Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pucrs)
Ir para: navegação, pesquisa
PUCRS
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pucrs.png
Lema Ad verum ducit (Conduz à verdade)
Fundação março de 1931 (como Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas)
Tipo de instituição Privada
Docentes 1.470
Total de estudantes 30.000
Reitor(a) Joaquim Clotet,fms
Vice-reitor(a) Evilázio Teixeira,fms
Estado Brasão do Rio Grande do Sul.svg Rio Grande do Sul
Página oficial http://www.pucrs.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, com campi localizados nas cidades de Porto Alegre e Viamão. É uma das maiores e mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior, bem como a maior privada do estado do Rio Grande do Sul e a primeira universidade fundada pela ordem dos Irmãos Maristas no mundo[1] .

A PUCRS possui vinte e duas faculdades em seu Campus Central. O sistema educacional é organizado em cursos e programas, que possibilitam estudos de graduação e pós-graduação, educação continuada, além de atividades de extensão e pesquisa[2] .

No ano de 2013, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC)[3] , utilizado pelo Ministério da Educação brasileiro (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado no país, a PUCRS foi considerada a melhor universidade privada da Região Sul e a terceira melhor no cenário nacional.

A universidade já formou mais de 145 mil alunos nas mais diversas áreas.

Brasão[editar | editar código-fonte]

O brasão da PUCRS é formado, em seu timbre, por uma tiara (ou coroa) e duas chaves papais, sob às quais pende um liste azul com o lema latino Ad verum ducit, que significa "conduz à verdade".[4] Em seu escudo, decorado com pele de arminho, há uma cruz de São Pedro invertida, em cor vermelha, na qual estão estampados o monograma dos Irmãos Maristas e uma estrela de sete pontas.[5]

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Estátua de São Marcelino Champagnat.

A história da Universidade inicia com a vinda para o Brasil dos Irmãos Maristas, uma congregação religiosa fundada por São Marcelino Champagnat no ano de 1817, na França. No ano de 1900, os primeiros Maristas chegaram à cidade de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, a pedido do bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. A partir de então, muitos outros religiosos maristas - tendo sempre como ideal o estilo marista de educar - vieram da Europa.

Em 1904, através das instalações da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre, criou-se a Escola Nossa Senhora do Rosário. A transferência do Colégio Nossa Senhora do Rosário para os arredores da Praça Dom Sebastião, no bairro Independência, ocorreu em 1927. Em março de 1931, fundou-se a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, com apenas nove alunos. Fora o primeiro passo para a constituição da Universidade.

O projeto dos Irmãos Maristas foi conduzido pela visão do Irmão Afonso, com a colaboração do Irmão Faustino João e dos professores Elói José da Rocha, Elpídio Ferreira Paes, Salomão Pires Abrahão, Francisco Juruena, Irmão José Otão e Antônio César Alves, entre outros. Em 1940, foi fundada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, seguida pela Escola de Serviço Social, no ano de 1945, e pela Faculdade de Direito, em 1947. Com as quatro faculdades, a União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE), entidade civil dos Irmãos Maristas, requereu ao Ministério da Educação a equiparação de universidade.

Universidade católica[editar | editar código-fonte]

Pelo decreto nº 25.794, de 9 de novembro de 1948, do presidente Eurico Gaspar Dutra, as faculdades passaram a constituir a Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a primeira criada pelos Irmãos Maristas no mundo.

Em 8 de dezembro de 1948, o então arcebispo de Porto Alegre e chanceler da Universidade, Dom Vicente Scherer, deu posse à primeira administração para o triênio de 1948 a 1951, assim constituída: Reitor, Armando Pereira da Câmara; Vice-Reitor, Irmão José Otão; Diretor da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Francisco Juruena; Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Antônio César Alves; Diretor da Escola de Serviço Social, Mário Goulart Reis; Diretor da Faculdade de Direito, Armando Dias de Azevedo.

Os demais reitores ao longo da história da Universidade foram os professores cônego Alberto Frederico Etges (1951 a 1953), Irmão José Otão (José Stefani) (1954 a 1978), Irmão Liberato (Wilhelm Hunke), que completou o último triênio do Irmão Otão (2/5/1978 a 29/12/1978), Irmão Norberto Francisco Rauch (1979 a 2004) e o Irmão Joaquim Clotet, que desde dezembro de 2004 ocupa o cargo de reitor.

Universidade Pontifícia[editar | editar código-fonte]

No dia 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, por solicitação da mantenedora e do arcebispo Dom Vicente Scherer, outorgou à Universidade o título de Pontifícia. As obras dos Irmãos Maristas sempre foram pautadas pela obediência e respeito às diretivas do Santo Padre, o Papa.

Como Universidade Pontifícia, o arcebispo de Porto Alegre é seu chanceler, hoje Dom Dadeus Grings. Os anteriores foram Dom Vicente Scherer (1948 a 1981), Dom João Cláudio Colling (1981 a 1991) e Dom Altamiro Rossato (1991 a 2001).

Campi[editar | editar código-fonte]

Unidade Endereço
Campus Central Avenida Ipiranga, 6681, bairro Partenon, Porto Alegre
Campus Viamão Avenida Senador Salgado Filho, 7000, bairro Lisboa, Viamão

Ingresso[editar | editar código-fonte]

O concurso vestibular da PUCRS ocorre duas vezes ao ano, no verão e no inverno. O primeiro colocado em cada curso de graduação,no Vestibular de Verão, recebe uma "Bolsa Mérito", isto é, uma bolsa de estudos integral que o isenta do pagamento das disciplinas previstas no currículo do curso almejado.

Outra maneira de ingressar na PUCRS é através do ProUni (Programa Universidade para Todos), ao qual a Universidade aderiu desde sua implantação, em janeiro de 2005. A bolsa ProUni é concedida conforme a classificação do estudante no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio).[6]

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

A PUCRS desenvolve pesquisa de excelência em diversas áreas de conhecimento, através de seus centros de estudos e pesquisas. Os campos que merecem maior destaque são os seguintes: acervos culturais, o aeroespaço, a arqueologia, as células-tronco, a Democracia, a energia solar, genoma e evolução, inteligência artificial, meio-ambiente e armazenamento de carbono, a memória, a televisão digital e a tuberculose[7] .

Cursos de graduação[editar | editar código-fonte]

  • Administração
    • Linha de Formação em Administração de Empresas
    • Linha de Formação em Comércio Internacional
    • Linha de Formação em Empreendedorismo e Sucessão
    • Linha de Formação em Gestão de Tecnologia da Informação
    • Linha de Formação em Marketing

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira do Geoparque Paleorrota.JPG Geoparque Paleorrota

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul