Primeiro de Maio
| |||
---|---|---|---|
Município do Brasil | |||
Símbolos | |||
| |||
Hino | |||
Gentílico | primaiense | ||
Localização | |||
Localização de Primeiro de Maio no/em Paraná | |||
Localização de Primeiro de Maio no Brasil | |||
Mapa de Primeiro de Maio | |||
Coordenadas | |||
País | Brasil | ||
Região metropolitana | Londrina | ||
Municípios limítrofes | Norte: Iepê (SP), Sul: Sertanópolis, Leste: Sertaneja, Oeste: Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso | ||
Distância até a capital | 453 km | ||
História | |||
Fundação | 1923 (100 anos) | ||
Administração | |||
Prefeito(a) | Bruna Casanova[1] (PSD, 2021 – 2024) | ||
Características geográficas | |||
Área total [2] | 414,442 km² | ||
População total (estimativa IBGE/2018[3]) | 11 114 hab. | ||
Densidade | 26,8 hab./km² | ||
Clima | subtropical Mesotérmico (s m) | ||
Altitude | 330 m | ||
Fuso horário | Hora de Brasília (UTC−3) | ||
Indicadores | |||
IDH (PNUD 2000 [4]) | 0,747 — alto | ||
PIB (IBGE 2008[5]) | R$ 116 382,693 mil | ||
PIB per capita (IBGE/2008[5]) | R$ 10 486,82 | ||
Sítio | primeirodemaio.pr.gov.br (Prefeitura) |
Primeiro de Maio é um município brasileiro do estado do Paraná, pertencente à Região Metropolitana de Londrina. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 11 114[3] habitantes.
O município é rodeado pelas águas da represa da Usina Hidrelétrica de Capivara. Sua atração principal é o espaço turístico chamado Paranatur, a ilha no meio do rio Paranapanema chamada Ilha do Sol, além da pescaria esportiva em geral.
GALERIA DE PREFEITOS
José Corrêa Porto de Abreu (1953)
Euclides Batista (1956)
José Martins de Lima (1960)
Fortunato Casanova (1964)
Raul Garcia (1968)
Alfeu Simões dos Santos (1973)
Fortunato Casanova (1977)
Jorge Bernardo (1982)
Mário Casanova (1988)
José Devaldo Pedrinelli (1993)
Paulo Todero (1997)
Mário Casanova (2001)
Mário Casanova (2005)
Jerubaal Matusalém Arruda (2008)
Daniel Renzi (2013)
Bruna Casanova (2017)
Bruna Casanova (2021)
Fauna e flora[editar | editar código-fonte]
Habitam a região algumas espécies remanescentes da fauna original; entre os mamíferos, pode se encontrar capivaras, quatis, pacas, preás, macacos e outros pequenos animais. Quanto às aves, é possível encontrar patos, marrecos, siriemas, beija-flores, quero-queros, pombos, codornas e etc. Já os peixes mais comuns nos rios da região e na represa são popularmente conhecidos como: corvina, tucunaré, pacu, mandiuva, piau, barbado, piapara, lambari e tilápia.
Cerca de apenas 1% das matas nativas do município estão preservadas. Entre as espécies mais abundantes estão: peroba, coração, pau d'alho, angico, guaritá, e cedro.
Feriados municipais[editar | editar código-fonte]
- 1 de maio: Data de comemoração em homenagem ao município.
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do município.
- 13 de dezembro: Dia de Santa Luzia - co-padroeira do município.
Folia de Reis[editar | editar código-fonte]
É uma das mais antigas manifestações populares e conta unicamente com o apoio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida para manter a tradição.
Religião[editar | editar código-fonte]
A maioria da população é católica, contudo é expressiva a comunidade evangélica formada por presbiterianos, independentes, assembleianos e Testemunhas de Jeová.
Referências
- ↑ «Bruna Casanova recebe 42,25% dos votos válidos e é eleita prefeita de Primeiro de Maio». ÇPortal G1. 6 de agosto de 2017. Consultado em 16 de setembro de 2018
- ↑ «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). 10 out. 2002. Consultado em 5 dez. 2010
- ↑ a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 16 de setembro de 2018
- ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
- ↑ a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010