Punho de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Punho de Ferro
Punho de Ferro (Marvel Comics).jpg
Capa variante de The Immortal Iron Fist #1 (Novembro de 2006); arte de David Aja.
Outro(s) nome(s) Daniel "Danny" Thomas Rand-K'ai
Origem Montanhas Tibetanas
Ocupação Artista marcial, Empresário, Professor de Kung Fu
Afiliações Heróis de Aluguel
Vingadores
Defensores
Novos Vingadores
Armas Imortais
Criado por Roy Thomas
Gil Kane
Primeira aparição Marvel Premiere #15
(Maio de 1974)
Editora(s) Marvel Comics
Afiliações Heróis de Aluguel
Vingadores
Defensores
Novos Vingadores
Armas Imortais
Parceria Luke Cage, Demolidor, Misty Knight
Codinomes conhecidos Arma Imortal, Demolidor, A Arma Viva, Jovem Dragão, Danny Rand.
Habilidades
  • Manipulação do Chi
  • Exímio artista marcial
    (Mestre do Kung Fu)
  • Fator de cura acelerado
  • Força, resistência, agilidade e velocidade aprimoradas pelo Chi
  • Capacidade de fundir sua mente com a de outras pessoas

O Punho de Ferro (Iron Fist no original em inglês) alter ego de Daniel "Danny" Rand, é um personagem fictício, um super-herói que aparece nas revistas em quadrinhos (banda desenhada em Portugal) americanas publicadas pela Marvel Comics. Criado por Roy Thomas e Gil Kane, Punho de Ferro apareceu pela primeira vez na Marvel Premiere #15 (maio de 1974). O personagem é um lutador de artes marciais e o portador de uma força mística conhecida como o Punho de Ferro, que lhe permite convocar e focar seu chi. Ele estrelou sua própria série solo na década de 1970 e compartilhou o título Power Man and Iron Fist por vários anos com Luke Cage, em parceria com Cage para formar a equipe de super-heróis Heróis de Aluguel. O personagem tem estrelado vários títulos solo, incluindo The Immortal Iron Fist, que expandiu sua história de origem e a história do Punho de Ferro.

Punho de Ferro foi adaptado para aparecer em várias séries de televisão animadas e jogos eletrônicos. O ator Finn Jones interpreta o personagem na série de televisão Iron Fist desenvolvido para Netflix e está definido para reprisar o papel em The Defenders, como parte do Universo Cinematográfico Marvel.

No Brasil o personagem também já foi chamado de Punhos de Aço.[1]

Publicação[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro foi outro personagem Marvel que assim como O Mestre do Kung Fu tentou aproveitar a onda de filmes marciais dos anos 70 [2]. Seu poder era concentrar sua força interior em um dos punhos, o tornando duro como ferro. Daí seu nome heróico. Teve uma fase de sucesso quando foi desenhado pelo então promissor artista John Byrne e roteirizada por Chris Claremont. Essa dupla ficaria famosa pela série de histórias posteriormente produzidas da equipe mutante dos X-Men. Uma curiosidade é que em uma das histórias da dupla, um vilão canadense tem sua estreia nos quadrinhos. Dentes-de-Sabre antes um mercenário de pouca importância, que passaria a ser relevante a outro personagem mutante, Wolverine.

Roy Thomas afirma que se inspirou em filme de kung fu e um herói da Era de Ouro dos Quadrinhos, Amazing Man, criado por Bill Everett.[3]

Após algumas histórias solo (publicadas originariamente no Brasil pela editora Bloch em revista própria), Punho de Ferro teve a sua revista fundida com a de outro herói, Luke Cage (com trejeitos inspirados no lutador Mohamed Ali) e que depois passaria a se denominar simplesmente Cage. Com a saída de Byrne, a revista acabou por ser cancelada.

Origem[editar | editar código-fonte]

Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra a cada 15 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la. Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti. Após 15 anos e ao fim de seu treinamento onde aprende a controlar seu Ki (sua energia espiritual), recebe uma " tatuagem " em forma de dragão alado em seu peito. Após esse tempo quando a cidade voltou a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança.

Heróis de Aluguel[editar | editar código-fonte]

Enquanto trabalhava em segredo, Misty Knight se infiltra na organização do senhor do crime John Bushmaster. Quando Bushmaster descobre a traição de Knight, ele rapta Claire Temple e Noah Burstein, associados próximos de Luke Cage, mais conhecido como Poderoso, e os mantém reféns para forçar Cage a eliminar Knight. Punho de Ferro está na mão para detê-lo, no entanto, após uma batalha, a verdade sai. Rand ajuda Cage e as Filhas do Dragão (Knight e Wing) a combater Bushmaster, Templo de resgate e Burstein, e obter provas que provam a inocência de Cage de acusações de drogas anteriores. Depois, Punho de Ferro e Poderoso se tornam parceiros, formando a Heróis de Aluguel, Inc.[4][5][6]

Ressureição[editar | editar código-fonte]

Enquanto em estase em K'un-L'un com o H'ylthri, Punho de Ferro consegue focar seu chi, curando o câncer. Mais tarde ele é libertado da estase por Namor.[7][8][9]

Rand e Cage reformam a Heróis de Aluguel, Inc. com uma equipe expandida, desta vez trabalhando para a Oracle Corporation da Namor. Namor finalmente dissolve a Oracle, assim como Heróis de Aluguel, Inc.

O Punho de Ferro mais tarde perde seus poderes a Junzo Muto,[10][11][12] o jovem líder do Tentáculo, e subsequentemente se torna o guardião de um bloco de dragões deslocados em Tokyo.[13][14][15][16] Seus poderes são finalmente restaurados por Chiantang, que faz lavagem cerebral no Punho de Ferro e o força a lutar com o Pantera Negra. Pantera Negra é capaz de liberar Punho de Ferro do controle da criatura, e os dois trabalham juntos para derrotar o Dragão Negro em Wakanda.[17][18][19]

Na minissérie Iron Fist, Miranda Rand-K'ai também retorna dos mortos. Os H'ylthri revivem ela e prometem devolvê-la à vida completa se ela recuperar o artefato extra-dimensional conhecido como a Chave do Zodíaco. Para este fim, ela toma a identidade de Death Sting, trazendo-a em conflito com Punho de Ferro, da mesma forma com a S.H.I.E.L.D.. Quando os H'ylthri tentam matar Punho de Ferro, Miranda transforma o poder da Chave do Zodíaco contra eles, aparentemente se matando no processo. No entanto, a exposição a produtos químicos das vagens H'ylthri impediu sua morte.

Posando como Demolidor[editar | editar código-fonte]

Rand como Demolidor; arte de Michael Lark.

Rand se disfarça como Demolidor para convencer a mídia e o público de que Matt Murdock não é o vigilante mascarado.[20]

Durante a Guerra Civil, ele se opõe à Lei de Registro de Super-Humanos, juntando-se ao Capitão América enquanto ainda finge ser Demolidor. Rand é apreendido pelas forças Pro-Registro.[21] Mais tarde, ele é libertado da prisão da Zona Negativa, juntando-se à equipe do Capitão América para combater as forças do Homem de Ferro.[22]

Novos Vingadores[editar | editar código-fonte]

Após a prisão do Capitão América, Rand junta-se aos Novos Vingadores, um grupo subterrâneo fornecido com acomodações seguras pelo Doutor Estranho e que inclui seu ex-companheiro de equipe Luke Cage.[23] No olho do público, Rand é capaz de evitar a prisão com lacunas legais.[24] Rand deixa os Novos Vingadores devido a uma variedade de problemas, mas permite que eles saibam se eles precisam dele para dar-lhe uma chamada. Ele mais tarde auxilia os Novos Vingadores na localização e resgate Cage de Norman Osborn depois que ele sofreu um ataque cardíaco e foi sumariamente tomado sob custódia como um fugitivo.[25]

Marvel NOW![editar | editar código-fonte]

Na era Marvel NOW!, Punho de Ferro se junta com Luke Cage como os Heróis de Aluguel, tendo sido contratado pelo Bumerangue para prender seus ex-colegas no Sexteto Sinistro.[26]

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Mergulhando os punhos no coração fundido do dragão Shou-Lao infundiu a energia sobre-humana do dragão em Rand. Isto, junto com o treinamento de Lei Kung, o Trovão deu a Rand o poder do Punho de Ferro, permitindo que ele chamasse e focalizasse sua energia do chi (também chamada energia natural ou energia da força da vida) para realçar suas habilidades naturais a níveis extraordinários. Sua força, velocidade, resistência, durabilidade, agilidade, reflexos e sentidos podem ser muito intensificados.

Ele é capaz de concentrar seu próprio chi e a energia sobre-humana do coração de Shou-Lao em sua mão, com ela se manifestando como um brilho sobrenatural em torno de sua mão e punho. Tão concentrado, este "punho de ferro" pode atacar com dureza sobre-humana e impacto, enquanto sua mão se torna insensível à dor e lesão. No entanto, a façanha de convocar a potência necessária deixa Rand fisicamente e mentalmente esgotado, incapaz de repetir o ato por um tempo, até mesmo um dia inteiro em determinadas situações.

Após bastante treinamento, Danny se torna um grande dominador de sua energia. Ele consegue concentrá-la por todo o seu corpo, moldá-la e aperfeiçoar seus golpes. Ele também pode focar seu chi internamente para curar a si mesmo, ou externamente para curar as lesões deoutros, assim como dar a si mesmo sentidos psíquicos e telepaticamente fundir sua consciência com a mente de outra pessoa.

Rand é também um habilidoso acrobata, ginasta, e um mestre de todas as artes marciais de K'un Lun, assim como vários estilos de luta da Terra.

Após o domínio de suas principais técnicas, o tempo passa e em um treinamento em K'un Lun, Danny lê o livro sagrado com os segredos dos antigos Punhos de Ferro e domina toda a doutrina. Após a leitura de tal livro, seus poderes aumentam não revelados até que ponto.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

MC2[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro é aposentado após a morte de Misty Knight (sua esposa neste universo). No entanto, ele temporariamente volta a vestir seu traje para ajudar Spider-Girl contra o poder do Punho do Dragão.[27]

Zumbis Marvel[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro é mostrado duas vezes em batalha durante a minissérie de Zumbis Marvel. Ele pode ser visto em vários painéis, um deles sendo mordido por uma versão zumbi de Luke Cage e em outro painél perfurando o peito da zumbificada Gata Negra e mais uma vez sendo mordido, Aparentemente evitando a infecção através de suas habilidades de cura.[28] Um Punho de Ferro diferente aparece em Marvel Zombies Return em um universo alternativo onde ele não é afetado pelo surto de zumbis até que o Wolverine do universo Zumbis Marvel o mata com suas garras.[29]

Ultimate[editar | editar código-fonte]

No Universo Ultimate ele aparece pela primeira vez nas primeiras edições, depois aparece no Arco dos Guerreiros, e na edição 109 ele é visto junto a sua filha e a mãe de sua filha Colleen Wing.

Dinastia M[editar | editar código-fonte]

Na realidade Dinastia M, Danny Rand emerge de K'un-Lun, desconhecendo o planeta dominado por mutantes. Ele é atacado por policiais mutantes e, eventualmente, se junta ao Movimento de Resistência Humana de Luke Cage.[30]

Terra-13584[editar | editar código-fonte]

Na dimensão de bolso da I.M.A. da Terra-13584, Punho de Ferro aparece como um membro da gangue do Homem-Aranha.[31]

Deadpool 2099[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro é um dos poucos heróis ainda vivos em 2099, ele é conhecido como o "Defensor das Ruas", ele agora lidera um grande grupo de artistas marciais para continuar suas atividades de vigilante. Deadpool solicita sua ajuda para ajudar a lidar com a filha de Wade, Warda, e Rand concorda em ajudar seu amigo mais velho vivo.[32]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Punho de Ferro aparece em Esquadrão de Heróis no episódio "A Brat caminha entre nós", dublado por Mikey Kelley.
  • Punho de Ferro aparece em The Avengers: Earth's Mightiest Heroes no episódio de "O Roubo do Homem-Formiga", dublado por Loren Lester reprisando seu papel de Ultimate Marvel vs Capcom 3. Ele e Luke Cage são contratados por Henry Pym para recuperar seu traje roubado por Scott Lang. O personagem aparece mais tarde nos episódios "Yellowjacket", "New Avengers" e "Avengers Assemble".
  • Punho de Ferro também aparece na minissérie Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload, dublado por Greg Cipes.

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

  • Logo da Série
    Marvel's Iron Fist conta a história do bilionário Danny Rand, que retorna a Nova York após anos desaparecido. É interpretado pelo ator Finn Jones (Loras em Game Of Thrones). A série faz parte de um pacote de cinco seriados que a Marvel fechou com a Netflix, e foi disponibilizada no dia 17 de Março de 2017.[34] A Netflix se comprometeu a fazer quatro séries de 13 episódios cada. No fim, essas séries culminarão na minissérie Os Defensores, formada por Punho de Ferro, Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage.[35]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A História (Oculta) da Marvel no Brasil». Pipoca e Nanquim. 15 de novembro de 2010 
  2. Cláudio Roberto Basílio (11 de outubro de 2006). «As Artes Marcias nas HQs - Parte 2». HQManiacs 
  3. "Roy Thomas interview". Alter Ego (70): 38. Julho de 1970.
  4. Chris Claremont (escritor), John Byrne (desenhista), Dan Green (arte-finalista). "Fist of Iron -- Heart of Stone!" Power Man v1, 48 (Dezembro de 1977), Marvel Comics
  5. Chris Claremont (escritor), John Byrne (desenhista), Dan Green (arte-finalista). "Seagate Is a Lonely Place to Die!" Power Man v1, 49 (Fevereiro de 1978), Marvel Comics
  6. Chris Claremont (escritor), John Byrne (desenhista), Dave Cockrum, Dan Green (arte-finalistas). "Freedom!" Power Man and Iron Fist v1, 50 (Abril de 1978), Marvel Comics
  7. John Byrne (escritor e desenhista), Bob Wiacek (arte-finalista). "Root of Evil" Namor the Sub-Mariner v1, 22 (Janeiro de 1992), Marvel Comics
  8. John Byrne (escritor e desenhista), Bob Wiacek (arte-finalista). "You Are Iron Fist . . . And You Are Not Dead" Namor the Sub-Mariner v1, 23 (Fevereiro de 1992), Marvel Comics
  9. John Byrne (escritor e desenhista), Bob Wiacek (arte-finalista). "Greenwich Village, New York" Namor the Sub-Mariner v1, 24 (Março de 1992), Marvel Comics
  10. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Walden Wong (arte-finalista). "Rite of Passage" New Warrios v2, 8 (Maio de 2000), Marvel Comics
  11. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Walden Wong (arte-finalista). "No Good Deed..." New Warrios v2, 9 (Junho de 2000), Marvel Comics
  12. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Walden Wong (arte-finalista). "Dark Horizon" New Warrios v2, 10 (Julho de 2000), Marvel Comics
  13. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Rich Perrotta (arte-finalista). "Rite of Passage" Iron Fist/Wolverine v1, 1 (Novembro de 2000), Marvel Comics
  14. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Rich Perrotta (arte-finalista). "A Gathering of Forces" Iron Fist/Wolverine v1, 2 (Dezembro de 2000), Marvel Comics
  15. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Rich Perrotta (arte-finalista). "Against The Wall" Iron Fist/Wolverine v1, 3 (Janeiro de 2001), Marvel Comics
  16. Jay Faerber (escritor), Jamal Igle (desenhista), Rich Perrotta (arte-finalista). "Endgame" Iron Fist/Wolverine v1, 4 (Fevereiro de 2001), Marvel Comics
  17. Christopher Priest (escritor), Sal Velluto (desenhista), Bob Almond (arte-finalista). "Noted Sword" Black Panther v3, 38 (Janeiro de 2002), Marvel Comics
  18. Christopher Priest (escritor), Sal Velluto (desenhista), Bob Almond (arte-finalista). "Silent Stone" Black Panther v3, 39 (Fevereiro de 2002), Marvel Comics
  19. Christopher Priest (escritor), Sal Velluto (desenhista), Bob Almond (arte-finalista). "Dragonslayer" Black Panther v3, 40 (Março de 2002), Marvel Comics
  20. Ed Brubaker (escritor), Michael Lark (desenhista), Stefano Gaudiano (arte-finalista). "The Devil in Cell Block D Finale" Daredevil v2, 87 (Setembro de 2006), Marvel Comics
  21. Mark Millar (escritor), Steve McNiven (desenhista), Dexter Vines (arte-finalista). "Civil War: Part 2" Civil War v1, 2 (Agosto de 2006), Marvel Comics
  22. Mark Millar (escritor), Steve McNiven (desenhista), Dexter Vines (arte-finalista). "Civil War: Part 6" Civil War v1, 6 (Fevereiro de 2007), Marvel Comics
  23. Brian Michael Bendis (escritor), Leinil Yu (desenhista earte-finalista). "Revolution (Part 1)" New Avengers v1, 27 (Abril de 2007), Marvel Comics
  24. Brian Michael Bendis (escritor), Leinil Yu (desenhista earte-finalista). "Revolution (Part 3)" New Avengers v1, 29 (Junho de 2007), Marvel Comics
  25. Brian Michael Bendis (escritor), Stuart Immonen (desenhista), Wade von Grawbadger (arte-finalista). New Avengers v1, 59 (Janeiro de 2010), Marvel Comics
  26. Nick Spencer (escritor), Steve Lieber (desenhista e arte-finalista). The Superior Foes of Spider-Man v1, 3 (Novembro de 2013), Marvel Comics
  27. Tom DeFalco (escritor), Pat Olliffe (desenhista), Al Williamson (arte-finalista). "Dragonfist!" Spider-Girl v1, 24 (Setembro de 2000), Marvel Comics
  28. John Layman (escritor), Fabiano Neves (desenhista e arte-finalista). "Marvel Team-Ups" Marvel Zombies Vs. Army of Darkness v1, 2 (Junho de 2007), Marvel Comics
  29. Jonathan Maberry (escritor), Jason Shawn Alexander (desenhista e arte-finalista). "Wolverine" Marvel Zombies Return v1, 3 (Novembro de 2009), Marvel Comics
  30. Brian Michael Bendis (escritor), Olivier Coipel (desenhista), Tim Townsend (arte-finalista). House of M v1, 2 (Agosto de 2005), Marvel Comics
  31. Jeff Parker (escritor), Neil Edwards (desenhista), Terry Pallot (arte-finalista). "The World is a Dangerous Place" Dark Avengers v1, 187 (Abril de 2013), Marvel Comics
  32. Gerry Duggan (escritor), Scott Koblish (desenhista e arte-finalista). Deadpool v4, 19 (Novembro de 2016), Marvel Comics
  33. «Punho de Ferro em Ultimate Spider-Man  :: HQ MANIACS ::». hqmaniacs.uol.com.br. Consultado em 10 de outubro de 2016 
  34. «Parceria com a Marvel, 'Punho de Ferro' ganha data de estreia na Netflix - 05/10/2016 - Ilustrada - Folha de S.Paulo». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 10 de outubro de 2016 
  35. «Netflix fará séries do Demolidor, Jessica Jones, Punho de Ferro e Luke Cage». Omelete 
  36. «Punho de Ferro aparece em imagens de Marvel Ultimate Alliance 2». Omelete 
  37. «Ultimate Marvel vs Capcom 3 | Punho de Ferro e Vergil em imagens e trailers». Omelete