Projeção cônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Projeção cônica de Lambert

Projeção cônica é um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada, sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo,[1] ou em que o cone intercepta a esfera em dois paralelos.

Por essa projeção, obtém-se mapas ou cartas com meridianos formando uma rede de linhas retas, que convergem para um ponto, e paralelos constituindo círculos concêntricos que têm este ponto como centro.[1] Um dos pólos (e, eventualmente, o outro) é representado por este ponto de convergência, ou por um arco de círculo cujo centro é este ponto.

Na projeção cônica, as deformações são pequenas próximo ao(s) paralelo(s) de contato, mas tendem a aumentar à medida que as zonas representadas estão mais distantes.

Deve-se recorrer a este tipo de projeção para representar mapas regionais, onde são apresentadas apenas pequenas partes da superfície terrestre.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Mapa do mundo na projeção cônica equidistante meridiana. Observa-se que os dois pólos são representados por círculos

Referências

  1. a b «A summary of map projections in ArcView». Consultado em 17 de abril de 2011. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2009