Puntius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Como ler uma caixa taxonómicaSpotted barbs
Barbo-ouro (Puntius semifasciolatus var. schuberti)

Barbo-ouro (Puntius semifasciolatus var. schuberti)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Género: Puntius
Hamilton, 1822
Espécie-tipo
Puntius sophore
Hamilton, 1822
Espécies
Ver texto

Puntius é um gênero de actinopterígios da família Cyprinidae da ordem Cypriniformes. São chamados de Barbos pela presença característica de listras pretas verticais, predominantes deste Gênero. O nome Puntius vem de pungti, termo Bangla pra pequenos ciprinídeos. A espécie tipo é Pool Barb (Puntius sophore), primeiramente descrita como Cyprinus sophore por Hamilton in 1822.

Historicamente, muitas espécies de Puntius foram classificadas em outros gêneros como Barbus. Apesar das reclassificações, o epíteto específico permanece o mesmo neste - exceto em casos homônimos -, como Barbus e Puntius possuem o mesmo gênero gramatical. The closest living relatives of the spotted barbs are the Cyprinion barbos, the Assamese Kingfish (Semiplotus semiplotus), and perhaps the Capoeta barbs.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Peixes do gênero Puntius são encontrados no sudeste asiático e Índia, incluindo Sri Lanka. O tamanho máximo que um adulto desse gênero pode chegar é até 25 cm, típicamente 15 cm, e muitas espécies não passam dos 5 cm. A aparência se resume a uma carpa miniatura e muitas vezes são coloridos ou estampados. As espécies do conchonius Puntius (Barbo conchônio) o subgrupo estão elevados portadores de deficiência.

Estes peixes são onívoros, sua dieta inclui o pequeno invertebrado e de plantas. Produzir é por dispersão de ovos e toma lugar perto do fundo, perto ou dentro das áreas de crescimento denso. Eles não mostram o cuidado parental, e os adultos podem comer os jovens.

No aquário[editar | editar código-fonte]

Puntius tetrazona

Estes pequenos peixes tropicais são mantidos geralmente como moradores de água morna no aquário, e muitas espécies estão comercialmente disponíveis. Eles são fáceis de alimentar, graças a grande diversidade de comida, incluindo a seca. Note que são peixes imponentes, ativos e sem medo. Ideais para aquários com baixa correnteza. Necessário manter longe de espécies de barbatanas longas.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Espécies[editar | editar código-fonte]

There are many species:[1]

Macho de Puntius titteya

Puntius cochonius subgroup

P. stoliczkanus var ODESSA.JPG

Notas de Rodapé[editar | editar código-fonte]

  1. See Haaramo (2008b)

Referências[editar | editar código-fonte]

Predefinição:FishBase genus

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Puntius