QWERTZ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

QWERTZ é um layout de teclado normalmente usado em regiões de língua alemã. O nome vem das primeiras seis letras ao topo do teclado: Q, W, E, R, T, e Z.

Difere do plano QWERTY trocando o Z e Y entre si, isso porque a letra Z é uma mais usada que o Y em alemão além de T e Z aparecerem frequentemente próximo a um do outro no idioma alemão. Parte do teclado é adaptado para incluir caracteres locais, como ö, ä, e ü.

Existem modelos baseados no QWERTZ alemão, como o italiano, partes da língua francesa da Suíça, e na maioria dos países da Europa Oriental e Central que usam o alfabeto latino, com a exceção da Estônia e Lituânia.

Um layout de teclado QWERTZ também é conhecido por kezboard (não possui tradução para o Português). Esse apelido é dado porque, da forma como a palavra "keyboard" ("teclado", em inglês) é digitada em um teclado QWERTY, no QWERTZ, a sequência irá gerar a palavra "kezboard". O mesmo também é válido do teclado QWERTZ para o QWERTY.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Variante alemã do teclado QWERTZ[editar | editar código-fonte]

KB Germany.svg

Variante suíça do teclado QWERTZ[editar | editar código-fonte]

KB Swiss.svg

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.