Vinte Mil Léguas Submarinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Professor Aronnax)
 Nota: Este artigo é sobre o livro de Julio Verne. Para outros significados, veja 20.000 Léguas Submarinas.
Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor(es) Júlio Verne
Idioma Francês
País  França
Série Les voyages extraordinaires
Lançamento 1869
Edição portuguesa
Tradução G. Borges de Avelar; Francisco Gomes Moniz
Editora David Corazzi
Lançamento 1887
Cronologia
Os Filhos do Capitão Grant
Autour de la Lune

Vinte Mil Léguas Submarinas (no original, em francês: Vingt mille lieues sous les mers) é uma das obras literárias mais famosas do escritor Júlio Verne. Originalmente publicada em forma de uma série no periódico Magasin d'Éducation et de Récréation, de março de 1869 a junho de 1870, teve uma edição ilustrada publicada em novembro de 1871, com 111 ilustrações por Alphonse de Neuville e Édouard Riou.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Como a grande maioria das obras de Júlio Verne, esta é muito baseada nos conhecimentos da época (meados do século XIX), em conjunto, claro, com a rica e vasta imaginação do autor.

Em Vinte Mil Léguas Submarinas, Verne concebe um submarino, o Náutilus, completamente autônomo do meio terrestre e movido somente à electricidade. O engenheiro e dono de tal feito é o capitão Nemo que, com sua tripulação, cortou qualquer relação com as nações e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá. A alimentação completa, a matéria prima que necessitam para a produção de electricidade e das vestimentas e até os escafandros vêm do mar.

Mas a humanidade, não conhecendo a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, assume, por meio do pensamento das melhores mentes da época — como a do professor Aronnax — quando esse começa a provocar desastres em navios e embarcações em todos os oceanos, que ele se trata de um narval, um cetáceo gigante. Em face aos prejuízos causados pela criatura, é decretada sua caça.

O Professor Aronnax, naturalista francês, Conseil, seu criado, e Ned Land, arpoador baleeiro exímio de nacionalidade canadense, partem no navio Abraham Lincoln da marinha norte-americana, juntamente com toda a sua tripulação, com o intuito de caçar e livrar os mares de tal aberração.

No contacto com o monstro, o Abraham Lincoln é danificado até ao ponto de não poder prosseguir viagem. Aronnax, Conseil e Ned Land são atirados ao mar onde são recolhidos pelo submarino, e assim feitos prisioneiros, mas com a liberdade de poderem andar à vontade neste navio que navega abaixo do nível do mar.

Durante vários meses, o Náutilus percorreu dezenas de milhares de quilômetros sob as águas, passando por variadíssimos lugares e peripécias. O título do livro se refere a essa distância, usando a unidade arcaica légua.[2]

A rota do Nautilus

Adaptações para o cinema[editar | editar código-fonte]

  • 20000 Leagues Under the Sea (1905) — filme de 18 min. — EUA
  • 20000 Lieues sous Les Mers (1907) — produzido pelo diretor francês Georges Méliès.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1916) — produzido pelo diretor britânico Stuart Paton.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1917) — animação curta-metragem — EUA.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1917) — curta-metragem — EUA.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1954) — produzido pelos estúdios Walt Disney.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1972) — produzido por Rankin-Bass.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1973) — animação de 60 min. — EUA.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1985) — animação de 50 min. — Austrália.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1997) — filme feito para TV — EUA/Austrália.
  • 20000 Leagues Under the Sea (1997) — filme feito para TV — EUA.
  • 20000 Leagues Under the Sea (2002) — animação de 70 min. — EUA.
  • O Abismo Negro (1979) — filme de Gary Nelson, dos Estúdios Disney, com uma versão futurística do Capitão Nemo (Dr. Hains Reinhardt).

Referências

  1. Dehs, Volker; Jean-Michel Margot; Zvi Har’El, «The Complete Jules Verne Bibliography: I. Voyages Extraordinaires», Zvi Har’El, Jules Verne Collection, consultado em 6 de setembro de 2012 
  2. A equivalência 1 légua = 4 km é dada explicitamente numa parte do livro (lieues de quatre kilomètres) e confirmada por várias distâncias que são dadas em ambas as léguas e milhas (milles). Estas são milhas náuticas, que por sua vez é confirmada por uma passagem dando o total de área da superfície da Terra como sendo de 37 657 000 mi2 ou 129 160 000 km².

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vinte mil léguas submarinas