Programa 5S + 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Programa 5S + 3 é uma metodologia de administração, desenvolvida a partir do Programa 5s, que busca estruturar o trabalho de forma metódica por meio de um processo de reeducação, que busca a sensibilização e mobilização dos colaboradores na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Aplicação[editar | editar código-fonte]

Promove a mudança de hábitos e comportamentos mediante a reflexão das pessoas acerca dos recursos disponíveis, contribuindo para o combate aos desperdícios e sem requerer investimentos significativos.

Origem[editar | editar código-fonte]

O cenário econômico mundial tem-se alterado muito rapidamente, e na era da competitividade determinados valores, relegados a um segundo plano por sua simplicidade, estão sendo resgatados como elemento diferenciador de competitividade. Dentre eles está o modelo 5S, que na verdade não é tão novo assim, principalmente para o mundo oriental, pois o Japão já o utiliza desde a década de 1960.[1]

Embora muito simples, foi um dos elementos facilitadores para a recuperação da economia daquele país, sendo a base para implantação dos sistemas de qualidade, que deram aos produtos japoneses o padrão de qualidade que possuem atualmente.

Componentes[editar | editar código-fonte]

  1. Seiri (utilização, descarte e seleção).
  2. Seiton (sistematização, ordenação e arrumação).
  3. Seisou (limpeza).
  4. Seiketsu (asseio, saúde e higiene).
  5. Shitsuke (autodisciplina, educação e comprometimento).
  6. Shikari Yaro (determinação e união).
  7. Shido (educação, formação profissional e treinamento).
  8. Setsuyaku (economia e combate aos desperdícios).

Referências

  1. COLENGHI, Vitor Mature (1997). O&M e Qualidade Total: uma integração perfeita. Rio de Janeiro: Qualitymark 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.