Pukwudgie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um Pukwudgie, também soletrado Puk-Wudjie (em outra grafia, Puck-wudj-ininee, é traduzido pelo geógrafo americano Henry Schoolcraft como "pequeno homem selvagem da floresta que desaparece")[1], é uma criatura humana encontrada no folclore de Delaware e Wampanoag, às vezes dita de 4 a 5 pés de altura (120 a 150 cm).

Segundo a lenda, as criaturas podem aparecer e desaparecer à vontade, atrair as pessoas para suas mortes, usar magia, lançar flechas venenosas e criar fogo[2].

Os nativos americanos acreditavam que os Pukwudgies já foram amigáveis aos humanos, mas depois se voltaram contra eles, e é melhor deixá-los em paz. De acordo com a lenda, uma pessoa que irritasse um Pukwudgie estaria sujeita a truques desagradáveis, ou sujeita a ser seguida pelo Pukwudgie, que causaria problemas para eles. Eles são conhecidos por sequestrar pessoas, empurrá-las de penhascos, atacar suas vítimas com facas curtas e lanças e usar areia para cegar suas vítimas[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Close [1] Hoffman, Charles Fenno (1850). The Poems of Charles Fenno Hoffman. D. Appleton & Co. p. 211.
  2. Theresa Bane (30 August 2013). Encyclopedia of Fairies in World Folklore and Mythology. McFarland. pp. 284–. ISBN 978-1-4766-1242-3.
  3. The Good Giants And The Bad Pukwudgies. Jean Fritz; illustrations by Tomie de Paola. Putnam, 1982