Produtor de eventos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Produtor de Eventos (em inglês: Producer of Events) é responsável pelo desenvolvimento de atividade planejamento, logística, administração dos recursos e apresentação de prestadores de serviços especializados de eventos a partir da Programação e Conceito do Evento (que é apresentado pelo Organizador). O Produtor de Eventos é uma profissão diferente do Promoter de Eventos que é responsável pela de promoção e divulgação do evento. O termo promoter está relacionado a imagem e a promoção dos eventos, diferente da responsabilidade do Produtor de Eventos, que está relacionada a toda infraestrutura e logística que um evento demanda. Dessa forma, o termo "Produtor de Eventos" refere-se ao profissional que trabalha nos bastidores do evento.

Características[editar | editar código-fonte]

É o profissional que centraliza todas as partes organizacionais, operacionais e administrativas de um evento, o profissional responsável por todas as etapas relacionadas ao evento. Deve ter noções de produção de eventos, administrativas, marketing, comunicação social e contabilidade. O produtor de eventos deve ser uma pessoa com equilíbrio emocional, iniciativa, velocidade de raciocínio, organização, responsabilidade, pontualidade, visão global (do seu projeto e do mundo), disponibilidade, eficiência (utilizar da melhor forma possível todos os recursos disponíveis) e eficácia (obtendo os melhores resultados possíveis).

De forma resumida: Produtor de eventos é o profissional que organiza, planeja, orienta e acompanha todas as fases da realização de um evento de qualquer tipo, seja uma festa, um show, uma formatura, uma convenção, uma feira, um congresso, um casamento, etc, para empresas ou organizações públicas ou privadas.[1] Cabe ao produtor a responsabilidade de gerenciar todos os serviços necessários para cada evento, como iluminação, som, segurança, acomodação, e alimentação, e fazer cumprir o cronograma combinado, bem como resolver eventuais problemas de última hora. A montagem e a desmontagem dos locais de produção é sempre acompanhada por algum funcionário do staff, que é a equipe de produtores do evento.[2][3]

Carreira profissional[editar | editar código-fonte]

Os Produtores de eventos podem atingir outras posições mais elevadas na empresa ou iniciar sua própria empresa fornecedora de serviços para eventos.

Local de trabalho[editar | editar código-fonte]

Trabalham em escritórios, nos locais dos clientes, onde os eventos ocorrerão, locais fechados ou abertos. Alguns produtores viajam para eventos que ocorrerão em outros lugares. As condições de trabalho variam dependendo do local e do tipo do evento e podem ser estressantes.

Horários de trabalho[editar | editar código-fonte]

Trabalham normalmente nas horas normais de um escritório embora possam trabalhar longos períodos de tempo quando se aproxima a data de um evento. Os eventos normalmente ocorrem fora do horário normal e, assim, muitas vezes, o produtor de eventos tem que trabalhar nos fins de semana ou durante a noite. Em resumo, o horário de trabalho é muito variado pois normalmente o horário de entretenimento das outras pessoas será seu horário de trabalho.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Usam telefones celulares, computadores e softwares de gerenciamento de eventos. Podem alugar outros equipamentos com iluminação, palco e equipamentos de som.

Contato com pessoas[editar | editar código-fonte]

Trabalham com uma ampla variedade de profissionais e organizações sendo que os vários grupos com os quais interagem depende do tipo de evento. Normalmente os contatos são os seguintes:

Área de atuação[editar | editar código-fonte]

Produtor de Eventos é responsável por criar planos e documentação para o evento, acompanhar captação e investimento estimado, criar orçamentos para o evento, encontrar e organizar fornecedores, funcionários e voluntários, reservar os locais e equipamentos do evento. Atuam junto ao produtor de eventos o Organizador e o Promotor de Eventos e os Fornecedores. Cujas funções são:

Organizador de Eventos[editar | editar código-fonte]

  • Desenvolvimento dos conceitos do evento
  • Criação dos conteúdos e programação do evento
  • Elaboração do marketing
  • Captação ou venda de ingressos.

Promotor de Eventos[editar | editar código-fonte]

  • Promoção e Marketing do evento nas mídias e para os grupos
  • Acompanhamento do desenrolar do evento

Se necessário

  • Organização e arrecadação de fundos, patrocínios e distribuição/venda de convites/ingressos para o evento

Fornecedores de Eventos[editar | editar código-fonte]

Formação Profissional[editar | editar código-fonte]

A Educação secundária não é suficiente para o atual mercado de eventos. Além da graduação, é recomendável que os coordenadores de eventos assistam palestras, façam cursos e estejam em constante atualização e reciclagem.

Existe o curso de nível superior em Produção e Gestão de Eventos, bem como o curso de Produtor Cultural, esse profissional tem seu diferencial no mercado competitivo pois antes, acreditava-se que não havia necessidade e/ou formação específica na área. Algumas matérias extras incluem: inglês, matemática, administração e contabilidade.

Uma boa experiência é ter trabalhado em alguma das seguintes áreas: hotelaria, turismo, gerencia de projetos, relações públicas, marketing e administração.

Referências

  1. http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=336
  2. «Guia do Estudante: Como faço pra trabalhar com produção de Eventos?». 19 de setembro de 2011. Consultado em 11 de junho de 2015. 
  3. André Braga (Produtor de eventos - O que não pode faltar a esse profissional). «Produtor de Eventos: O que não pode faltar em um». Consultado em 11 de maio de 2015.  Verifique data em: |data= (ajuda)