Programação e controle da produção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Planejamento e controle da produção (pode-se discutir o procedimento aqui).

O sistema de Programação e Controle da Produção (PCP), consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo. Este sistema recebe informações sobre estoques, linha de produtos, vendas previstas, capacidades e modo de produzir. Seu objetivo é transformar tais informações em ordens de fabricação.

Este sistema também auxilia a ter uma alta taxa de utilização das instalações e dos recursos, a seqüência da programação dos produtos e reduzir os tempos de setup das máquinas.

No longo prazo, é necessário para que a empresa forneça o conjunto apropriado de capacidade de tecnologia, recursos humanos e localização para atender as necessidades futuras da organização.

No médio prazo, o problema fundamental é combinar suprimentos e demanda em termos de volume e produto.

No curto prazo, a programação de recursos faz-se necessária para atender às necessidades da produção. Enquanto as atividades diárias são realizadas, o sistema deve acompanhar a utilização de recursos e os resultados da execução das tarefas para relatar o consumo de materiais.

Ciclo produtivo sustentável e sistema de informações contábeis[editar | editar código-fonte]

Com a expansão do conceito sustentabilidade, inclui produtos retornados, de modo a envolver todo o ciclo de vida do produto, desde a produção, fornecimento para comercialização e coleta pós uso .Objetivando o uso consciente dos recursos naturais, reaproveitamento de materiais e produto, a fim de encontrar um modelo de descarte de resíduos sólidos, de maneira que atenda a necessidade do mundo atual e atributos ambientais e legais. Nos custos de produção deve estar refletida a particularidade dos recursos naturais, e um retorno positivo, com relação causa e efeito de curto e longo prazo dos produtos com diferencial reduzir os impactos ambientais. As indústrias que, pretendem reduzir os impactos ambientais, devem movimentar recursos para produzir e recuperar produtos pós uso, em seu planejamento de custo de produção. Procedimento realizado por meio de informações contábeis, necessário para controle e desenvolvimento, de forma a mensurar custos, prazo e meta do ciclo operacional no processo produtivo. Esse controle de custos é importante para prestações de contas, compreendidas através de ações para transformação social e econômica, coerente com as estrategias contábeis e preveem sustentabilidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

BERRY, William L.; JACOBS, F. Robert; VOLLMANN, Thomas E.; WHYBARK, D. Clay. Sistema de planejamento e controle da produção para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.

LAUGENI, Fernando Piero; MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2006.

ZACCARELLI, Sérgio Batista. Programação e controle da produção. 5ª edição. São Paulo: Pioneira, 1979.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios


[1]

  1. Braga, Célia. CONTABILIDADE AMBIENTAL: Ferramenta para a Gestão de Sustentabilidade. [S.l.: s.n.], 1ª edição (2007).