Pterinopelma sazimai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPterinopelma sazimai

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Gênero: Pterinopelma
Espécie: P. sazimai
Nome binomial
Pterinopelma sazimai
Bertani, Nagahama & Fukushima, 2011

Pterinopelma sazimai é uma espécie de aranha da família Theraphosidae, de coloração azul, descrita em 2012.[1]

A espécie foi descoberta no Brasil por Rogério Bertani, Roberto Hiroaki Nagahama e Caroline Sayuri Fukushima. Conhecida como tarântula-sazima, seu nome honra o zoológico brasileiro Ivan Sazima, que coleta os primeiros espécimes. Já é considerada uma espécie ameaçada pelo tráfico de animais que existe no país.[2]

Habitat[editar | editar código-fonte]

Essa espécie se encontra nos estados do Bahia e Minas Gerais, no Brasil. No momento, essa espécie é só conhecido morar em Brasil. É um escavador obrigatório, e mora nas tocas na terra.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Tarântula-sazima cresce até 14-16 centímetros no comprimento, que se faz uma tarântula de tamanho médio a grande. As fêmeas, como a maioria das tarântulas, são geralmente mais grande que os machos. Seus pelos são pretos, com pelos vermelhos mais compridos no abdômen dorsal. As fêmeas têm uma iridescência azul distinta, que os machos faltam. O juvenil desta espécie é cinza. Essa espécies tem pelos urticantes.

Como um Animal de Estimação[editar | editar código-fonte]

Esta Aranha é popular entre coletores de tarântulas para seu cor brilhante e iridescência única, levando a estar criando como um Animal de Estimação.

Um Macho P. Sazimai

Referências

  1. Rogério Bertani, Roberto Hiroaki Nagahama & Caroline Sayuri Fukushima (2011). «Revalidation of Pterinopelma Pocock 1901 with description of a new species and the female of Pterinopelma vitiosum (Keyserling 1891) (Araneae: Theraphosidae: Theraphosinae)». Zootaxa. 2814: 1–18 
  2. revistagalileu.globo.com/ 6 espécies incríveis descobertas em 2012