Pontevedra (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Província de Pontevedra)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ponte Vedra
250px
Comunidade autónoma Galiza
Capital Ponte Vedra
Área 4495 km²
População: 944346 (2016)
Fronteiras: Corunha, Lugo, Ourense, Portugal e oceano Atlântico.
Províncias da Espanha Flag of Spain.svg
Ficheiro:Situacion Província de Ponte Vedra.PNG
Localização da província de Ponte Vedra na Galiza

Ponte Vedra é uma das quatro províncias que compõem a comunidade autónoma da Galiza, em Espanha. A sua capital é Ponte Vedra, e o seu município mais populoso é Vigo. Tem 4 495 km² de área e em 2016 tinha 944 346 habitantes (densidade: 210,1 hab./km²).

É limitada a norte pela província de Corunha, a leste pelas de Lugo e Ourense, a oeste pelo oceano Atlântico e a sul por Portugal, do qual está separada pelo rio Minho.

Compreende as comarcas do Salnés, Ponte Vedra, Morraço, Vigo, Val Minhor e Baixo Minho na região costeira, conhecida como Rias Baixas, e as de Caldas de Reis, Tabeirós - Terra de Montes, Deça, Condado e Paradanta no interior, abrangendo um total de 62 municípios.

Ponte Vedra é o centro administrativo, monumental, turístico e judicial, com 82 549 habitantes (2016), ainda que o maior município seja Vigo (292 817 hab.), importante porto marítimo — o primeiro porto pesqueiro da Europa — centro comercial e cabeceira de uma das áreas industriais da Galiza. Outras cidades importantes são Vila-Garcia de Arouça (37 283), Redondela (29 563), Marim (24 878), Cangas (26 584), Estrada (20 891), Lalim (20 044) e Ponte Areias (22 963).

História[editar | editar código-fonte]

Na antiga divisão provincial do Reino da Galiza, em vigor até 1833, a zona norte da actual província de Ponte Vedra pertencia à de Compostela. A zona sul — a mais importante económica e demograficamente — constituía a província de Tui, que na divisão da Galécia feita pelo Império Romano fazia parte do convento bracarense. Na Alta Idade Média pertenceu à sé metropolitana de Braga até que, depois da separação do Condado de Portugal do Reino de Galiza, foi definitivamente adscrita pela força à sé compostelana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.