Bretzel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pretzel)
Ir para: navegação, pesquisa
Bretzel
Bretzel
Bretzel
País  Alemanha  Áustria França  Itália Suíça
Receitas: Bretzel   Multimédia: Bretzel

Bretzel é um tipo de pão muito popular entre as populações de língua alemã, sendo portanto bastante difundido na Alemanha, Áustria, Suíça e também nas regiões da Alsácia (França) e do Alto Adige (Itália). Em forma de nó, é seco, estaladiço, habitualmente assado, podendo ser doce ou salgado. Originário do sul da Alemanha, é chamado Brezel ou Laugenbrezel, em alemão padrão; Brezn em bávaro; Bretzet ou Bretzg em suábio; Bretschl em alemânico. Na Alsácia, é chamado Bredschdel, Bretzel [1](no Baixo Reno) e Bradschdal (no Alto Reno); na Áustria, chama-se Brezerl. A partir de meados do século XIX popularizou-se também nos Estados Unidos, onde é conhecido como Pretzel.

História[editar | editar código-fonte]

A palavra seria originária do latim braccellus, 'bracelete', ou de brachiatus, 'dotado de braços', em alusão ao formato que sugere braços cruzados. [2] [3]

O termo é atestado, desde 743, na cultura monástica carolíngia[4]. O Hortus deliciarum, manuscrito iluminado do século XII, escrito na Abadia de Hohenbourg, na Alsácia, e a Chronica majora, manuscrito iluminado do século XIII conservado no Corpus Christi College da Universidade de Cambridge e na British Library de Londres, mostram representações do Bretzel.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.