Primavera do Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primavera do Leste
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Primavera do Leste
Bandeira
Hino
Gentílico primaverense
Localização
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Primavera do Leste está localizado em: Brasil
Primavera do Leste
Localização de Primavera do Leste no Brasil
Map
Mapa de Primavera do Leste
Coordenadas 15° 31' 40" S 54° 20' 45" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu, Dom Aquino, Campo Verde, Planalto da Serra e Nova Brasilândia
Distância até a capital 240 km
História
Fundação 13 de maio de 1986 (37 anos)
Administração
Prefeito(a) Leonardo Bortolin[1] (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 5 472,207 km²
População total (estimativa IBGE/2021[3]) 93 263 hab.
Densidade 17 hab./km²
Clima Tropical subúmido (Aw)
Altitude 636 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [4]) 0,752 alto
PIB (IBGE/2020[5]) R$ 5 180 123,57 mil
 • Posição MT: 7º; BR: 221º
PIB per capita (IBGE/2020[5]) R$ 82 104,29

Primavera do Leste é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º33'32" sul e a uma longitude 54º17'46" oeste, estando a uma altitude de 636 metros.

Está localizada na mesorregião do Sudeste Mato-Grossense e divide a Microrregião de Primavera do Leste com o município de Campo Verde.

O município está em constante crescimento populacional: enquanto no Censo 2010 a população era de 52.066 habitantes, a estimativa de 2018 contabilizava 63.876 habitantes.[1] Na prévia do Censo 2021, Primavera do Leste foi classificada como a sétima maior cidade do estado do Mato Grosso, com 93.263 habitantes. [2]

A cidade se localiza no entroncamento de uma rodovia federal (BR-070) e uma rodovia estadual (MT-130), auxiliando no escoamento agropecuário do norte para o Terminal Portuário de Rondonópolis. A região receberá os trilhos da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, projetada para chegar ao norte do estado e cruzará entre os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste. [3]

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1960, a cidade chamava-se Bela Vista das Placas. A modificação para o atual nome ocorreu no dia 26 de setembro de 1979, com o apoio do pioneiro Edgard Cosentino, responsável por criar o projeto urbano na região.

Com um vertiginoso crescimento populacional, já no ano de 1981, face ao seu franco desenvolvimento, Primavera do Leste é elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de Poxoréo, começando assim, a dar os primeiros passos em busca de sua independência política. A partir daí, vislumbrando um futuro promissor, uniram-se às forças representativas e lideranças do Distrito e, em 24 de agosto de 1984, criou-se a Comissão Pró-Emancipação do distrito, composta por vinte e seis abnegados pioneiros que escolheram por unanimidade, Darnes Egydio Cerutti para presidi-la. Como primeira sugestão, a comissão acatou o nome de Primavera D`Oeste, para o novo município pleiteado, nome este rejeitado pela Comissão de Emancipação da Assembleia Legislativa Estadual, pois o mesmo estava incorreto geograficamente em relação a localização no estado. Em vista disto, no dia 27 de junho de 1985 , por maioria simples, definiu-se que o novo Município deveria chamar-se Primavera do Leste, sendo de imediato rejeitadas as demais sugestões como Nova Primavera e Alto Primavera.

Cumpridas todas as demais formalidades legais, burocráticas e políticas que a questão exigia, no plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1986, de 1.142 eleitores, compareceram 741 eleitores, sendo que 704 votaram à favor da criação do Município de Primavera do Leste. Em 13 de maio de 1986, o então Governador do Estado de Mato Grosso, Júlio Campos, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia local tem ênfase na agricultura e ao comércio.

Com instalações de grandes indústrias, como a Cargill, o município se fortalece nos seus polos industriais nos três extremos do município.

Além disso, empresas nacionais, como a Havan, as redes Atacadão e Machadão, instalaram unidades na cidade nos últimos anos, alavancando o comércio do município.

Educação[editar | editar código-fonte]

Conta com 8 Centros Municipais de Educação Básica e aproximadamente 6 escolas municipais que oferecem a população os chamados "Ensino Fundamental I e II". Quanto a escolas privadas, há três: Instituto Educacional Nova Geração, da rede COC, Escola Mãe da Divina Providência; ensino SAS, e o Centro Educacional Primavera (CEP), conveniado ao Sistema Positivo de Ensino.

Divisões[editar | editar código-fonte]

O município conta com diversas sedes de fazendas distribuídas pela região norte do município. Nesta região, encontra-se a Vila União e a Colônia Russa [4], com habitantes descendentes de russos que vieram para o Brasil no século XX.

Na construção da cidade, nota-se bairros tradicionais e construídos nos primeiros anos da cidade, como o Parque Castelândia, Condomínio Pioneiro, Centro, Jardim Riva, Parque Eldorado, Centro-Leste, Novo Horizonte, Conjunto São Cristóvão, Condomínio Tuiuiú, Loteamento Primavera I e II.

No início do século, novos bairros foram projetados e construídos, como o Loteamento Primavera III, que levou a uma expressiva urbanização ao noroeste da cidade na década de 2010, com os Loteamentos Buritis I - V, Residencial Padre Onesto Costa e, mais recentemente, o Loteamento Buritis Universitário.

Na região central do município, loteamentos de alto nível, como o Jardim das Américas e o Jardim Europa, são projetados com fácil ligação ao Centro da cidade.

Referências

  1. Com 69% dos votos válidos, Leonardo Bortolin é eleito prefeito de Primavera do Leste (MT) Portal G1 - acessado em 17 de abril de 2018
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/12/29/ibge-divulga-previa-do-numero-de-habitantes-dos-municipios-de-mt.ghtml. Consultado em 30 de abril de 2023  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 15 de janeiro de 2017 
  5. a b «Produto Interno Bruto de Primavera do Leste». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 17 de Dezembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.