Metapsicologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Psicologia metafísica)

O termo metapsicologia pode ser encarado como sinônimo de psicologia metafísica, uma área de estudos da psicologia dedicada ao estudo de fenômenos dos quais a chamada psicologia empírica não se propõe a estudar, por não serem acessíveis ao conhecimento pela experiência e que não pode ser provado pelo método científico proposto pelo positivismo para as ciências.

O termo metapsicologia, porém, tem também um outro significado bastante específico, associado à psicanálise. O termo foi cunhado por Freud em seus estudos sobre as relações entre o inconsciente e a consciência para designar um conhecimento psicológico que considere as dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, que se mostram nessas relações.[1]

De maneira breve e bastante simplificada, o aspecto tópico, dinâmico e econômico poderiam ser descritos como, respectivamente, uma teoria dos lugares¹, das forças e da energia psíquicas.

Convém observar, porém, que tal teoria dos lugares não corresponde a uma busca por localizações físicas para os aconteceres psíquicos, mas sim de delimitar instâncias responsáveis por diferentes funções- por vezes conflitantes.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ASSOUN, Paul Laurent. Introdução à Epistemologia Freudiana. Rio de Janeiro: Imago, 1983.

Referências

  1. Furtado, Ana Maria (dezembro de 2018). «A metapsicologia de Freud». Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro) (39): 275–280. ISSN 1413-6295. Consultado em 28 de outubro de 2020