. Consultado em 19 de janeiro de 2011 
  37. «Pretty Little Liars: Music Guide». ABC Family. 8 de junho de 2010. Consultado em 23 de agosto de 2010 
  38. «iTunes - Music - Pretty Little Liars (Television Soundtrack) by Various Artists - Apple» (em inglês). Consultado em 4 de dezembro de 2013 
  39. «TNT Séries Programação». tnt.com.br 
  40. Billy, Willy (27 de junho de 2023). «Conhece as estreias do Biggs em julho de 2023». Unimado. Consultado em 27 de junho de 2023 
  41. «Pretty Little Liars: Season 1"» (em inglês). Metacritic. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  42. «Pretty Little Liars - The Complete First Season: Release Year - 2010» (em inglês). Terror Hook. Consultado em 1 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 17 de setembro de 2013 
  43. Katz, Josh (27 de dezembro de 2016). «'Duck Dynasty' vs. 'Modern Family': 50 Maps of the U.S. Cultural Divide». The New York Times 
  44. Gorman, Bill (4 de janeiro de 2011). «Return of 2010's Breakout Hit Series "Pretty Little Liars" Becomes ABC Family's No. 2 Telecast Ever in Women 18-34/Females 12-34». TV by the Numbers. Consultado em 4 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 21 de julho de 2015 
  45. a b Seidman, Robert (22 de março de 2011). «Monday Cable Ratings: 'Pawn Stars Tops Night; Plus 'RAW,' 'Skins,' 'Pretty Little Liars' Rise;'Stargate SGU,' & More». TV by the Numbers. Consultado em 22 de março de 2011 
  46. a b Gorman, Bill (15 de junho de 2011). «Tuesday Cable Ratings: 'Deadliest Catch' Tops; Premieres Of 'Pretty Little Liars,' 'Memphis Beat,' 'Hawthorne,' 'Gene Simmons' & Lots More». TV by the Numbers. Consultado em 22 de junho de 2011 
  47. a b Bibel, Sara (20 de março de 2012). «Monday Cable Ratings: 'WWE RAW,' 'Pretty Little Liars' Top Night + 'American Chopper,' 'Basketball Wives,' 'Lost Girl' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de março de 2012 
  48. Gorman, Bill (9 de junho de 2010). «Tuesday Cable: Justified Finale & Law & Order:CI Flat, Plus Deadliest Catch, The Hills, WWE NXT & More». TV by the Numbers. Consultado em 9 de junho de 2010 
  49. Kondolojy, Amanda (6 de junho de 2012). «Tuesday Cable Ratings: Celtics-Heat Lead +'Storage Wars', 'Deadliest Catch', 'Tosh.0', 'The Game,' 'Rizzoli & Isles' & More». TV by the Numbers. Consultado em 7 de junho de 2012 
  50. Bibel, Sara (20 de março de 2013). «Tuesday Cable Ratings: 'Tosh.0' Wins Night, 'Pretty Little Liars', 'Justified', 'Cougar Town','Top Gear', 'Dance Moms' & More». TV by the Numbers. Consultado em 20 de março de 2013 
  51. «Pretty Little Liars: Season Three Ratings». TV Series Finale. 26 de março de 2013. Consultado em 5 de novembro de 2013 
  52. Bibel, Sara (12 de junho de 2013). «Tuesday Cable Ratings: 'Pretty Little Liars' Wins Night, 'Deadliest Catch', 'Storage Wars', 'Dance Moms', 'Haves & the Have Nots' & More». TV by the Numbers. Consultado em 12 de junho de 2013 
  53. Bibel, Sara (19 de março de 2014). «Tuesday Cable Ratings: 'The Game' Wins Night, 'Pretty Little Liars', 'Teen Mom 2', 'Rizzoli & Isles', 'Justified', 'Cougar Town' & More». TV by the numbers. Consultado em 19 de março de 2014 
  54. «Pretty Little Liars: Season Four Ratings». TV Series Finale. 20 de março de 2014. Consultado em 20 de março de 2014 
  55. Bibel, Sara (11 de junho de 2014). «Tuesday Cable Ratings: 'Pretty Little Liars' & 'Deadliest Catch' Win Night, 'Fargo', 'Royal Pains', 'Chasing Life', 'Faking It' & More». TV by the Numbers. Consultado em 11 de junho de 2014 
  56. Kondolojy, Amanda (25 de março de 2015). «Tuesday Cable Ratings: 'Pretty Little Liars' Tops Night + 'The Haves and the Have Nots', 'If Loving You is Wrong' & More». TV by the Numbers. Consultado em 25 de março de 2015 
  57. «Pretty Little Liars: Season Five Ratings». TV Series Finale. 25 de março de 2015. Consultado em 25 de março de 2015 
  58. Kondolojy, Amanda (3 de junho de 2015). «Tuesday Cable Ratings: 'Deadliest Catch' Tops Night + 'Pretty Little Liars', 'Chrisley Knows Best', 'Your Family or Mine' & More». TV by the Numbers. Consultado em 3 de junho de 2015 
  59. Welch, Alex (16 de março de 2016). «Tuesday cable ratings: 'The People v. O.J. Simpson' and 'Fixer Upper' stay steady». TV by the Numbers. Consultado em 16 de março de 2016 
  60. «Pretty Little Liars: Season Six Ratings». TV Series Finale. 16 de março de 2016. Consultado em 16 de março de 2016 
  61. Welch, Alex (22 de junho de 2016). «Tuesday cable ratings: Copa America 2016 scores high». TV by the Numbers. Consultado em 22 de junho de 2016 
  62. Welch, Alex (28 de junho de 2017). «Tuesday cable ratings: 'Pretty Little Liars' series finale scores high». TV by the Numbers. Consultado em 28 de junho de 2017. Cópia arquivada em 1 de julho de 2017 
  63. «Winners of "Teen Choice 2010" Announced» (PDF). Teen Choice Awards. 10 de agosto de 2010. Consultado em 13 de agosto de 2010. Arquivado do original (PDF) em 29 de março de 2011 
  64. «2011 NewNowNext Awards – TV You Betta Watch». Logo. Viacom. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  65. «People's Choice Awards 2011 Nominees». People's Choice Awards. Consultado em 6 de janeiro de 2011 
  66. «GLAAD Media Awards Nominees». GLAAD Media Awards. Consultado em 20 de janeiro de 2012 
  67. Reiher, Andrea (8 de agosto de 2011). «2011 Teen Choice Awards winners list: Taylor Swift gets the surfboards». Zap2it. Consultado em 20 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 27 de janeiro de 2012 
  68. «People's Choice Awards 2012 Nominees». People's Choice Awards. Consultado em 13 de janeiro de 2012 
  69. «23rd Annual GLAAD Media Award Nominees». GLAAD Media Awards. Consultado em 20 de janeiro de 2012 
  70. Matt Webb Mitovich (18 de maio de 2012). «Teen Choice Nominations: Vampire Diaries and Idol Lead Pack, Linda Hunt Eyes Repeat Win». TVLine.com. Consultado em 20 de maio de 2012 
  71. «People's Choice Awards 2013 Nominees». People's Choice Awards. Consultado em 24 de fevereiro de 2013 
  72. «The Gracies: 2013 Gracies Awards Winners». TheGracies.com. Alliance for Women in Media. 2013. Consultado em 27 de maio de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  73. Ng, Philiana (22 de maio de 2013). «Teen Choice Awards: 'Twilight: Breaking Dawn - Part 2' Leads First Wave of Nominees». The Hollywood Reporter. Consultado em 23 de maio de 2013 
  74. «40th People's Choice Awards». peopleschoice.com. Consultado em 12 de março de 2014 
  75. Kenneally, Tim. «People's Choice Awards 2014: The Complete Winners List». The Wrap. Consultado em 12 de março de 2014 
  76. «GLAAD Media Awards Noms Unveiled». Deadline.com. Consultado em 31 de janeiro de 2014 
  77. «The 40th Annual Saturn Awards Nominations». SaturnAwards.org. Consultado em 26 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 13 de setembro de 2014 
  78. «Teen Choice Nominees 2014 - Pretty Little Liars, Glee Ride Second Wave of Teen Choice Nominations». TVLine. Consultado em 22 de julho de 2014 
  79. «People's Choice Awards nominees». People's Choice Awards. Consultado em 12 de dezembro de 2014 
  80. «Saturn Awards: List of 2015 nominations». 3 de março de 2015. Consultado em 13 de março de 2015 
  81. Variety Staff. «People's Choice Awards: Winners List 2016 - Variety». Variety. Consultado em 7 de janeiro de 2016 
  82. «Here's the Complete Cast of Freeform's 'Pretty Little Liars: The Perfectionists' | Hollywood Reporter». www.hollywoodreporter.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  83. «'Pretty Little Liars' Reboot in the Works From 'Riverdale' Boss (Exclusive) | Hollywood Reporter». www.hollywoodreporter.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  84. «HBO Max encomenda reboot de 'Pretty Little Liars'». www.uol.com.br. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  85. «Reboot de "Pretty Little Liars" ganha sinopse e título oficial». PAPELPOP. 24 de setembro de 2020. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  86. Petski, Denise (2 de julho de 2021). «'Pretty Little Liars: Original Sin': Chandler Kinney & Maia Reficco To Star In HBO Max Reboot». Deadline (em inglês). Consultado em 27 de agosto de 2021 
  87. Rosario, Alexandra Del (27 de julho de 2021). «'Pretty Little Liars: Original Sin' Sets Bailee Madison To Star In HBO Max Reboot». Deadline (em inglês). Consultado em 27 de agosto de 2021 
  88. Petski, Denise (18 de agosto de 2021). «'Pretty Little Liars: Original Sin': Zaria & Malia Pyles To Star In HBO Max Reboot». Deadline (em inglês). Consultado em 27 de agosto de 2021 
  89. Rosario, Alexandra Del (31 de agosto de 2021). «'Pretty Little Liars: Original Sin' Adds Alex Aiono, Mallory Bechtel & Eric Johnson As Series Regulars For HBO Max Reboot». Deadline (em inglês). Consultado em 25 de outubro de 2021 
  90. «Exclusive: ABC Family to Launch Pretty Little Liars Web Series, Pretty Dirty Secrets | TV Guide». TVGuide.com (em inglês). 21 de agosto de 2012. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  91. «O elenco de "Pretty Little Liars" vai se reunir em uma live beneficente! Saiba todos os detalhes». www.purebreak.com.br. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  92. Avila, Gabriel (9 de maio de 2020). «Pretty Little Liars | Elenco e criadora vão se reunir em live beneficente». Omelete. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  93. «PRETTY LITTLE LIARS Panel – Wizard World Virtual Experiences 2020 > Fandom Spotlite». Fandom Spotlite (em inglês). 29 de maio de 2020. Consultado em 26 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]