Província do SS. Nome de Jesus do Brasil (Ordem dos Frades Menores)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil é uma comunidade religiosa católica romana, presente nos estados brasileiros de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, dirigida pelos frades franciscanos, Ordem dos Frades Menores. Se instalaram em Goiás no ano de 1943, a pedido do arcebispo local, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, provindos dos Estados Unidos da América, com sede no estado de New York, com o título de Holy Name Province. Foram encarregados de conduzir as paróquias de Pirenópolis, Anápolis, Catalão e Pires do Rio. Anápolis, que naquele tempo tinha menos de dez mil habitantes, foi escolhida como sede do Comissariado, ou órgão da direção, posteriormente foi elevada à Custódia, Vice-Província e atualmente é uma Província.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Como salesiano e educador, Dom Emanuel Gomes insistiu que os frades assumissem o Ginásio Arquidiocesano e Municipal de Anápolis (Gama), que ainda estava em construção. Terminado o prédio, foi aberto o Colégio São Francisco de Assis, em março de 1945. Logo foi criado o internato para atender as cidades vizinhas.

Com a chegada das primeiras irmãs franciscanas de Allegany, foi inaugurada a Escola Paroquial de Sant'Ana. Em 1948, foi aberta a Escola Paroquial de Santo Antônio, na avenida Tirandentes.

No trabalho pastoral os frades atendiam Souzânia, Interlândia, Ouro Verde e a zona rural, além da cidade. Por muito tempo os frades tomaram conta da Paróquia Bom Jesus. Frei Bernardo desenvolveu trabalho social de atendimento aos pobres.

Em 1954, com o apoio decisivo de moradores da cidade, os frades franciscanos fundaram a Associação Social Franciscana, para patrocinar uma clínica infantil. Outra entidade leiga criou a Fundação Assistência Social de Anápolis e iniciou as atividades da Santa Casa de Misericórdia. Em vista do êxito da clínica infantil, em 1957 a sua construção foi entregue aos frades.

Em três anos, Frei Bernardo levantou o prédio com a ajuda do Comissariado e da população. As irmãs Franciscanas de Allegany aceitaram a administração do hospital, que foi inaugurado em 1961.

Com a finalidade de dar assistência, também, à zona rural, em 1956, Frei Conall adquiriu um programa semanal na Rádio Carajá, para transmitir uma missa dominical, seguida de meia hora de catequese pelo rádio.

Convencidos da importância desse veículo de comunicação, os frades compraram a Rádio Sant'Ana, em 1961. Como havia a necessidade de aumentar a potência de transmissão da Rádio Sant'Ana, preferiu-se fundar uma nova emissora, foi então que nasceu a São Francisco AM, no dia 2 de novembro de 1965.[1]

Governo Provincial (2016-2018)[editar | editar código-fonte]

Ministro Provincial: Fr. Marco Aurélio da Cruz, OFM

Vigário Provincial: Fr. Fernando Inácio Peixoto de Castro, OFM

Definidores: Fr. Wanderley Carvalho do Couto, OFM

Fr. Ednilson Vaz, OFM

Fr. Flávio Pereira Nolêto, OFM

Fr. Donizeti Pereira de Castro, OFM

Referências[editar | editar código-fonte]