Província da Saxônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Provinz Sachsen
Província da Saxônia

Província

[[Imagem:Coat of Arms of the Archbishopric of Magdeburg.svg|border|30px]]
 
[[Imagem:DEU Provinz Brandenburg 1864-1945 COA.svg|border|30px]]
 
Banner of the Electorate of Mainz.svg
 
Flagge Königreich Sachsen (1815-1918).svg
1816 – 1945 Flag of Saxony-Anhalt.svg
 
Flag of Thuringia.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Saxônia
Província da Saxônia (vermelho), Reino da Prússia (amarelo), dentro do Império Alemão
Continente Europa
Região Europa Central
País Prússia
Capital Magdeburgo
Governo Não especificado
História
 • 1816 Fundação
 • 1945 Dissolução
Área
 • 1939 25 529 km2
População
 • 1816 est. 1 197 053 
 • 1939 est. 3 662 546 

A Província da Saxônia (em alemão: Provinz Sachsen), também conhecida como Saxônia Prussiana era uma província do Reino da Prússia e depois do Estado Livre da Prússia de 1816 até 1945. Sua capital era Magdeburgo.

Foi formada pela fusão de territórios que anteriormente pertenciam à parte norte do Reino da Saxônia e foram cedidos à Prússia em 1815, como o Ducado de Magdeburgo, o Altmark, o Principado de Halberstadt, o antigo Principado francês de Erfurt e outros distritos que tinham sido incluídos na Prússia previamente.

A província era limitada por Hesse-Nassau, Reino de Hanôver e o Ducado de Brunswick ao oeste, Reino de Hanôver e Marca de Brandemburgo ao norte, Marca de Brandemburgo e Silesia ao leste e pelo reino remanescente de Saxônia e pequenos estados de Turíngia ao sul. Sua forma era muito irregular e tinha porções inteiramente cercadas pelo Ducado de Brunswick e por estados da Turíngia. Possuía diversos enclaves, e sua parcela ao norte era quase toda cortada ao sul pelo Ducado de Anhalt. A maioria da população era protestante, com uma minoria católica (cerca de 8% da população em 1905) considerada parte do Principado Episcopal de Paderborn.

História[editar | editar código-fonte]

A Província da Saxônia foi criada em 1816 a partir dos seguintes territórios:

A província da Saxônia era uma das regiões mais ricas da Prússia, com agricultura e indústria altamente desenvolvidas. Em 1932, a província foi ampliada com a adição das regiões em torno de Ilfeld e Elbingerode, que tinham sido anteriormente parte da Província de Hanôver.

Em 1 de Julho de 1944, a província da Saxônia foi dividida em três regiões administrativas. O Regierungsbezirk de Erfurt foi fundido com o Distrito de Herrschaft Schmalkalden da Província de Hesse-Nassau e entregue ao Estado da Turíngia. O Regierungsbezirk de Magdeburgo se transformou na Província de Magdeburgo, e o Regierungsbezirk de Merseburgo se transformou na província de Halle-Merseburg.

Em 1945, a administração militar soviética juntou Magdeburgo e Halle-Merseburgo com o estado de Anhalt na província de Saxônia-Anhalt, com Halle como sua capital. A parte oriental do enclave de Blankenburg (Brunswick) e o enclave da Turíngia (Allstedt) também foram adicionados a Saxônia-Anhalt. Em 1947, a Saxônia-Anhalt se transformou em um estado.

Turíngia e Saxônia-Anhalt foram extintas em 1952, mas recriadas com algumas discretas mudanças de fronteira após a reunificação da Alemanha em 1990 e incorporados aos Estados modernos da Alemanha. Territórios em torno de Torgau, que faziam parte da Saxônia-Anhalt entre 1945 e 1952 foram transferidos à Saxônia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Handbuch der Provinz Sachsen, Magdeburg, 1900.
  • Jacobs, Geschichte der in der preussischen Provinz Sachsen vereinigten Gebiete, Gotha, 1884.
  • Die Provinz Sachsen in Wort und Bild, Berlin, 1900 (reprint: Naumburger Verlagsanstalt 1990, ISBN 3-86156-007-0).