Publicação científica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Uma publicação científica ou comunicação científica, contendo um texto científico, é um dos últimos passos de qualquer pesquisa científica, prévio ao debate externo.[1]

A publicação científica iniciou como cartas pessoais entre cientistas, publicação de livros e periódicos (como anuários ou revistas científicas). Atualmente, a mais avançada ferramenta é a internet que apresenta-se apenas como um mecanismo para comunicar as várias fases de investigação científica entre cientistas e militares localizados em diferentes partes do mundo. Se a descoberta científica é de grande importância ou relevância, os meios de comunicação e conferências de imprensa também são utilizados, apesar de ser considerada desonroso apresentações públicas antes de ter comunicado à comunidade científica.

Além de seu uso geral, pode frequentemente ser denominada como comunicação especificamente a um tipo de texto científico, mais ou menos breve, originalmente concebido para a transmissão por via oral; especialmente encaminhado para uma conferência, congresso ou simpósio para estar disponível para os participantes, dando lugar ou não a uma conferência realmente lida nessa referida reunião. Muito geralmente são publicados conjuntamente (como em anais de trabalhos científicos de determinado encontro).

Referências

  1. PEREIRA Jr., A. 2007. A publicação científica na atualidade. J Vasc Bras. 6(4): 307-308