Pinguim-de-barbicha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pygoscelis antarctica)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPinguim-de-face-manchada

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Sphenisciformes
Família: Spheniscidae
Gênero: Pygoscelis
Espécie: P. antarcticus
Nome binomial
Pygoscelis antarcticus
Forster, 1781
Distribuição geográfica

O pinguim-de-face-manchada ou pinguim de barbicha (Pygoscelis antarcticus) é uma espécie de pinguim que pode ser encontrada na Antártida e ilhas adjacentes.

A maior colónia conhecida fica na ilha de Zavadovski, no oceano glacial antártico. Apesar desta ilha se localizar nas águas tempestuosas e além de ser uma ilha vulcânica, as águas que a rodeiam são ricas e estes pinguins aproveitam-na. As crias nascem em janeiro, pois o calor do vulcão derrete a neve no início do ano.

Estes pinguins podem crescer até aos 70 cm de comprimento e têm uma alimentação baseada em krill e pequenos peixes. Tem garras pequenas que os ajudam a aderir à lava, quando voltem da pesca.

Os pingüins Chinstrap têm uma distribuição circumpolar. Eles reproduzem na Antártica, Argentina, Ilha Bouvet, Chile, Ilhas Falkland, Territórios Franceses do Sul e Geórgia do Sul e as Ilhas Sandwich do Sul. Indivíduos vagas foram encontrados na Nova Zelândia, nas ilhas de Santa Helena e Tristan da Cunha e na África do Sul. A população global é estimada em pelo menos 8 milhões.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «IUCN red list Pygoscelis antarcticus». Lista Vermelha da IUCN. Consultado em 21 de julho de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.