Primeira Presidência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
Salt Lake Temple spires.jpg
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Thomas S. Monson
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde outubro de 2016). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Primeira Presidência designa dentro do movimento dos Santos dos Últimos Dias a hierarquia máxima; seu presidente é o Presidente da Igreja e é aclamado pelos membros da Igreja como Profeta.

Este quórum é formado por portadores do Sacerdócio de Melquisedeque e, creem os Santos dos Últimos Dias, corresponde ao que funcionava na Igreja de Jesus Cristo, após a morte de Jesus, por Pedro, Tiago e João. Quando a Igreja de Cristo foi organizada em 6 de abril de 1830, Joseph Smith e Oliver Cowdery lideraram a igreja na sua qualidade de presbíteros.[1] Smith inaugurou a Primeira Presidência em 8 de Março de 1832, com as ordenações de Jesse Gause e Sidney Rigdon como seus conselheiros.[2]

O termo "primeira presidência", embora usado, pelo menos, desde 1834, não se tornou padrão até 1838.[3]


A presidência foi criada para exercer autoridade sobre toda a igreja, enquanto as jurisdições do Doze Apóstolos e os Setenta foram as áreas periféricas fora dos locais de reunião onde a igreja foi organizada em uma base mais permanente.[4]

George W. Bush (À direita) se reúne com o Primeiro Presidente em agosto de 2006 no Edifício Administrativo da Igreja. No sentido horário sentados são: Gordon B. Hinckley, Presidente; Thomas S. Monson, Primeiro Conselheiro (não revelado); James E. Faust, Segundo Conselheiro (não revelado); e F. Michael Watson, então Secretário da Primeira Presidência. Após esta foto ser tirada, Hinckley e Faust morreram e a Primeira Presidência foi reorganizada.

Joseph Smith Jr presidiu por este até sua morte em 1844. Posteriormente a Primeira Presidência foi organizada por Brigham Young, porém com dissidências.

Atualmente, a Primeira Presidência d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é formada por: Thomas S. Monson (Presidente),Henry B. Eyring (Primeiro Conselheiro) e Dieter F. Uchtdorf (Segundo Conselheiro). Estes homens formam um quórum de três Apóstolos e presidem a Igreja em todo o mundo.

Por alegada revelação divina, a Primeira Presidência possui todas as chaves do sacerdócio, descrita em Hebreus 7:24-28.

Os membros da Primeira Presidência têm o ofício de Apóstolos, embora não componham o Quórum dos Doze Apóstolos. O Quórum dos Doze tem equivalência em autoridade à Primeira Presidência. E o Quórum dos Setenta age sobre orientação dos Doze, porém não tem o poder pleno da igreja.[Marcos 7:13]

Os Setenta agem sob orientação dos Doze que agem de acordo com as orientações da Primeira Presidência, presidida por Thomas S. Monson, que segue orientações reveladas por Jesus Cristo, que é considerado até hoje o cabeça da igreja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Revelation, April 6, 1830 in Doctrine and Covenants 46:1–3, 1835 ed. [D&C 21:1, 4, 10–12], The Joseph Smith Papers (accessed April 18, 2012)
  2. Kirtland Revelation Book, pp. 10–11, The Joseph Smith Papers (accessed April 18, 2012)
  3. Minutes, February 17, 1834, in Doctrine and Covenants 5:11, 14, 1835 ed. and Minute Book 2, 6 Apr. 1838, The Joseph Smith Papers (accessed April 18, 2012)
  4. Revelation, March 8, 1833, in Doctrine and Covenants 84:5, 1835 ed.; Instruction on priesthood, ca. April 1835, in Doctrine and Covenants 3:11–17, 1835 ed.; and Quorum of the Twelve Apostles, Record, 2 May 1835. All at The Joseph Smith Papers (accessed April 18, 2012).
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.