Print Screen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prt Sc em um teclado norte-americano

Print Screen (geralmente abreviada como Print Scrn, Prnt Scrn, Prt Scrn, Prt Scn, Prt Scr, Prt Sc ou Pr Sc) é uma tecla presente na maioria dos teclados de PCs. Geralmente, ela está situada na mesma seção que a tecla break e a tecla scroll lock. A tela de impressão pode compartilhar a mesma chave da SysRq.

Uso original[editar | editar código-fonte]

Em sistemas operacionais baseados em linha de comando, como o MS-DOS, esta tecla faz com que o conteúdo do buffer de memória da tela do modo de texto atual seja copiado para a porta de impressora padrão, geralmente LPT1. Em essência, tudo o que estiver na tela quando a tecla for pressionada será impresso. Pressionar a tecla Ctrl em combinação com Prt Sc liga e desliga o recurso "eco da impressora". Quando o eco está ativo, qualquer saída de texto convencional para a tela será copiada ("ecoada") para a impressora. Também existe um caractere Unicode para a tela de impressão, U + 2399 ⎙ PRINT SCREEN SYMBOL.

Uso moderno[editar | editar código-fonte]

Os sistemas operacionais de última geração que usam uma interface gráfica tendem a salvar uma imagem de bitmap da tela atual, ou captura de tela, na área de transferência ou área de armazenamento comparável. Alguns shells permitem a modificação do comportamento exato usando teclas modificadoras, como a tecla de controle.

No Microsoft Windows, pressionar Prt Sc irá capturar a tela inteira,[1] enquanto pressionar a tecla Alt em combinação com Prt Sc irá capturar a janela atualmente selecionada.[1] A imagem capturada pode então ser colada em um programa de edição, como um programa gráfico ou até mesmo um processador de texto. Pressionar Prt Sc com a tecla Alt esquerda e Shift ⇧ esquerda pressionada ativa um modo de alto contraste (este atalho de teclado pode ser desativado pelo usuário).[2] Desde o Windows 8, pressionar a tecla ⊞ Win em combinação com Prt Sc (e opcionalmente em adição à tecla Alt) salvará a imagem capturada no disco (o local padrão das imagens).[3] Esse comportamento é, portanto, compatível com as versões anteriores de usuários que aprenderam as ações da tela de impressão em sistemas operacionais como o MS-DOS. No Windows 10, a tecla Prt Sc pode ser configurada para abrir a função 'Novo' da ferramenta Snip & Sketch. Isso permite que o usuário obtenha uma captura de tela de tela inteira, janela específica ou área definida e copie para a área de transferência. Este comportamento pode ser habilitado indo para Snip & Sketch, acessando Configurações através do menu e habilitando o 'Use o botão PrtScn para abrir o recorte de tela'.

No KDE e no GNOME, estão disponíveis atalhos muito semelhantes, que abrem uma ferramenta de captura de tela (KSnapshot ou Captura de tela do GNOME respectivamente), oferecendo opções para salvar a captura de tela, além de mais opções como escolher manualmente uma janela específica, área da tela, usando um tempo limite, etc. O envio da imagem para vários serviços (KDE), ou mesmo a gravação de tela (GNOME), também está embutido.[4]

O Macintosh não usa uma tecla de tela de impressão; em vez disso, são usadas combinações de teclas que começam com ⌘ Cmd + ⇧ Shift. Essas combinações de teclas são usadas para fornecer mais funcionalidade, incluindo a capacidade de selecionar objetos de tela. ⌘ Cmd + ⇧ Shift + 3 captura a tela inteira, enquanto ⌘ Cmd + ⇧ Shift + 4 permite que parte da tela seja selecionada. As funções padrão da tela de impressão descritas acima salvam a imagem na área de trabalho. No entanto, o uso de qualquer uma das sequências de teclas descritas acima, mas também pressionar a tecla Ctrl irá modificar o comportamento de copiar a imagem para a área de transferência do sistema.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Utilizar a Ferramenta de Recorte para efetuar capturas de ecrã». support.microsoft.com. Consultado em 8 de junho de 2021 
  2. «Ativar ou desativar o modo de alto contraste no Windows». support.microsoft.com. Consultado em 8 de junho de 2021 
  3. «Utilizar a Ferramenta de Recorte para efetuar capturas de ecrã». support.microsoft.com. Consultado em 8 de junho de 2021 
  4. «Screenshots and screencasts». help.gnome.org. Consultado em 8 de junho de 2021