Projeto Éden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Projeto Éden
Eden Project
Projeto Éden
Panorama do Projeto Éden.
Tipo Complexo de estufas.
Estilo dominante O estilo foi inspirado pela Lua.
Arquiteto Nicholas Grimshaw
Website
Geografia
País Reino Unido
Coordenadas 50° 21' 43" N 4° 44' 41" O

O Projeto Éden (em inglês: Eden Project) é uma atração turística na Cornualha, Reino Unido, incluindo a maior estufa do mundo.[1][2] Dentro dos biomas artificiais estão plantas que são colhidas em todo o mundo. O projeto está localizado em um antigo poço de caulinita, localizado a 2 km da cidade da cidade de St Blazey e a 5 km de St Austell, na Cornualha.[3]

O complexo é constituído por dois compartimentos adjacentes compostos por domos que abrigam espécies vegetais de todo o mundo. Cada gabinete emula um bioma natural. As cúpulas são compostas por centenas de células hexagonais e pentagonais, infladas e o plástico é apoiado por estruturas de aço. A primeira cúpula emula um ambiente tropical e a segunda um ambiente mediterrâneo.

O projeto foi concebido por Tim Smit e projetado pelo arquiteto Nicholas Grimshaw e pela empresa de engenharia Anthony Hunt Associates (agora parte da Sinclair Knight Merz). Davis Langdon realizou a gestão do projeto, Sir Robert McAlpine e Alfred McAlpine[4] realizou a construção e a MERO projetou e construiu os biomas. Land Use Consultores realizou o projeto paisagístico. O projeto levou dois anos e meio para ser construído e foi aberto ao público em 17 de março de 2001.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 3 de agosto de 2010. Arquivado do original em 22 de agosto de 2011 
  2. Beard, Matthew (18 de dezembro de 2001). «The Eden Project». London: The Independent. Consultado em 6 de outubro de 2009. The commercial success of the lottery-funded Eden Project, the world's largest greenhouse, was confirmed yesterday by a report which showed it had generated £111m for the local economy since it opened eight months ago. 
  3. Ordnance Survey (2005). OS Explorer Map 107 - Fowey, Looe & Lostwithiel. ISBN 0-319-23708-3.
  4. «Eden Project - The story so far». Consultado em 3 de agosto de 2010. Arquivado do original em 10 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Projeto Éden
Ícone de esboço Este artigo sobre o Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.