Estaca de Bares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Punta de Estaca de Bares)
Estaca de Bares
Estaca de Bares
Ponta da Estaca de Bares
País Espanha
Região Galiza
Mar(es) Mar Cantábrico e Oceano Atlântico
Coordenadas 43° 47' 23.6" N 7° 41' 17.9" O
Estaca de Bares está localizado em: Espanha
Estaca de Bares
Localização na Espanha

Estaca de Bares é uma área protegida catalogada como sítio natural de interesse nacional na Espanha, e localizado na paróquia de Bares, no concelho de Mañón, na Galiza. Constitui o ponto mais setentrional da Espanha e da Península Ibérica. Com 2 500 mm por ano de chuva, é um dos lugares mais chuvosos da Europa, o que criou um ecossistema único.

O cabo de Estaca de Bares é um enclave de enorme valor ornitológico e uma atalaia privilegiada para observar as migrações de aves marinhas, as quais, entre os meses de agosto e novembro, chegam a contar mais de 100 000 exemplares. Marca o limite ocidental do Mar Cantábrico. Entre a região da Estaca de Bares e do vizinho cabo Ortegal até à fronteira com Portugal, estende-se a costa mais recordada do litoral espanhol, caso comparável na Europa apenas com as costas bretãs.

Está declarado como Lugar de Importância Comunitária, destacando-se o farol construído em 1850 e duas bases militares abandonadas, uma delas usada por tropas norte-americanas.

Constitui um excelente observatório ornitológico onde passam anualmente mais de 280 milhares de aves migratórias,[1] entre as quais o ganso-patola (Morus bassanus) e diversas espécies de procellariiformes como a pardela-sombria (Puffinus puffinus) e a cagarra-do-atântico (Calonectris diomedea).

Os arredores são dignos de menção: a ria e a vila de O Barqueiro formam uma paisagem de grande beleza. Esta última, apinhada numa encosta que se orienta a nordeste, é formada por um conjunto de casas branqueadas que ascendem pela ladeira que bordeja o mar, fundindo-se as suas águas com o rio Sor. A acção conjunta propiciou o arrastamento das zonas que se foram depositando chegando a formar a praia da Arealonga.

Referências

  1. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 23 de outubro de 2014. Arquivado do original (PDF) em 22 de junho de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Galiza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.