Proof (rapper)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Proof
ProofAug05.jpg
Proof em agosto de 2005
Informação geral
Nome completo DeShaun Dupree Holton
Também conhecido(a) como Derty Harry, Proof of D12, Proof, Big Proof, Mc Proof, DJ Proof, DJ Seven Deuce
Nascimento 2 de outubro de 1973
Detroit, Michigan
País  Estados Unidos
Data de morte 11 de abril de 2006 (32 anos)
Local de morte Detroit, Michigan  
Gênero(s) Rap
Ocupação(ões) Rapper, compositor, ator, produtor musical
Gravadora(s) Iron Fist Records
Afiliação(ões) Twiztid, D12, Eminem, Promatic, K-Stone, Bizarre, Goon Sqwad, Nate Dogg, 5 Elementz, Soul Intent, 50 Cent, Obie Trice, King Gordy, Tupac Shakur
Influência(s) Snoop Dogg, Dr. Dre, Ice Cube, Big L, Mac Dre, WC

DeShaun Dupree Holton (Detroit, 2 de outubro de 1973 - Detroit, 11 de abril de 2006), mais conhecido pelo nome artístico Proof, foi um rapper americano de Detroit, Michigan. Foi o melhor amigo de Eminem, moravam no mesmo bairro e eram membros do Grupo D-12. Proof influenciou muito o rapper Eminem a seguir a carreira artística no rap. Em 2006, Proof foi baleado e morto durante uma briga na boate CCC, em Detroit.

Início da vida [editar | editar código-fonte]

DeShaun nasceu em 2 de outubro de 1973, em Detroit e era filho de Sharallene Pepper Holton, uma mãe solteira. Era melhor amigo de Eminem e produtor musical. Holton cresceu em Detroit, Michigan, onde ele se envolveu no cenário do rap. Proof era muito conhecido em Detroit, antes mesmo de Eminem, ele costumava ser o apresentador de várias batalhas de rima no local. Proof e Eminem na adolescência, antes da fama, especialmente nas Sextas feiras, saiam de carro pela cidade com armas de PaintBall e atiravam pelas ruas e se divertiam com isso. Até que um dia foram pegos por cinco policiais, foram agredidos e algemados contra o chão. Um deles fez com que Proof comesse grama literalmente e o outro enquanto segurava a orelha de Eminem arrancou os brincos à força. Depois disso foram levados para uma delegacia em Detroit, e lá descobriram que haviam acertado um dos tiros nos genitais de um homem, e se houvesse denúncia de lesão corporal podiam pegar até 5 anos de prisão. Porém o acusador não compareceu no dia da audiência, livrando os dois do julgamento[1][2].

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 11 de Abril de 2006, Proof foi baleado quatro vezes por Mario Etheridge, com dois tiros no peito e dois na cabeça, depois de um desentendimento durante um jogo de bilhar no Clube CCC na 8 Mile, Detroit. Durante o jogo, houve uma discussão entre Keith Bender e Proof, ocasionando em uma briga. Etheridge, primo de Bender, atirou duas vezes para o alto, para acabar com a briga. Proof largou Bender e também sacou sua arma, dando 1 tiro para o alto. Keith Bender veio por trás e começou novamente com a briga, tentando tirar a arma da mão de Proof, foi ai que Bender disparou em direção ao proof, acertando os dois no meio do tiroteio. Proof morreu no mesmo local. Bender veio a falecer 1 semana depois por conta das lesões dos tiros. [3]

Funeral[editar | editar código-fonte]

O funeral de Proof ocorreu em 19 de abril de 2006, alguns amigos como Eminem, Bizarre, seu primo Obie Trice e The Game foram ao funeral. O caixão dourado que carregava Proof, foi levado de carroagem para o Saint Manny Chapel. Proof foi sepultado em Woodlawn Cemetery, localizado em Detroit.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo Álbuns

Ano Álbum
2004 I Miss the Hip Hop Shop
2005 Searching for Jerry Garcia

Discografia com D12

Ano Álbum
1997 The Underground EP
2001 Devil's Night
2004 D12 World

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel
2002 8 Mile Lil Tic
2005 The Longest Yard Basketball Convict

Videografia[editar | editar código-fonte]

Ano Video
1995 "Age Ain't Nothing but a Number"
2000 "The Real Slim Shady"
2000 "Shit on You"
2001 "Purple Pills"
2001 "Fight Music"
2002 "Rap Name"
2003 "Nightmares"
2004 "My Band"
2004 "40 Oz"
2004 "How Come"
2004 "U R The One"
2005 "Like Toy Soldiers"
2005 "Welcome 2 Detroit"
2005 "Gurls Wit Da Boom"

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.