Projeto Biblio Criativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso. Você é encorajado a melhorá-lo(a), mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 13 de dezembro.

Projeto Biblio criativa[editar | editar código-fonte]

Interior da Faculdade de Informação e Comunicação
Emblema da UFG

Biblio criativa é um projeto idealizado pelo grupo de professores do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), coordenado pela professora Geisa Muller. O projeto também é vinculado à incubadora social da Universidade Federal de Goiás (UFG) tendo sido patrocinado por recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. Foi construída uma biblioteca em conjunto com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso (ACOP), localizada na região noroeste de Goiânia.[1]


A biblioteca[editar | editar código-fonte]

O projeto tem como objetivo promover um espaço de aprendizagem conjunta com os catadores de materiais recicláveis. O espaço promove projetos de inclusão digital por meio de cursos de informática permitindo a inserção destas pessoas no ambiente digital, projetos de incentivo leitura e alfabetização de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e o colégio e o colégio Municipal Joel Marcelino. O acervo é processado Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás,utilizando-se o sistema Koha, baseado em uma catalogação e registro de forma simples e acessível aos usuários que farão uso do acervo, que é composto por obras de diversos tipos: histórias em quadrinhos, contos, mangás, literatura brasileira e estrangeira.[2]


=

Referências

  1. Ribeiro, Geisa Müller de Campos; Rezende, Laura Vilela; Gomes, Suely Henrique; Santos Andrea Pereira dos. BIBLIOCRIATIVA: projeto de estruturação de biblioteca para catadores de materiais recicláveis. in: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. v. 13, 2017, Fortaleza. Disponível em:<https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1012/679>. Acesso em: 06 dez. 2018.
  2. Mais Goiás. UFG constrói biblioteca para catadores de materiais recicláveis. Goiânia: Mais Goiás, 2017. Disponível em:<https://www.emaisgoias.com.br/ufg-constroi-biblioteca-para-catadores-de-materiais-reciclaveis/>. Acesso em: 06 dez. 2018.