Pudenciana de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a igreja de mesmo nome dedicada a ela, veja Santa Pudenziana.
Santa Pudenciana
Pudenciana de Roma
Santa Pudenciana (dir) e Santa Praxedes (esq), ao lado da Virgem Maria
Mosaico na capela de São Zenão em Santa Prassede.
Mártir
Nascimento ?
?
Morte século II d.C.
?
Veneração por Igreja Católica
Principal templo Santa Pudenziana, em Roma
Festa litúrgica 19 de maio
Atribuições Ao lado da irmã, Santa Praxedes
Padroeira Filipinas[1]
Portal dos Santos

Santa Pudenciana é uma santa tradicional cristã do século II d.C. Ela é também por vezes chamada de Pudentiana e aparece frequentemente ao lado de sua irmã, Santa Praxedes.

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com a acta, publicada pelos bolandistas (datando do século VIII d.C.), e com a martirologia tradicional, ela era uma virgem romana durante o cristianismo primitivo, filha de São Pudêncio, "amiga dos apóstolos", e irmã de Praxedes. Ela e Pudenciana, junto com o presbítero Pastor e o Papa Pio I, construíram um batistério na igreja que existia na casa de seu pai e começaram a batizar os pagãos. Pudenciana morreu com a idade de 16 anos, provavelmente martirizada, e está enterrada ao lado do pai na Catacumba de Santa Priscila, na Via Salária.

Embora haja evidência da existência de Pudêncio, não há nenhuma que seja direta para a de Pudenciana ou sua irmã, Praxedes. É possível que a "ecclesia Pudentiana" ("Igreja de Pudêncio") da Igreja antiga tenha sido mal-entendida e se transformado em "Santa Pudenciana".

Pudenciana era comemorada no dia 19 de maio no Calendário Romano Geral de 1962, mas atualmente não consta mais no Calendário de Santos.

O conquistador Miguel Lopez de Legaspi, que fundou a cidade de Manila em 1571, conseguiu a posse do território em 19 de maio daquele ano, na festa de Santa Pudenciana (em castelhano: Potenciana) e a declarou como patrona do que no futuro será as Filipinas[1].

Referências

  1. a b «Manila Cathedral History» (em inglês). Site oficial. Consultado em 2 de agosto de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pudenciana de Roma