Primus (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Primus
Les Claypool (esquerda), Larry LaLonde (direita), e Tim Alexander (mais a esquerda), no 2008 Ottawa Bluesfest em Ontário, Canadá.
Informação geral
Origem El Sobrante, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Funk metal
Funk rock
Rock alternativo
Rock experimental
Rock progressivo
Metal alternativo
Período em atividade 1984 – atualmente
Integrantes Les Claypool
Larry Lalonde
Tim "Herb" Alexander
Ex-integrantes Todd Huth
Bryan Mantia
Jay Lane
Buckethead
Página oficial www.primusville.com

Primus é uma banda americana formada em 1984 por Les Claypool (vocalista e baixista), Todd Huth (guitarrista) e Jay Lane (baterista). Depois do curto período que a banda teve, Les voltou à sua banda de colégio, os Blind Illusion e gravou um álbum, o The Sane Asylum.

Depois deste álbum Les saiu dos B.I. e trouxe consigo o guitarrista Larry Lalonde, ex-guitarrista da banda seminal de Death Metal Possessed e em 1989 voltou aos Primus com Larry e o baterista Tim "Herb" Alexander.

O álbum de estreia saiu apenas em 1989, Suck on This, gravado ao vivo e lançado de forma independente. Algumas músicas deste primeiro disco foram regravadas no primeiro álbum de estúdio, Frizzle Fry, ainda em 1990. O material restante seria usado nos álbuns a seguir, com excepção apenas para a música "Jellikit", embora tenha sido feita uma versão alternativa mais tarde.

Com a boa repercussão dos dois primeiros álbuns independentes o Primus foi contratado ainda em 1991 por uma editora profissional, a pequena Interscope Records. Gravou o álbum Sailing the Seas of Cheese, ganhando um disco de ouro. Este álbum conta com a participação de Tom Waits em "Tommy The Cat". Em 1992 foi lançado o EP Miscellaneous Debris com covers de Peter Gabriel, XTC, Pink Floyd, etc. e o VHS Cheesy Home Video. Em 1993 o álbum Pork Soda a banda Primus subiu as paradas dos Estados Unidos.Em 1994 participaram da segunda edição do Festival de Woodstock. Em 1995 saiu o álbum Tales From the Punchbowl, o último trabalho de estúdio com Tim Alexander, que saiu em 1996 por alegar diferenças criativas. O seu substituto foi Brian Mantia, mais conhecido por Brain. Com esta formação, gravaram Brown Album, de 1997, o EP Rhinoplasty, a VHS Videoplasty e Antipop, em 1999, que contou com a presença de convidados como Tom Morello, James Hetfield, Tom Waits, etc.

Em 2000 a banda entrou em um hiato de 3 anos. Em 2002 a gravadora de Les Claypool: Prawn Song, relançou os álbums Suck on This e Frizzle Fry remasterizados.

Em 2003, com Tim Alexander de volta à banda, lançaram o EP Animals Should Not Try To Act Like People, um pacote com CD e DVD que conta com 5 novas músicas e 3 horas de vídeo, respectivamente. Na tour de 2003 (A Tour de Fromage) em cada show tocaram o álbum Sailing the Seas of Cheese inteiro e na tour de 2004 (A Hallucino-Genetics Tour) tocaram o álbum Frizzle Fry, com todos os concertos sendo gravados por soundboards e vendidos no site Primuslive.com (Hoje já não existe e os concertos são raridades). Em 2004 saiu o DVD ao vivo Hallucino Genetics Live 2004, gravado em Chicago. Em 2005 participaram dos festivais Loolapalooza e Vegoose. Em 2006 lançaram a compilação They Can't All Be Zingers: The Best of Primus e o DVD Blame it on the Fish Em novembro e dezembro houve a Beat a Dead Horse Tour. Em 2007 não fizeram concertos. Em 2008 participaram dos festival Outside Lands. Em 2009 não fizeram concertos.

Em 2010 Jay Lane voltou à banda e lançaram gratuitamente no site da banda (Primusville.com) o EP digital June 2010 Rehearsal. Em 2011 lançaram o álbum Green Naugahyde. A turnê desse novo trabalho pôde ser vista em novembro do mesmo ano no Festival de música SWU, realizado em Paulínia, interior de São Paulo. Mesmo com um show curto, o Power Trio conseguiu matar a sede dos fãs e encantar rapidamente muitos que desconheciam suas músicas. Em 2012 houve a 3D Tour, com as imagens do telão em 3D. Em 2013 lançaram a versão deluxe do álbum Sailing the Seas of Cheese com 3 faixas bônus (2 ao vivo e 1 remix) recebendo um Grammy por melhor som surround. Em Outubro de 2013 Jay Lane saiu da banda para voltar para a banda RatDog e Tim Alexander retornou. Para o concerto de fim de ano usaram o tema do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. Em 2014 participaram de festivais como Big Day Out, Cumbre Tajin. Em Julho, Tim Alexander teve que fazer uma cirurgia nas arterias, então, não poderá fazer os shows de Setembro no Riot Fest (Danny Carey, da Tool, fará os shows no lugar de Tim). No dia 21 de Outubro lançarão o oitavo álbum de estúdio com o nome Primus and the Chocolate Factory with the Fungi Ensemble e farão uma turne pela América do Norte durante Outubro e Novembro (Com o Tim na bateria).

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.