Primavera do Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primavera do Leste
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Primavera do Leste
Bandeira
Brasão de armas de Primavera do Leste
Brasão de armas
Hino
Gentílico primaverense
Localização
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Primavera do Leste está localizado em: Brasil
Primavera do Leste
Localização de Primavera do Leste no Brasil
Mapa
Mapa de Primavera do Leste
Coordenadas 15° 31' 40" S 54° 20' 45" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu, Dom Aquino, Campo Verde, Planalto da Serra e Nova Brasilândia
Distância até a capital 240 km
História
Fundação 13 de maio de 1986 (37 anos)
Administração
Prefeito(a) Leonardo Bortolin[1] (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 5 472,207 km²
População total (estimativa IBGE/2021[3]) 93 263 hab.
Densidade 17 hab./km²
Clima Tropical subúmido (Aw)
Altitude 636 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [4]) 0,752 alto
PIB (IBGE/2020[5]) R$ 5 180 123,57 mil
 • Posição MT: 7º; BR: 221º
PIB per capita (IBGE/2020[5]) R$ 82 104,29
Sítio primaveradoleste.mt.gov.br (Prefeitura)
www.primaveradoleste.mt.leg.br (Câmara)

Primavera do Leste é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º33'32" sul e a uma longitude 54º17'46" oeste, estando a uma altitude de 636 metros, situada na mesorregião do Sudeste Mato-Grossense e divide a Microrregião de Primavera do Leste com o município de Campo Verde.

O município está em constante crescimento populacional: enquanto no Censo 2010 a população era de 52.066 habitantes, a estimativa de 2018 contabilizava 63.876 habitantes.[1] Na prévia do Censo 2021, Primavera do Leste foi classificada como a sétima maior cidade do estado do Mato Grosso, com 93.263 habitantes.[2] É apelidada carinhosamente pelos seus habitantes de A Dubai Mato-grossense.

Localizada no entroncamento de uma rodovia federal (BR-070) e uma rodovia estadual (MT-130), a região auxilia no escoamento agropecuário do norte para o Terminal Ferroviário na cidade de Rondonópolis. A região receberá os trilhos da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, projetada para chegar ao norte do estado e cruzará entre os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste.[3]

Primavera do Leste é um município encantador localizado no estado de Mato Grosso, no coração do Brasil. Conhecido por suas vastas áreas de agricultura e pecuária, Primavera do Leste exala um espírito de progresso e vitalidade. Suas paisagens deslumbrantes, repletas de campos verdejantes e colinas ondulantes, proporcionam um cenário espetacular para os moradores e visitantes. Além disso, a cidade possui uma infraestrutura moderna, com uma variedade de comércios, serviços e opções de lazer, atendendo às necessidades de sua crescente população. Com um clima agradável e um povo acolhedor, Primavera do Leste é um lugar encantador para se viver, onde se pode desfrutar da tranquilidade do campo sem abrir mão das comodidades da vida urbana.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1960, a cidade chamava-se Bela Vista das Placas. A modificação para o atual nome ocorreu no dia 26 de setembro de 1979, com o apoio do pioneiro Edgard Cosentino, responsável por criar o projeto urbano na região.

Com um vertiginoso crescimento populacional, já no ano de 1981, face ao seu franco desenvolvimento, Primavera do Leste é elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de Poxoréo, começando assim, a dar os primeiros passos em busca de sua independência política. A partir daí, vislumbrando um futuro promissor, uniram-se às forças representativas e lideranças do Distrito e, em 24 de agosto de 1984, criou-se a Comissão Pró-Emancipação do distrito, composta por vinte e seis abnegados pioneiros que escolheram por unanimidade, Darnes Egydio Cerutti para presidi-la. Como primeira sugestão, a comissão acatou o nome de Primavera D`Oeste, para o novo município pleiteado, nome este rejeitado pela Comissão de Emancipação da Assembleia Legislativa Estadual, pois o mesmo estava incorreto geograficamente em relação a localização no estado. Em vista disto, no dia 27 de junho de 1985 , por maioria simples, definiu-se que o novo Município deveria chamar-se Primavera do Leste, sendo de imediato rejeitadas as demais sugestões como Nova Primavera e Alto Primavera.

Cumpridas todas as demais formalidades legais, burocráticas e políticas que a questão exigia, no plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1986, de 1.142 eleitores, compareceram 741 eleitores, sendo que 704 votaram à favor da criação do Município de Primavera do Leste. Em 13 de maio de 1986, o então Governador do Estado de Mato Grosso, Júlio Campos, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia local tem ênfase na agricultura e ao comércio.

Com instalações de grandes indústrias, como a Cargill, o município se fortalece nos seus polos industriais nos três extremos do município.

Além disso, empresas nacionais, como a Havan, as redes Atacadão e Machadão, instalaram unidades na cidade nos últimos anos, alavancando o comércio do município.

O município de Primavera do Leste se destaca por uma economia vibrante e diversificada, impulsionada por indústrias de renome que têm contribuído significativamente para o crescimento local. Com um foco especial na agricultura e comércio, o município tem se fortalecido em seus polos industriais localizados nos três extremos da região.

Uma das grandes indústrias que tem impulsionado o desenvolvimento econômico de Primavera do Leste é a Cargill. Com suas modernas instalações, a empresa tem gerado empregos e promovido a inovação na produção agrícola. Além disso, a presença da Cargill tem estimulado a adoção de práticas sustentáveis, impulsionando o agronegócio local a alcançar altos padrões de produtividade e qualidade.

Além da Cargill, outras empresas de renome nacional também escolheram Primavera do Leste como sede de suas unidades. A Havan, por exemplo, é uma dessas empresas que têm contribuído de forma significativa para o comércio local. Com sua ampla variedade de produtos e preços competitivos, a Havan tem atraído consumidores de toda a região, impulsionando as vendas e fomentando o desenvolvimento do setor varejista.

As redes Atacadão e Machadão também merecem destaque por seu impacto positivo na economia local. Com suas unidades instaladas em Primavera do Leste nos últimos anos, essas empresas têm fortalecido o comércio atacadista, oferecendo uma ampla gama de produtos a preços acessíveis para os consumidores e também contribuindo para o abastecimento de estabelecimentos comerciais e pequenos negócios.

Essas indústrias, juntamente com outras empresas presentes no município, têm impulsionado a criação de empregos, promovido o desenvolvimento tecnológico e a capacitação profissional, além de proporcionar um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável. A diversidade de setores representados, desde a agricultura até o comércio, fortalece a economia de Primavera do Leste, tornando-a uma referência regional e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

A gestão municipal de Primavera do Leste tem desempenhado um papel fundamental na promoção e ampliação das indústrias no município. Com uma visão estratégica voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, a administração tem implementado políticas e medidas que incentivam o crescimento industrial e atraem investimentos para a região.

Através de parcerias público-privadas e programas de incentivos fiscais, a gestão municipal tem criado um ambiente favorável para a instalação de novas indústrias em Primavera do Leste. Essas iniciativas têm atraído empresas de diferentes segmentos, impulsionando a diversificação da economia local e gerando empregos para a população.

Além disso, a gestão municipal tem investido em infraestrutura e logística, proporcionando condições adequadas para o estabelecimento e expansão das indústrias no município. O desenvolvimento de distritos industriais, a melhoria das vias de acesso e a oferta de serviços públicos eficientes têm sido prioridades da administração, visando facilitar a atividade industrial e atrair novos investidores.

A administração municipal também tem promovido a capacitação e qualificação da mão de obra local, através de parcerias com instituições de ensino e programas de formação profissional. Isso contribui para que as indústrias encontrem profissionais qualificados e motivados, fortalecendo a competitividade do setor e estimulando o crescimento das empresas já instaladas em Primavera do Leste.

Educação[editar | editar código-fonte]

Conta com 8 Centros Municipais de Educação Básica e aproximadamente 6 escolas municipais que oferecem a população os chamados "Ensino Fundamental I e II". Quanto a escolas privadas, há três: Instituto Educacional Nova Geração, da rede COC, Escola Mãe da Divina Providência; ensino SAS, e o Centro Educacional Primavera (CEP), conveniado ao Sistema Positivo de Ensino.

Primavera do Leste, um município localizado no estado de Mato Grosso, destaca-se por sua educação de qualidade e pelos esforços contínuos da Gestão Municipal em promover o crescimento e aprimoramento do sistema educacional. Com uma visão voltada para o desenvolvimento das crianças e jovens, a cidade investe na ampliação das creches e escolas municipais, visando proporcionar um ambiente educacional propício ao aprendizado e ao crescimento integral dos estudantes.

Um dos aspectos positivos da educação em Primavera do Leste é a preocupação em oferecer uma formação sólida e diversificada aos alunos. O município possui uma rede de ensino que engloba desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, contemplando todas as etapas do processo educacional. Essa abrangência permite que os estudantes tenham um percurso educativo contínuo e bem estruturado, preparando-os para os desafios futuros.

Além disso, o compromisso da Gestão Municipal em ampliar as creches e escolas municipais demonstra a importância atribuída à educação desde os primeiros anos de vida. Investir na infraestrutura educacional é fundamental para garantir um ambiente acolhedor e adequado às necessidades das crianças, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Outro destaque é a busca pela qualificação e valorização dos profissionais da educação. A Gestão Municipal promove a formação continuada dos professores e demais funcionários, proporcionando-lhes oportunidades de aprimoramento pedagógico e atualização nas práticas educativas. Essa valorização reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos, pois professores motivados e bem preparados contribuem significativamente para o sucesso educacional.

Quanto aos índices educacionais, Primavera do Leste tem se destacado positivamente. A cidade tem obtido resultados satisfatórios em avaliações externas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esses indicadores demonstram o compromisso e a eficiência do sistema educacional local em proporcionar uma formação de qualidade e elevar os níveis de aprendizagem dos estudantes.


A Escola Técnica Militar de Primavera do Leste é uma instituição educacional de destaque no município. Com uma proposta de ensino diferenciada, a escola proporciona uma formação acadêmica sólida, aliada a princípios e valores militares, que contribuem para a formação integral dos estudantes.

Um dos aspectos positivos da Escola Técnica Militar é o seu compromisso com a excelência acadêmica. A instituição oferece um currículo diversificado, que abrange tanto as disciplinas tradicionais do ensino regular quanto aquelas voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas. Os estudantes têm a oportunidade de se especializar em áreas como tecnologia, ciências exatas e ciências humanas, preparando-se para o mercado de trabalho e para a continuidade dos estudos.

Além disso, a escola enfatiza a disciplina, a hierarquia e o respeito aos valores morais e cívicos. Os estudantes são orientados a adotar uma postura responsável, ética e comprometida, desenvolvendo valores como o trabalho em equipe, a liderança e a cidadania. Esses princípios contribuem para a formação de indivíduos íntegros e preparados para enfrentar os desafios da vida acadêmica e profissional.

Outro ponto relevante da Escola Técnica Militar é o seu corpo docente qualificado. Os professores são selecionados com base em critérios rigorosos, demonstrando competência pedagógica e conhecimento nas suas áreas de atuação. Eles desempenham um papel fundamental no processo educativo, buscando oferecer uma educação de qualidade, com metodologias de ensino atualizadas e acompanhamento individualizado dos alunos.

Além disso, a infraestrutura da escola é projetada para atender às necessidades educacionais dos estudantes. A instituição conta com laboratórios equipados, biblioteca, espaços esportivos e outras instalações que contribuem para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

A Escola Técnica Militar de Primavera do Leste também promove a formação de valores como o patriotismo, o respeito à bandeira e aos símbolos nacionais. Essa abordagem contribui para a construção de uma consciência cívica e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento à comunidade e à nação.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A segurança em Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, é considerada positiva em relação a muitas outras cidades brasileiras. Embora nenhum lugar esteja completamente livre de problemas de segurança, Primavera do Leste tem se destacado na adoção de medidas que visam a proteção e bem-estar de seus habitantes.

Uma das principais características que contribuem para a segurança na cidade é a sua organização e estrutura. Primavera do Leste possui uma boa infraestrutura urbana, com ruas bem planejadas, iluminação pública adequada e espaços públicos bem cuidados. Esses aspectos colaboram para um ambiente mais seguro, diminuindo a ocorrência de crimes, como roubos e furtos.

Além disso, a cidade conta com um efetivo policial atuante e comprometido com a segurança da população. A Polícia Militar realiza patrulhamentos constantes nas áreas urbanas e rurais, visando a prevenção de delitos e o combate à criminalidade. A presença ostensiva dos policiais nas ruas e o trabalho de investigação contribuem para inibir a ação de criminosos.

Outro ponto positivo é a integração entre os órgãos de segurança pública e a comunidade local. A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, em parceria com as polícias Civil e Militar, promove ações conjuntas para conscientizar a população sobre a importância da segurança e estimular a participação ativa dos cidadãos na prevenção de crimes. Essa integração fortalece o sistema de segurança e cria uma rede de apoio entre a comunidade e as autoridades.

Além disso, a cidade investe em programas sociais e educacionais que contribuem para a redução da violência. Projetos voltados para crianças e adolescentes, como atividades esportivas, culturais e de inclusão social, ajudam a afastar os jovens de situações de risco e promovem um ambiente mais seguro e saudável.

Vale ressaltar que, como em qualquer cidade, é importante que os moradores estejam atentos e adotem medidas de segurança pessoal, como trancar as portas e janelas das residências, evitar exibir objetos de valor em locais públicos e ficar atento a movimentações suspeitas. A conscientização individual aliada às ações do poder público é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro

Saúde[editar | editar código-fonte]

No município de Primavera do Leste, existem algumas opções de assistência médica e hospitais para atender às necessidades da população. Entre as instituições de saúde disponíveis, destacam-se:

  1. Hospital das Clínicas de Primavera do Leste: É uma das principais unidades hospitalares da cidade, oferecendo serviços médicos e atendimento de emergência. O hospital conta com especialidades médicas diversas e possui infraestrutura para realizar exames e procedimentos.
  2. Hospital e Maternidade Santa Rosa: É uma instituição que oferece serviços de maternidade e assistência médica geral. O hospital possui equipes especializadas para cuidar de gestantes, além de prestar atendimento clínico em outras áreas da medicina.
  3. Unidades de Saúde Básica (UBS): O município conta com várias Unidades de Saúde Básica espalhadas por diferentes bairros. Essas unidades são responsáveis por oferecer atendimento médico básico, consultas, vacinação, programas de saúde preventiva e acompanhamento de doenças crônicas.
  4. Clínicas particulares: Existem também clínicas particulares em Primavera do Leste, que oferecem uma variedade de serviços médicos e especialidades, como pediatria, ginecologia, oftalmologia, entre outros.

Divisões[editar | editar código-fonte]

O município conta com diversas sedes de fazendas distribuídas pela região norte do município. Nesta região, encontra-se a Vila União e a Colônia Russa [4], com habitantes descendentes de russos que vieram para o Brasil no século XX.

Na construção da cidade, nota-se bairros tradicionais e construídos nos primeiros anos da cidade, como o Parque Castelândia, Condomínio Pioneiro, Centro, Jardim Riva, Parque Eldorado, Centro-Leste, Novo Horizonte, Conjunto São Cristóvão, Condomínio Tuiuiú, Loteamento Primavera I e II.

No início do século, novos bairros foram projetados e construídos, como o Loteamento Primavera III, que levou a uma expressiva urbanização ao noroeste da cidade na década de 2010, com os Loteamentos Buritis I - V, Residencial Padre Onesto Costa e, mais recentemente, o Loteamento Buritis Universitário.

Na região central do município, loteamentos de alto nível, como o Jardim das Américas e o Jardim Europa, são projetados com fácil ligação ao Centro da cidade.

Empreendimentos Disruptivos[editar | editar código-fonte]

O Trade Center Primavera é um mega empreendimento disruptivo que foi projetado para se tornar um centro comercial e financeiro de classe mundial. Localizado em uma área estratégica, possui uma infraestrutura impressionante e um design inovador, que o tornam uma referência em termos de eficiência e sustentabilidade.

Uma das características marcantes do Trade Center Primavera é sua magnitude. Composto por várias torres interconectadas, o complexo abriga uma variedade de escritórios corporativos, centros de convenções, espaços para varejo, hotéis de luxo, restaurantes requintados e instalações de lazer. Cada aspecto foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades dos ocupantes e oferecer uma experiência excepcional aos visitantes.

Além de sua imponente presença física, o Trade Center Primavera é altamente tecnológico. Utilizando as últimas inovações em automação, inteligência artificial e sustentabilidade, o empreendimento incorpora soluções de ponta para otimizar o consumo de energia, a gestão de resíduos, a segurança e a conectividade. Com uma infraestrutura de rede de alta velocidade, espaços de trabalho inteligentes e sistemas avançados de controle, o centro oferece um ambiente propício para a inovação e o crescimento empresarial.

O empreendimento também se destaca por sua abordagem sustentável. Os princípios ecológicos foram incorporados em todos os aspectos do projeto, desde a concepção até a construção e operação. O Trade Center Primavera utiliza fontes de energia renováveis, práticas de conservação da água, materiais de construção eco-friendly e estratégias de transporte sustentável. Além disso, o complexo promove a consciência ambiental entre seus ocupantes, incentivando a adoção de práticas ecológicas e o uso responsável dos recursos.

Outro aspecto notável do Trade Center Primavera é sua vocação como um hub financeiro. Com a presença de instituições bancárias renomadas, firmas de investimento e empresas de serviços financeiros, o complexo oferece um ambiente propício para a colaboração e a realização de negócios. O centro também abriga espaços para exposições e eventos relacionados ao setor financeiro, promovendo networking e troca de conhecimento entre os profissionais.

Referências

  1. Com 69% dos votos válidos, Leonardo Bortolin é eleito prefeito de Primavera do Leste (MT) Portal G1 - acessado em 17 de abril de 2018
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/12/29/ibge-divulga-previa-do-numero-de-habitantes-dos-municipios-de-mt.ghtml. Consultado em 30 de abril de 2023  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 15 de janeiro de 2017 
  5. a b «Produto Interno Bruto de Primavera do Leste». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 17 de Dezembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.