Purificação ritual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Ritual de purificação. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Ritual de purificação|{{subst:DATA}}}}.
Rainha egípcia Kiya durante um ritual de purificação em Amarna (século XIV a.C.).

Purificação ritual é uma característica de muitas religiões. O objetivo destes rituais é remover quaisquer impurezas especificamente definidas antes de se desenvolver um tipo particular de a(c)tividade, especialmente antes da adoração de uma divindade. Esta impureza ritual não é, todavia, idêntica à impureza física costumeira, tal como nódoas de sujeira; não obstante, todos os fluidos corporais são geralmente considerados ritualmente impuros, e algumas religiões reservam tratamento especial para o sêmen e sangue menstrual, encarados como particularmente impuros.

A maioria destes rituais existiam muito antes que se soubesse que micróbios causam doenças, e têm papel de destaque desde os mais antigos sistemas religiosaos conhecidos do Oriente Próximo. Alguns escritores comentam que as semelhanças entre ações de limpeza, manifestadas por aqueles que sofrem de TOC e os dos ritos de purificação religiosos, apontam para uma origem comum no comportamento de cuidar da aparência manifestados por primatas. Outros autores, contudo, vinculam estes rituais a tabus primitivos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.