Protocolo de Uqair de 1922

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Percy Cox

O Protocolo de Uqair ou Convenção de Uqair [1] foi um acordo em Uqair em 2 de dezembro de 1922, que definiu as fronteiras entre o Iraque e o Sultanato de Négede (Arábia Saudita moderna) e entre o Cuaite e o Négede. Foi imposto [2] por Percy Cox, o Alto Comissário britânico para o Iraque, em resposta as incursões dos beduínos de Négede sob Ibn Saud. Cox se encontrou com Ibn Saud e Major John More, o agente político britânico para o Cuaite. Os limites incluíam uma zona neutra saudita-iraquiana e uma Zona neutra Cuaite-Arábia Saudita.

O Cuaite não foi permitido qualquer papel no resultado do acordo de Uqair, quando os sauditas e os britânicos decidiram as fronteiras modernas do Cuaite. O Cuaite perdeu mais de dois terços do seu território como resultado do acordo [3] e o sentimento anti-britânico cresceu no Kuwait devido à perda de território.

Referências

  • Lauterpacht, E.; Greenwood, C. J.; Weller, Marc (1 de junho de 1991). «1.6 The determination of boundaries between Iraq, Kuwait and Saudi Arabia (Najd)». The Kuwait Crisis: Basic Documents. [S.l.]: Cambridge University Press. pp. 45–49. ISBN 978-0-521-46308-9 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]