Qaanaaq
Qaanaaq (IPA: [qaːnaːq]) é uma cidade do município de Qaasuitsup, no noroeste da Gronelândia. É a única cidade e o único município do antigo município de Gronelândia do Norte (Avannaa). Foi fundada depois de a cidade de Thule se tornar uma Base Aérea Americana. A população de Thule foi então fixada em Qaanaaq. Os habitantes de Qaanaaq falam o Groenlandês Ocidental e muitos outros falam o Inuktun.
Demografia[editar | editar código-fonte]
A cidade de Qaanaaq possui uma população de 626 pessoas, e todo o município possui 795 (2010). Junto à cidade, há outros quatro lugares habitados:
- Savissivik: pop. 66, na parte norte da Baía Melville, ao sul do município
- Moriusaq: pop. 2 (cerca de 30 km da Base Aérea de Thule)
- Qeqertat: pop. 33 (na ilha principal de Harward Øer)
- Siorapaluk: pop. 68 (população natural mais setentrional do mundo a 77°47'N de latitude)
Todos estes estão perdendo seus habitantes desde que as pessoas começaram a mudar-se para a cidade. Historicamente, o número de habitantes foi maior,. Moriusaq está praticamente abandonada (Com 2 habitantes). [1]. Esse processo de concentração populacional nas cidades é observado em toda a extensão da Gronelândia.
Etah, uma vila abandonada, já foi a vila mais setentrional do mundo (a 78º19'Norte), fica a 78 kms a noroeste de Siorapaluk.
Geografia[editar | editar código-fonte]
O município tem uma área de 225,500;km², e uma larga parte disto está coberta por gelo. É o maior município do mundo (sua superfície é maior do que o Reino Unido). Sua fronteira encontra-se com Upernavik a sul; em uma parte não incorporada do Parque Nacional da Groenlândia Nordestina no leste; no Oceano Ártico no norte e no Estreito de Nares, que separa o Norte da Gronelândia da Ilha Ellesmere de Nunavut, Canadá.
Curiosidades[editar | editar código-fonte]
- Perto de Qaanaaq há uma das mais altas construções do mundo, de 410 metros, a Antena de Rádio de Thule.
- A Air Greenland opera voos para Qaanaaq.