Dookie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pulling Teeth (canção))
Dookie
Dookie
Álbum de estúdio de Green Day
Lançamento 1 de Fevereiro de 1994
Gravação Setembro e Outubro de 1993
Gênero(s) Punk rock
Pop punk
Duração 39 m 46 s
Gravadora(s) Reprise Records
Produção Green Day e Rob Cavallo
Cronologia de Green Day
Kerplunk
(1992)
Insomniac
(1995)
Singles de Dookie
  1. "Longview"
  2. "Welcome to Paradise"
  3. "Basket Case"
  4. "She"
  5. "When I Come Around"

Dookie é o terceiro álbum de estúdio lançado pela banda norte-americana de punk rock Green Day em 1º de fevereiro de 1994. Tornou-se uma sensação no cenário musical mundial, causou grandes controvérsias na comunidade do punk rock, muitas críticas alegando que a banda estava se vendendo. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.[1]

Com singles como "When I Come Around", "Basket Case" e "Longview", todos indo para o primeiro lugar na parada musical de rock moderno da Billboard, Dookie logo ficou em primeiro lugar na parada dos álbuns, ganhou um Grammy por "Melhor Álbum de Música Alternativa".

"Longview", uma das músicas neste álbum, é sobre masturbação e maconha induzida por tédio. Esta canção é muito parecida com a canção "New Rose" da banda The Damned com os mesmos solos de bateria e guitarras extremamente rápidas. Também mostra uma linha interessante de baixo que é uma das marcas do baixista Mike Dirnt. Esta canção foi um dos primeiros sucessos gerais do Green Day.

O álbum foi produzido por Rob Cavallo e pela própria banda, e os engenheiros de som foram Neill King e Casey McCrankin.

Nos Estados Unidos, Dookie atingiu a marca dos 12 milhões de cópias vendidas, mundialmente o álbum vendeu cerca de 30 milhões de cópias.

Antecedentes e gravação[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso do segundo álbum Kerplunk, uma série de grandes gravadoras se interessaram no Green Day. Representantes de várias etiquetas tentaram seduzir a banda a assinar um contrato, convidando-os para as refeições para discutir um acordo, com um gerente e até mesmo convidar o grupo para ir a Disney. A banda recusou esses avanços até encontrar o produtor da Reprise Records, Rob Cavallo. Eles ficaram impressionados com o seu trabalho com o colega californiano da banda The Muffs. Eventualmente, a banda deixou sua gravadora independente Lookout! Records em termos amigáveis, e assinou contrato com a Reprise. O clube 924 Gilman Street proibiu o Green Day de entrar desde a assinatura com a grande gravadora. Refletindo sobre o período, o vocalista Billie Joe Armstrong disse à revista Spin em 1999, "Eu não poderia voltar para a cena punk, se nós éramos o maior sucesso no mundo ou o maior fracasso [...] A única coisa que eu podia fazer era pegar minha bicicleta e ir para a frente". Cavallo foi escolhido como o principal produtor do álbum, e Jerry Finn como o mixer. O Green Day originalmente deu a primeira fita demo para Cavallo, e após ouvi-la, ele percebeu que "tinha tropeçado em algo grande". A sessão de gravação da banda durou três semanas e o álbum foi remixado duas vezes. Armstrong afirmou que a banda queria criar um som "seco", semelhante ao do álbum do Sex Pistols ou aos primeiros álbuns do Black Sabbath". A banda sentiu a mistura original a ser insatisfatória. Cavallo concordou, e foi remixada a Fantasy Studios em Berkeley, Califórnia. Armstrong disse depois de sua experiência de estúdio "Tudo já estava escrito, tudo o que tínhamos a fazer era lançá-lo".

Composição[editar | editar código-fonte]

Muito do conteúdo do álbum foi escrito por Armstrong, exceto "Emenius Sleepus", escrito pelo baixista Mike Dirnt e a faixa escondida, "All by Myself", que foi composta pelo baterista Tré Cool . O álbum tocou várias experiências dos membros da banda, incluiu temas como ansiedade, ataques de pânico, masturbação, orientação sexual, tédio e ex-namoradas. O single "Longview" tinha uma linha do baixo feita por Mike Dirnt que escreveu sob a influência de LSD . Ele originalmente esqueceu muito dela, mas as porções lembradas foram incluídas na canção. Armstrong afirmou que a canção era principalmente sobre o tédio, masturbação e fumar maconha, como é evidente em algumas das letras.

"Welcome to Paradise", é o segundo single do Dookie, estava originalmente no álbum Kerplunk na segunda faixa. A canção foi regravada com um som menos granulado para Dookie. A canção nunca teve um videoclipe oficial, no entanto, um certo desempenho ao vivo da canção é freqüentemente associada como um videoclipe. O vídeo está localizado no site oficial do Green Day. O hit "Basket Case", que apareceu em muitas paradas de singles em todo o mundo, também foi inspirado pelas experiências pessoais de Armstrong. A canção trata de ataques que Armstrong sofria como ansiedade. O vídeo da música foi filmado em uma instituição mental abandonada.

O single, "She", foi escrito por Armstrong sobre uma ex-namorada que lhe mostrou um poema feminista com um título idêntico. Em contrapartida, Armstrong escreveu a letra de "She" e mostrou a ela. Mais tarde, ela mudou-se para o Equador, o que levou Armstrong para colocar "She" no álbum. A mesma ex-namorada é o tema das músicas "Sassafras Roots" e "Chump".

O último single, "When I Come Around", foi novamente inspirado por uma mulher, embora este momento sobre a esposa de Armstrong. Após uma disputa entre o casal, Adrienne Armstrong deixou ele passar algum tempo sozinho. O vídeo apresentou os três integrantes da banda andando ao redor de Berkeley e San Francisco durante a noite, terminando de volta ao local onde iniciou a caminhada.

Billie Joe Armstrong escreveu a canção "In the End", sobre sua mãe e seu marido. Armstrong é citado dizendo: "Essa música é sobre o marido da minha mãe, não é realmente sobre uma menina, ou como alguém diretamente relacionado a mim em um relacionamento, In the End é sobre minha mãe". Armstrong também escreveu a canção "Having a Blast" quando estava em Cleveland em 1992. O baixista Mike Dirnt declarou em uma entrevista que, embora ele usou um baixo Gibson G3, ele gravou Dookie com variados Baixos Fender Precision.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
AllMusic 4.5 de 5 estrelas.[2]
The New York Times (favorável)[3]
Robert Christgau A−[4]
Rolling Stone 5 de 5 estrelas.[5]
Ultimate Guitar 9.4/10[6]
Punknews.org 5 de 5 estrelas.[7]
Billboard 4.5 de 5 estrelas.[8]
Sputnik Music 5 de 5 estrelas.[9]
Alternative Press 5 de 5 estrelas.[10]

Dookie foi aclamado pela crítica especializada. O AllMusic descreveu Dookie como "uma peça estelar do punk moderno que muitos tentaram imitar mas ninguém conseguiu superar".[11]

Em 1994, a Time reivindicava Dookie como o terceiro melhor álbum do ano e melhor álbum de rock de 1994. O New York Times, no início de 1995, descreveu o som de Dookie como "Punk se transforma em pop em músicas rápidas, engraçadas, cativantes, alta potência sobre choramingar".

O New York Times, enquanto cortesia na qualidade geral do álbum, notou que o som pop do Dookie só remotamente se assemelhava a música punk.[12] A banda inicialmente não respondeu a estes comentários, mas mais tarde afirmou que eles estavam "apenas tentando ser eles mesmos" e que "é a nossa banda, podemos fazer o que quisermos". Mike Dirnt afirmou que o álbum, Insomniac, um dos álbuns mais pesado da banda, foi a banda liberando sua raiva contra todas as críticas dos críticos musicais e fãs antigos.

Juntamente com o Smash do The Offspring,[13][14] Dookie foi creditado por ajudar a trazer o punk rock de volta na cultura mainstream da música.

Em abril de 2014 a Rolling Stone colocou o álbum em primeiro na sua lista dos 40 melhores discos do ano de 1994".[15] Um mês mais tarde, o Loudwire colocaria Dookie em primeiro lugar na lista "dos 10 melhores albuns de Hard Rock de 1994".[16] O Guitar World listou Dookie em décimo terceiro na lista dos "50 álbuns icônicos de 1994".[17]

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

A informação relativa aos reconhecimentos de Dookie é adaptado da Acclaimed Music.

Publicação País Elogio Ano Posição
Kerrang! Reino Unido Kerrang! 100 álbuns que você deve ouvir antes de morrer[18] 1998 33
Classic Rock & Metal Hammer Reino Unido Os 200 melhores álbuns dos anos 90[19] 2006 N/A
Robert Dimery Estados Unidos 1001 discos para ouvir antes de morrer[20] 2005 N/A
Rolling Stone Estados Unidos 500 melhores álbuns de sempre[21] 2003 193
Rolling Stone Estados Unidos Melhores Álbuns de 1994 (Escolha dos Leitores)[22] 1994 1
Rolling Stone Estados Unidos Melhores Álbuns dos anos 90[23] 2010 30
Spin Estados Unidos 100 Maiores Álbuns, 1985-2005[24] 2005 44
Rock and Roll Hall of Fame Estados Unidos Top 200 Álbuns de Todos os Tempos[25] 2005 50

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Duração
1. "Burnout"   2:07
2. "Having a Blast"   2:44
3. "Chump"   2:54
4. "Longview"   3:59
5. "Welcome to Paradise"   3:44
6. "Pulling Teeth"   2:30
7. "Basket Case"   3:03
8. "She"   2:14
9. "Sassafras Roots"   2:37
10. "When I Come Around"   2:58
11. "Coming Clean"   1:34
12. "Emenius Sleepus"   1:43
13. "In the End"   1:46
14. "F.O.D./All By Myself"   5:46
Duração total:
39:46

Pessoal[editar | editar código-fonte]

Produção

  • Rob Cavallo; Green Day — produtores
  • Jerry Finn — mixer
  • Neill King — engenheiro
  • Casey McCrankin — engenheiro
  • Richie Bucher — artista da capa
  • Ken Schles – fotografia
  • Pat Hynes – arte do livreto

Paradas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «2007 National Association of Recording Merchandisers». timepieces (em inglês). 2007. Consultado em 24 de maio de 2010 
  2. «Dookie Review». AllMusic. Consultado em 16 de julho de 2007 
  3. Pareles, Jon (5 de janeiro de 1995). «The Pop Life». New York Times. Consultado em 21 de julho de 2007 
  4. Robert Christgau: CG: Green Day
  5. Rolling Stone review
  6. [1]
  7. greg0rb (30 de julho de 2014). «Green Day – Dookie». Punknews.org. Consultado em 22 de agosto de 2015 
  8. [2]
  9. [3]
  10. Raub, Jesse (22 de junho de 2010). «Green Day – Dookie». Alternative Press. Consultado em 22 de agosto de 2015. Arquivado do original em 29 de agosto de 2010 
  11. «2007 National Association of Recording Merchandisers». timepieces (em inglês). 2007. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  12. «1995 National Association of Recording Merchandisers». timepieces (em inglês). 1995. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  13. «2004». timepieces (em inglês). 2004. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  14. «2014 National Association of Recording Merchandisers». timepieces (em inglês). 2014. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  15. «2014 Rolling Stone». timepieces (em inglês). 2014. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  16. «2014 Loudwire» 🔗. timepieces (em inglês). 2014. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  17. «2014 Guitar World». timepieces (em inglês). 2014. Consultado em 11 de dezembro de 2014 
  18. «Kerrang! – The Kerrang! 100 Albums You Must Hear Before You Die». Acclaimed Music. Consultado em 16 de julho de 2007 
  19. «Acclaimed Music – Classic Rock and Metal Hammer 200 List». Acclaimed Music. Consultado em 16 de julho de 2007 
  20. Dimery, Robert – 1001 Albums You Must Hear Before You Die; page 855
  21. «The 500 Greatest Albums of All Time». Rolling Stone. 10 de dezembro de 2003. Consultado em 16 de julho de 2007. (pede subscrição (ajuda)) 
  22. «Rocklist.net....Rolling Stone (USA) End of Year Lists». Rolling Stone 
  23. «100 Best Albums of the Nineties: Green Day, 'Dookie'». Rolling Stone. 27 de abril de 2011. Consultado em 3 de agosto de 2011 
  24. «Spin Magazine – 100 Greatest Albums, 1985–2005». Consultado em 16 de julho de 2007. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2007 
  25. «The Definitive 200». Rock and Roll Hall of Fame. Consultado em 18 de agosto de 2007. Arquivado do original em 13 de agosto de 2007 
  26. «Green Day Biography». Billboard. Consultado em 16 de julho de 2007 
  27. «Gold and Platinum». RIAA. Consultado em 10 de junho de 2009 
  28. a b «UK Albums Chart archives». everyhit.com. Consultado em 16 de julho de 2007 
  29. http://www.bpi.co.uk/certifiedawards/search.aspx (Search "Green Day")
  30. http://www.bpi.co.uk/certifiedawards/search.aspx
  31. a b «Swedish Albums Chart archives». hitparad.se. Consultado em 16 de julho de 2007 
  32. a b «New Zealand Albums Chart archives». charts.org.nz. Consultado em 16 de julho de 2007 
  33. «Discography Green Day». australian-charts.com. Consultado em 4 de outubro de 2009 
  34. «Finnish Chart Archives». finnishcharts.com. Consultado em 16 de julho de 2007 
  35. «Swiss Chart Archives». hitparade.ch. Consultado em 16 de julho de 2007 
  36. a b «Green Day single chart history». Billboard. Consultado em 16 de julho de 2007 
  37. «Green Day French single chart history». Consultado em 16 de julho de 2007