Princípio de Gause

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Principio de Gause)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Princípio da exclusão competitiva.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

O Princípio de Gause ou princípio de exclusão competitiva diz respeito ao processo de competição interespecífica que acontece quando duas espécies diferentes habitam um mesmo ambiente e têm nichos muito semelhantes. Assim, duas espécies não podem ocupar um mesmo nicho por muito tempo, uma delas irá sempre prevalecer, pois é mais adaptada àquele habitat. É também conhecido como princípio da exclusão competitiva, uma vez que uma das espécies poderá inevitavelmente entrar em extinção.

A competição por alimento, comida , território e fêmeas é relativamente frequente, visto que todos os organismos tendem a aumentar seus tamanhos populacionais indefinidamente, em regiões de nicho favorável, e que seja bem provável a sobreposição de distribuição de espécies de nichos ecológicos semelhantes. No caso de sobreposição total de biomas, uma ou ambas as espécies entrarão em extinção.

Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.