Punta Ballena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Punta Ballena

Portezuelo, Solanas

  Resort  
Praia de Portezuelo, Punta Ballena
Praia de Portezuelo, Punta Ballena
Punta Ballena está localizado em: Uruguai
Punta Ballena
Localização no Uruguai
Coordenadas 34° 53' 20" S 55° 2' 26" O
País Uruguai
Departmento Departamento de Maldonado
População (2011)
 - Total 750
Fuso horário UTC -3
Código postal 20003
Código telefônico +598 42 (+6 dígitos)

Punta Ballena é uma pequena península (punta, em espanhol) e resort situado no sul do Uruguai, uma importante atração turística no litoral do Rio da Prata, no departamento de Maldonado. Abrange uma faixa de aproximadamente doze quilômetros de praias que se estendem por ambos os lados da Ruta 10.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Punta Ballena faz fronteira com o resort de Chihuahua, a oeste, e inclui a cidadela de Casapueblo, o promontório de Punta Ballena, e a praia de Las Grutas, a leste. Mais adiante, a leste, faz fronteira com o resort de Pinares - Las Delicias, com seu lago oblongo, a Laguna del Diario, que forma a fronteira natural entre ambos. A nordeste, faz fronteira com o Parque e o Arboreto Lussich, além do pequeno povoado de Las Cumbres, situado diretamente ao norte do parque, enquanto outro pequeno povoado, Los Corchos, encontra-se ao sul do parque.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado por Antonio Lussich, que comprou o terreno e, em 1896, fundou o arboreto que leva o seu nome, Punta Ballena e o resort vizinho de Punta del Este logo cresceram e se tornaram algumas dos principais destinos turísticos do Uruguai durante o período da alta estação, no verão (de dezembro a fevereiro).

População[editar | editar código-fonte]

Em 2011 Punta Ballena tinha uma população de 750 habitantes permanentes, e 2.375 domicílios.[1]

Ano População Domicílios
1963 107 88
1975 169 241
1985 499 687
1996 799 921
2004 376 1,268
2011 750 2,375

Fonte: Instituto Nacional de Estadística de Uruguay[2]

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

O resort situado a noroeste da península de Punta Ballena e a leste de Chihuahua, assim como a praia local, são conhecidos como Portezuelo e Solanas, este último derivado do Hotel Solana del Mar. O nome de "Playa Portezuelo" por vezes é utilizado para descrever toda a longa faixa de litoral que avança até Punta Negra.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A partir de 2009 a região passou a se integrar com o desenvolvimento turístico e urbano de Punta del Este. Do lado oeste existe um pequeno porto natural, onde são realizados esportes náuticos, e se localizam as praias de Portezuelo e Solanas, muito visitadas por sua orientação rumo ao poente, suas águas calmas e suas grandes extensões de areia fina. No lado que tem vista para Punta del Este existem grutas, rochas e praias de areia mais grossa, de onde se pode ver a ilha Gorriti.

A leste da península também pode se visitar a célebre Casapueblo, ateliê e museu artístico e arquitetônico do artista plástico Carlos Páez Vilaró, que atualmente também funciona como hotel e restaurante.

Nas últimas décadas tornaram-se frequentes as aparições da baleia-franca-austral e diversas espécies de cetáceos. O governo uruguaio tem considerado criar no local um santuário dedicado a conservação de baleias e golfinhos.[3]

Referências

  1. «Censos 2011 Maldonado». INE. 2012. Consultado em 29 de agosto de 2012. 
  2. «1963–1996 Statistics / P» (DOC). 2004. Consultado em 28 de julho de 2011.  Parâmetro desconhecido |publicadp= ignorado (ajuda)
  3. «Uruguay busca crear santuario mundial de ballenas y delfines en sus aguas juridiscionales». LR21. 24 de setembro de 2012 
  • Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Punta Ballena» na Wikipédia em inglês e «Punta Ballena» na Wikipédia em castelhano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Uruguai é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.