Pumsae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pumsae
Informações gerais
Local(is) de origem  Coreia do Sul
Escopo Sequência de movimentos em simulação de luta
Outras artes marciais
Técnica(s) correspondente(s) China: Kati ou tàolù
Japão: Kata
Cronologia das artes marciaisLista de artes marciaisProjeto Artes Marciais

Pumsae, hyeong, teul e kihon são termos coreanos utilizados para se referir às "fórmulas" ou "formas" típicas das artes marciais coreanas.[1] Por vezes, pumsae é escrito como pumse, poomsae ou poomse. Hyeong pode também aparecer escrito como hyung, e teul como tul. Estas variações surgem pela maneira como são lidos estes termos.

Uma fórmula ou pumsae, é um conjunto sequencial de movimentos típicos preestabelecidos da arte marcial, representando uma luta contra um oponente imaginário. Podem ser ou não utilizadas armas na realização de uma pumsae. As pumsae permitem, ao artista marcial, praticar as posições e técnicas de defesa e ataque num combate simulado, oferecendo, assim, um ambiente mais controlado para o aperfeiçoamento dos movimentos.

As pumsae são também uma forma paralela de avaliação e competição em relação ao sparring, ou combate. Na avaliação da pumsae podem ser avaliados factores como a energia, velocidade, precisão, controlo e coordenação.

Referências

  1. VELTE, H. Dicionário ilustrado de budô. Tradução de S. Pereira Magalhães. Rio de Janeiro. Tecnoprint.

Ver também[editar | editar código-fonte]