QRP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre uma sigla do código Q internacional. Para a sigla referente a Práticas de Pesquisa Questionáveis, veja QRPs.

No radioamadorismo, QRP é uma sigla do código Q internacional que significa "Devo diminuir minha potência de transmissão?"

Também QRP é a modalidade que tem por objetivo estabelecer comunicação bilateral utilizando potência de até 5 Watts.

É uma modalidade que exige dedicação especial do praticante, já que necessita-se de experimentações do sistema irradiante (antena), como também do aparelho (emissor-receptor) propriamente dito, visando contatos com maiores distâncias.

Prática[editar | editar código-fonte]

HF Coverage - Porquê o QRP é um desafio. VOACAP simulação de propagação contra distância com 1W (superior) e 99W (inferior) mostrando a faixa reduzida.

Não há um acordo completo sobre o que constitui o poder do QRP. A maioria das organizações amadoras concorda que para CW, AM, FM e data modos, o transmissor potência de saída deve ser de 5 watt s (ou menos). A potência máxima de saída para SSB (banda lateral única) nem sempre é acordada. Alguns acreditam que a potência não deve ser superior a 10 watts (PEP), enquanto outros afirmam que o limite de energia deve ser de 5 watts. Sabe-se que os QRPers usam até menos de cinco watts, às vezes operando com apenas 100 milliwatts ou até menos. Potência extremamente baixa - 1 watt ou menos - é frequentemente referida pelos entusiastas como QRPp.[1]

Referências

  1. Wells, Bradley. «QRP: More Than a State of Mind». QST, April 1984. American Radio Relay League. Consultado em 16 de maio de 2016. The definition of QRP, recognized by most amateur organizations, is 10-W input, or 5-W measured output. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Radioamadorismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.