Psophia ochroptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJacamim-de-costas-amarelas
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
LC[1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neornithes
Superordem: Neognathae
Ordem: Gruiformes
Família: Psophiidae
Género: Psophia
Espécie: P. ochroptera
Nome binomial
Psophia ochroptera
Pelzeln, 1857

O jacamim-de-costas-amarelas (nome científico: Psophia ochroptera) é uma ave gruiforme da família Psophiidae. Seu nome provém do grego psophos, que significa ruído, qualquer som inarticulado, aquele que faz barulho forte; e do grego ökhros, que significa amarelo pálido, e pteros, asa. É considerado por alguns autores uma subespécie do jacamim-de-costas-brancas (Psophia leucoptera), com o nome Psophia leucoptera ochroptera.

Características[editar | editar código-fonte]

O jacamim-de costas-amarelas está confinado a densas florestas tropicais entre os rios Amazonas e Negro. Tem hábito gregário e sedentário, vive em grupos que defendem territórios com fronteiras bem definidas durante todo o ano. É uma ave sensível às alterações de seu habitat e também muito procurada por caçadores. Ave de porte médio que mede entre 45 e 52 centímetros e pesa entre 790 e 1500 gramas com uma média de 1060 gramas de peso. Sua cabeça, pescoço, peito e ventre são pretos. O manto é de coloração escura, com as rêmiges secundárias, a parte inferior do manto e o uropígio na coloração ocre, formando grande mancha ocre na parte posterior do corpo. O interior das penas das asas (primárias, secundárias e seus abrigos) são cinza e limitados do meio para trás por uma faixa castanha-marrom. A garganta e pescoço apresentam uma iridescência esverdeada em fundo púrpura-azul. Os olhos são grandes e de coloração marrom escuro. O bico é uma reminiscência do bico de um pássaro galináceo, sendo afiado, robusto e ligeiramente curvado na ponta e de coloração verde amarelada. Tarsos e pés são verde-oliva. Não apresenta variação da plumagem entre os sexos, mas os machos tendem a ser ligeiramente maiores que as fêmeas.[2]

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Frugívoro, come frutas principalmente aquelas caídas no chão da floresta.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Faz parte de um grupo muito pequeno de aves de reprodução cooperativa com comportamento poliândrico. Todos os membros do bando ajudam na criação da prole. O local escolhido para o ninho são cavidades de árvores que foram originalmente escavados por outras espécies, tais como papagaios, proporcionando assim um abrigo da chuva. Foi registrado um ninho na cavidade de um tronco de árvore, sem teto e a 13,5 metros de altura. A postura é de dois a quatro ovos, mais comumente três.

Os ovos são todos brancos e com 56-61 x 46-50 mm de dimensão. Os ovos eclodem no início da estação chuvosa, época em que os insetos e frutas tornam-se mais abundantes. Em cativeiro verificou-se que os ovos são incubados por 28 dias antes da eclosão.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Ave residente nas densas florestas tropicais não perturbadas, especialmente aqueles ricas em árvores frutíferas, tais como Cecropia e Ficus, mas pode ser encontrada até a altitude de 750 metros. Encontrada mais comumente em áreas com alguma distância de assentamentos humanos.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Endêmico para o norte do Brasil, ocorrendo no norte do estado do Amazonas, entre os rios Amazonas e Negro.[3]

Referências

  1. «IUCN Red List». Consultado em 8 de abril de 2022 
  2. «Wikiaves, a Enciclopédia das Aves do Brasil». Consultado em 8 de abril de 2022 
  3. Ribas, Camila C.; Aleixo, Alexandre; Nogueira, Afonso C. R.; Myiaki, Cristina Y.; Cracraft, Joel (2011). «A palaeobiogeographic model for biotic diversification within Amazonia over the past three million years». Proceedings of the Royal Society B. doi:10.1098/rspb.2011.1120 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.