Província de Higo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa das províncias japonesas (1868) com a província de Higo em destaque

Higo (肥後国 Higo no kuni?) foi uma antiga província do Japão na área da atual prefeitura de Kumamoto na ilha de Kyūshū.[1] Higo fazia fronteira com as províncias de Chikugo, Bungo, Hyūga, Ōsumi e Satsuma.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade do castelo de Higo localizava-se em Kumamoto.[2] Durante o Período Muromachi, Higo foi dominada pelo clã Kikuchi, que acabou perdendo a posse no Período Sengoku, e a província foi ocupada por senhores feudais vizinhos, incluindo o clã Shimazu de Satsuma, até que Toyotomi Hideyoshi invadiu Kyūshū e entregou Higo a seus vassalos, primeiro Sasa Narimasa e posteriormente Katō Kiyomasa. Os Katō foram logo expulsos das terras, e a região foi dada ao clã Hosokawa.

Durante o Período Sengoku, Higo foi um grande centro para o Cristianismo no Japão,[3] e é também onde Miyamoto Musashi esteve a convite do daimyo Hosokawa enquanto completava o seu Livro dos Cinco Anéis.

Durante o período Meiji, as províncias do Japão foram convertidas em prefeituras. Os mapas do Japão e da província de Higo foram reformados na década de 1870.[4] Ao mesmo tempo, a província continuou a existir para alguns propósitos. Por exemplo, Higo é explicitamente reconhecido nos tratados de 1894 com os Estados Unidos e o Reino Unido.[5]

Referências

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Higo" in Japan Encyclopedia, p. 310, p. 3190, no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Provinces and prefectures" at p. 780.
  3. «Art of Miyamoto Musashi». ecole-miyamoto-musashi.com. 2009. Consultado em August 12, 2020  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Nussbaum, "Provinces and prefectures" at p. 780.
  5. US Department of State. (1906). A digest of international law as embodied in diplomatic discussions, treaties and other international agreements (John Bassett Moore, ed.), Vol. 5, p. 759.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.