Pulaski (ferramenta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A cabeça de um Nupla PA375-LESG Pulaski

O Pulaski é uma ferramenta manual usada no combate de incêndios florestais.

A ferramenta combina um machado e uma Enxó como cabeça, semelhante à de uma picareta, com um cabo rígido de madeira, plástico ou fibra de vidro. O Pulaski é uma ferramenta versátil para a construção de faixas de terra limpa, visto que ele pode ser usado tanto para cavar o solo quanto para cortar madeira. Ele também está bem adaptado para a construção de trilhas, para jardinagem e para outros trabalhos ao ar livre. Como ferramenta de jardinagem ou escavação, é eficaz para cavar buracos em solos duros ou cobertos de raízes.

A invenção do Pulaski é creditada a  Ed Pulaski, um policial florestal do Serviço Florestal dos Estados Unidos, em 1911,[1][2] apesar do fato de que uma ferramenta semelhante fora introduzida pela primeira vez em 1876 pela Collins Tool Company. Ed Pulaski era famoso por tomar medidas que salvaram a vida de uma equipe de 45 bombeiros durante o desastroso incêndio de Idaho, em Agosto de 1910. Sua invenção (ou reinvenção[3]) da ferramenta que leva o seu nome pode ter sido um resultado direto do desastre, uma vez que ele vira a necessidade de melhores ferramentas no combate a incêndios. Ed Pulaski refinou ainda mais a ferramenta em 1913, que passou a ser utilizada na região das Montanhas Rochosas. Em 1920, o Serviço Florestal liberou para que a ferramenta passasse a ser manufaturada comercialmente, mas continuou sendo utilizada apenas regionalmente por alguns anos. A ferramenta tornou-se um padrão nacional na década de 1930.

Levantar a ferramenta acima da altura da cabeça, enquanto a gira é desencorajado, pois isso desperdiça energia e cria riscos de segurança.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Spadafora, Ronald. McGraw-Hill's Firefighter Exams. [S.l.: s.n.] 
  2. Egan, Timothy. The Big Burn: Teddy Roosevelt & the Fire that Saved America. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-547-39460-2 
  3. «The True Story of the Pulaski Fire Tool» (PDF). Fire Management Notes. 47 
  4. Hallman, Richard; Hutcheson, William; Mrkich, Dale. Handtools for trail work. [S.l.: s.n.] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]