Priscilla Alcantara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Priscilla Alcântara)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Priscilla Alcantara
Informação geral
Nome completo Priscilla Alcântara Silva Fonseca
Nascimento 19 de junho de 1996 (22 anos)
Local de nascimento Itapecerica da Serra, São Paulo
Brasil
Gênero(s) Indie pop, pop rock, música cristã contemporânea, pop
Ocupação(ões) Cantora, apresentadora e atriz
Instrumento(s) Vocal, Violão, Guitarra e Teclado
Extensão vocal Mezzo-soprano
Período em atividade 2004-atualmente
Gravadora(s) Line Records (2007-2011)
Atrio Records (2012-2015)
Sony Music Brasil (2015-atualmente)
Afiliação(ões) Yudi Tamashiro, Maisa Silva, Daniela Araújo, Paulo César Baruk
Página oficial http://www.priscillaalcantara.com.br

Priscilla Alcantara Silva Fonseca (Itapecerica da Serra, 19 de Junho de 1996) é uma cantora, compositora e apresentadora brasileira.

Filha de músicos, ficou conhecida por apresentar o programa Bom Dia & Cia no SBT. Iniciou a carreira como cantora solo em 2006. Seu disco mais recente é Gente, lançado em 2018 pela Sony Music Brasil.

Considerada pelos jovens como a referência de cantora gospel dessa geração, seguida por milhões de pessoas, foi a primeira artista cristã brasileira a ter 9 músicas no top 200 com duas delas no top100 do Spotify Brasil e 1 música no top 200 do Spotify Global, com o single "Me Refez".

A cantora também é idealizadora da Conferência ASU (Até Sermos Um), um evento anual que reúne jovens cristãos de todo brasil em São Paulo num sábado, onde recebe convidados, cantores e preletores. Na edição de 2017 contou ainda com Batismo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

No início de 2005, participou do "Código Fama" apresentado por Celso Portiolli e foi classificada para representar o Brasil no exterior, no "Código Fama Internacional", realizado no México e transmitido pela TELEVISA Niños para mais de 20 países. O resultado no reality foi o quarto lugar no musical, o primeiro em popularidade (voto do público mexicano por telefone) e o melhor sorriso da casa. Quando retornou ao Brasil, foi convidada por Silvio Santos para gravar um piloto do programa "Bom Dia & Cia" no SBT. Priscilla permaneceu no SBT até 2013, e apresentou diversos programas como "Dia no Parque", "Pirâmide Premiada", "Carrossel Animado" e "Cantando no SBT".

Estreou como apresentadora de televisão no dia 1 de agosto de 2005 ao lado de Yudi Tamashiro e Ítala Matiuzzo no Bom Dia & Cia do SBT. A cantora é cristã, e gravou sozinha o seu 1º CD chamado O Inicio, lançado em 2008; foi uma produção independente, em 2010 lançou o seu 2º CD chamado Meu sonho de criança, pela Line Records. Priscilla abriu turnê para seu 3º CD chamado Pra Não Me Perder lançado pela Atrio Records com a produção de Wesley Ros; Priscilla Alcântara não faz mais parte da gravadora Atrio Recordes.

Em 2012 regravou junto com Yudi Tamashiro a musica Carrossel,para a novela Carrossel versão 2013.E também regravou a musica Ciranda da Bailarina.

Em 15 de Março de 2013, deixou a apresentação dos programas infantis do SBT, sendo substituída por Ana Victória Zimmermann e Matheus Ueta.[1] Deixou o SBT no dia 2 de setembro de 2013, após 8 anos na emissora.[2]

Em 06 de Novembro de 2015 começou turnê com seu novo disco "Até Sermos Um" lançado dia 09 de Outubro de 2015 que é seu primeiro trabalho com a Sony Music.

A cantora também possui um canal no Youtube intitulado Vlog de Tudo na qual são abordados temas diversos. O canal já passa de 1 milhão de inscritos. Toda essa repercussão levou Priscilla a escrever um livro chamado "O Livro de Tudo" pela editora Ágape.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira muito cedo cantando na igreja evangélica, aos 8 anos de idade participou do programa do SBT Código Fama onde foi vencedora, com o destaque no programa foi convidada a participar da versão mexicana na rede Televisa "Código Fama: México" onde acabou ficando em segundo lugar.

No ano de 2006 logo que assumiu o posto de apresentadora do programa matinal do SBT Bom Dia & Cia regravou um CD juntamente com co-apresentador Yudi Tamashiro "Os Pequenos Rebeldes" foi uma regravação de músicas do grupo mexicano RBD em português, sendo parceria do SBT Music e EMI Music; o álbum não obteve nenhum single, as músicas apenas tocavam apenas no programa Bom Dia & Cia.

Em 2009, três anos após o lançamento de "Os Pequenos Rebeldes", Priscilla lançou seu primeiro álbum solo, intitulado O Início contendo 10 faixas com influência Gospel, infantil e Pop. Dele foram extraídos dois singles: "Reine" e "Meu segredo".

Em 2010, Priscilla lançou seu segundo álbum solo, Meu Sonho de Criança, que foi lançado no dia 26 de fevereiro de 2010, pelo selo da gravadora Line Records. No repertório contém dez faixas que evangelizam de forma educativa, priorizando uma linguagem simples e objetiva. Os temas abordam questões do cotidiano das crianças, como comportamento na escola, relacionamento com os amigos, sonhos para o futuro, entre outros; também são destacadas as histórias bíblicas da "Arca de Noé" e de "Sadraque, Mesaque e Abdenego". Neste álbum conteve dois singles: "Meu Sonho de Criança" e "Nossa Vida".

Em 2012 Priscilla regravou juntamente com Yudi Tamashiro a música "Carrossel", a qual era o tema do remake brasileiro da novela mexicana Carrossel; ela também gravou "Minha Curiosidade" e "Ciranda da Bailarina" para a trilha da novela. No mesmo ano ela lançou seu terceiro CD, Pra Não Me Perder, lançado no dia 28 de setembro de 2012 pela gravadora Atrio Records; com 12 faixas o álbum mostra um amadurecimento na voz de Priscilla, que agora leva consigo influências do Pop e do Pop Rock. O álbum rendeu dois singles: "Para Não me Perder" e "Quando o Sol se Vai", e ainda um promocional, "Quero Agradecer", que foi cantado na Marcha para Jesus em 2012.

Um pouco afastada da carreira musical em 2013, Priscilla gravou "Da Água Pro Vinho" para a trilha sonora sonora da novela infantil Chiquititas. Um ano depois ela lançou seu novo single "Onde Ele vai, Eu Vou Atrás" com um estilo diferenciado do qual Priscilla era acostumada; a música foi muito bem aceita por seus fãs e pela mídia, marcando o retorno da cantora. Em junho do mesmo ano ela lançou a música "Espírito Santo" que foi o maior sucesso de sua carreira: o vídeo já conta com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube e a música foi vencedora do prêmio Troféu de Ouro como "Melhor Música Gospel do Ano". Para promover o novo single, Priscilla foi convidada para o programa The Noite com Danilo Gentili,onde apresentou a faixa.

Em fevereiro de 2015 ela lançou "I've Been Waiting", sua primeira música em inglês e terceiro single. No mesmo ano fez participações em músicas de Geyson Mor, DJ PV e Daniela Araújo.

Em 2015 lançou seu disco "Até Sermos Um". Quarto álbum de Priscilla lançado em outubro de 2015 pela gravadora Sony Music Brasil. Inteiramente autoral, o disco é bem característico apresentando faixas que falam sobre temas como Graça de Deus, Ser Escolhido para um Exército e Intimidade com Deus. A música "Tudo é Teu" se tornou single e seu clipe já conta com mais de 15 milhões de visualizações. Quem assina a produção deste trabalho é a cantora Daniela Araújo juntamente com seu irmão Jorginho Araújo.[3]

Ainda em 2015 gravou um show acústico em comemoração aos seus 10 anos de carreira. Entre as faixas presentes estão "Reina", "Meu Sonho de Criança", "Longe de Você", "Além do Véu","Rio de Águas Vivas", "I Believe In Your Name", "Onde Ele Vai, Eu Vou Atrás", "I've Been Waiting". O projeto inicialmente foi anunciado como DVD, sendo lançado, mais tarde, virtualmente. Os vídeos podem ser encontrados no YouTube.

Em 2017 Priscilla começou uma nova fase de sua carreira mais amadurecida e consolidada entre o meio cristão. Com referências de electro-pop lançou dois singles “Tanto Faz” e “Liberdade” ambos escritos pela cantora. Suas músicas fizeram um enorme sucesso pela característica poética e a mensagem do amor de Deus sem que seu nome fosse necessariamente citado, estratégia adotada por Priscilla a qual funcionou muito bem alcançando veículos midiáticos considerados seculares como por exemplo: O clipe de Tanto Faz entrou para a programação do TVZ no Multishow.

Em 2018 o single “Inteiro” foi lançado e foi anunciado que essa sequência de lançamentos viriam posteriormente integrar um novo álbum. Em Junho o último single dessa nova etapa chamado “Me Refez” foi lançado. O vídeo clipe chamou atenção por inovar com efeitos especiais em cenas que a cantora voa conforme o desenvolver da música através de um número circense. O vídeo foi lançado em rede nacional através do programa do Danilo Gentili no SBT. A canção que contém arranjos voltados para o estilo R&B, com um pouco de jazz e soul, tornou a intérprete a primeira cantora brasileira cristã a adentrar o Top 200 global do Spotify.

Em 30 de Outubro de 2018, a cantora lançou um teaser do seu novo álbum de estúdio: "Gente". Em 1° de Novembro, ela lançou a capa do albúm "Gente".

Em uma entrevista e pocket show para promover o álbum "Gente", Priscilla Alcantara revelou já estar trabalhando em outro projeto, porém não falaria deste no momento pois estaria focada no recém lançado.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas Emissora
2005 Código Fama Participante / Vencedora SBT
Código Fama (México) Participante / Semi Finalista Televisa
2005 - 2013 Bom Dia & Cia Apresentadora SBT
2007 - 2008 Carrossel Animado
2008 Domingo Animado
2011 Cantando no SBT
2011 - 2013 Sábado Animado
2012 Dia No Parque
Carrossel: Especial Performance
2013 Feriadão SBT Apresentadora
Carrossel Participação Especial
Especial Kids Apresentadora Rede Gospel
2014 Priscilla e Amigos RedeTV!
2016 Fofocando Participação SBT
Sabadão com Celso Portiolli
Bom Dia & Cia

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2008 Space Chimps Luna Voz
2016 Quando O Sol Se Por Jeni Em produção
Priscilla: 10 Anos Acústico Ela mesma Gravação de Show Especial
João 17 Ela mesma Curta-metragem

Web / Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Nota
2015 - atual Vlog de Tudo Ela mesma
2015 Desconfinados Irmã / enquete "5 maneiras de não paquerar na igreja"

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • 2007 - Priscilla Apresenta: Clássicos e Virtudes - Com Histórias Infantis
  • 2016 - Livro de Tudo - Editora Ágape

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Extended Play (EP)[editar | editar código-fonte]

Álbum em Parceria[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Como artista principal
Lista de singles, com posições nas paradas selecionadas
Título Ano Melhores posições Álbum
Spotify Brasil Charts[5]
"Reine" 2009 O Início
"Meu Segredo"
"Meu Sonho de Criança" 2010 Meu Sonho de Criança
"Nossa Vida"
"Podemos Fingir" 2011 Não adicionado à nenhum álbum
"Para Não Me Perder" 2012 Para Não Me Perder
"Quando O Sol Se Vai" 2013
"Onde Ele Vai Eu Vou" 2014 Não adicionado à nenhum álbum
"I've Been Waiting" 2015
"Espirito Santo" Até Sermos Um
"Tudo É Teu"
"Sou Escolhido" 2016
"Tanto Faz" 2017 162[6] Gente[7]
"Liberdade" 170[8]
"Inteiro" 2018 182[9]
"Me Refez" 126[10]
"Empatia" 75[11]
Como artista convidada
Título Ano Álbum
"Maio"

(Daniela Araújo part. Priscilla Alcântara)

2015 Doze
"Hoje Vai Resplandecer"

(DJ PV part. Prisicilla Alcântara)

2016 Som da Liberdade 2.0
"Tua Palavra"

(Paulo César Baruk part. Priscilla Alcântara)

Não adicionado à nenhum álbum
"Tua Graça"

(Cristina Mel part. Priscilla Alcântara)

2017
"Me Deixe Aqui"

(Preto no Branco part. Priscilla Alcântara)

Preto No Branco 2
"Primeiro Amor (Quero Voltar)"

(Arianne part. Priscilla Alcantara)

2018 Não adicionado à nenhum álbum

Singles promocionais[editar | editar código-fonte]

Lista de singles
Título Ano Álbum
"Carro-Céu"

(com Yudi Tamashiro)

2012 Carrossel

Outras canções[editar | editar código-fonte]

Título Ano Melhores Posições Álbum
Spotify BR Top 200
"Gente (De Zero A Dez)" 2018 88[12] Gente
"Florescer" 115[13]
"Solitude" 135[14]
"Sem Querer" 142[15]
"Alegria" 192[16]
"Eles" 198[17]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Título Ano Diretor(es)
"Tudo É Teu" 2015 -
"Graça (Sony Music Live)" 2016
"Meu Primeiro Amor (Sony Music Live)"
"Até Sermos Um (Sony Music Live)"
"A Cruz / Getsêmani (Sony Music Live)"
"Tudo É Teu" (Sony Music Live)"
"I Believe In Your Name (Sony Music Live)"
"Sou Escolhido"
"Tanto Faz" 2017 Flauzilino Jr[18]
"Liberdade"
"Me Refez" 2018 Branko Jass

Turnês[editar | editar código-fonte]

Concertos
Ano Título
2008–09 Turnê O Início
2010 Turnê Meu Sonho De Criança
2011 Turnê Priscilla Alcântara 2011
2012–13 Turnê Pra Não Me Perder
2014 Turnê Priscilla Alcântara 2014
Festival
Ano Título
2016-atual ASU

Referências

  1. «Priscilla Alcântara fala de sua saída do Bom Dia e Cia». Revista Caras 
  2. «Após oito anos Priscilla Alcântara deixa o SBT». RD1. rd1.ig.com.br 
  3. «Priscilla Alcântara é a mais nova contratada da Sony Music». Gospel Prime. 19 de agosto de 2015. Consultado em 16 de setembro de 2015 
  4. «Priscilla Alcântara, ex-apresentadora do Bom dia e Cia, fala com Deus por telefone em comercial do novo CD!». portalpopline.com.br. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  5. «Spotify Daily Chart - Brazil». kworb.net. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  6. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  7. «Priscilla Alcântara, ex-apresentadora do Bom dia e Cia, fala com Deus por telefone em comercial do novo CD!». portalpopline.com.br. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  8. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  9. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  10. «Priscilla Alcantara - Me Refez - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 1 de novembro de 2018 
  11. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  12. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  13. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  14. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  15. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  16. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  17. «Priscilla Alcantara - Spotify Chart History». kworb.net. Consultado em 10 de novembro de 2018 
  18. «Priscilla Alcantara estreia novo clipe, "Liberdade"; assista». portalpopline.com.br. Consultado em 1 de novembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) apresentador(a) de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.